Fórmula 1: Introdução de versão 4 do halo em 2022

Por a 22 Setembro 2021 15:41

A quarta versão do Halo poderá ser vista nos novos monolugares de 2022. O grave acidente de Romain Grosjean no final da época passada e o novo limite mínimo de peso dos monolugares, obrigam que o sistema de segurança fosse revisto e passe a aguentar com impactos mais fortes que a versão 3, que está agora montada nos carros. 

Clive Temple, do Cranfield Impact Centre da Universidade de Cranfield, responsável pelo desenvolvimento e testes ao Halo, disse ao Racefans.net que, o novo dispositivo será diferente do atual. “O que estamos a testar é um dispositivo muito mais forte e um dispositivo que vai ser integrado no carro de 2022 com todas as mudanças que o carro terá em relação ao que vemos atualmente na F1. Isto porque estes dispositivos de segurança são parte integrante do próprio veículo. É preciso ter a certeza de que isso ocorre de uma forma que, particularmente no que diz respeito às fixações, não haja qualquer problema em relação a uma potencial rotura, etc. Portanto, esta é uma parte muito crítica da consideração do Halo”.

O sistema foi introduzido em 2018 e não foram precisos mais de 4 meses para ver os efeitos do sistema implementado pela FIA. Tadasuke Makino afirmou que o Halo salvou-lhe a vida na corrida em Espanha em que o carro de Nirei Fukuzumi acabou em cima do cockpit do piloto japonês apoiado pela Honda. Charlie Whiting confirmou e disse que Makino poderá ter sido o primeiro grande beneficiário do sistema. Poucas semanas depois foi a vez de Charles Leclerc ser salvo pelo Halo depois de ver o McLaren de Fernando Alonso passar-lhe por cima da cabeça. Ainda em 2018, o jovem Alex Peroni escapou ileso a um espetacular acidente, graças ao Halo. Em apenas num ano, o sistema terá salvo três pilotos, todos eles jovens. O investimento estava pago.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
RedDevil
RedDevil
2 anos atrás

Essa “glorifiação” do Halo é um exagero…
“Só em 2018, salvou 3″… até parece que antes de haver Halo eles “caíam como tordos”…
Antes de 2018, quantas mortes é que houve na F1 por um carro passar por cima de outro? Ou por um carro ficar virado ao contrário? Lembro-me de vários acidentes deste tipo e não me lembro de nenhuma fatalidade nestas circunstâncias…

Patucho10
Patucho10
Reply to  RedDevil
2 anos atrás

Sim pode ser um exagero mas, a verdade é que houve um ou outro acidente que podia ter consequências graves, e que provavelmente o Halo evitou, mas lembro-me do acidente do Bianchi que com o Halo talvez não assistíssemos a uma tragédia,..

anotheruser
Reply to  Patucho10
2 anos atrás

A simulação do acidente do Bianchi se já tivesse halo foi feita e está no relatório sobre o halo antes da sua implementação.
Infelizmente não teria feito diferença (foram simulados vários outros acidentes).

gtman
gtman
2 anos atrás

Hubert….????

omemvenus2021_protonmail_com
omemvenus2021_protonmail_com
2 anos atrás

🕵️ faz parte da segurança já fui analisado e visto que é uma protecção essencial

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado