Família de Bianchi processa FIA, F1 e Marussia

Por a 26 Maio 2016 13:51

Perto de fazer um ano – será a 17 de julho – após o falecimento de Jules Bianchi, a família do piloto iniciou um processo contra a FIA, F1 e Marussia pela morte de Bianchi. Na altura, a investigação levada a cabo pela FIA apontou o piloto como culpado pelo sucedido , com o que a família não se conforma, como refere o pai de Jules, Philippe Bianchi: “Queremos justiça para o Jules e queremos estabelecer a verdade sobre as decisões que levaram ao acidente do nosso filho no GP do Japão, em 2014. Como família, temos muitas questões sem resposta e sentimos como se o acidente e a morte de Jules pudessem ter sido evitadas se uma série de erros não tivessem sido cometidos”, disse.

Segundo o advogado da família, Julian Chamberlayne, há variáveis mal explicadas: “Foi surpreendente e stressante para a família Bianchi que o painel da FIA, apesar de enumerar vários fatores que contribuíram, culpou o Jules. A família Bianchi está determinada, com este processo judicial, de que deve exigir respostas e que se tomem responsabilidades pelos atos cometidos.”

“A morte de Jules Bianchi era evitável. O Painel de Investigação montado pela FIA fez várias recomendações para melhorar a segurança na F1, mas falhou em identificar onde os erros foram cometidos na situação que levou à morte de Jules. Isso é importante se os pilotos de hoje e do futuro quiserem ter confiança de que a segurança será colocada à frente no desporto. Se fosse este o caso em Suzuka, Jules Bianchi provavelmente ainda estaria vivo e a competir hoje no desporto que”, finalizou.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
13 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
LeonardoM
LeonardoM
7 anos atrás

Porquê processar a Marussia? Ela não tem culpa do sucedido! Se os responsáveis pela organização não fizeram as coisas como devem de ser, são esses que devem apenas ser processados.

Cariocecus
Cariocecus
7 anos atrás

€$£

rodríguezbrm
rodríguezbrm
Reply to  Cariocecus
7 anos atrás

Provavelmente vão alegar que o sistema de travagem em “modo de segurança” não entrou em funcionamento apesar da tentativa do piloto nesse sentido, parece que através dos 2 pedais. Será essa a razão.

Não me chateies
Não me chateies
7 anos atrás

A culpa é da FIA, dos stewards, do Charlie Witting, que permitiram a entrada da grua no perímetro da pista. Culpa da FIA, porque a regra do Virtual Safety car já devia existir à anos. A regra do VSC devia ser alterada e em vez de um delta a cumprir, devia ser uma velocidade máxima, controlada pelo director de corrida.

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Não me chateies
7 anos atrás

A FIA sabia que os pilotos não reduziam a velocidade perante bandeiras amarelas, nunca penalizou ninguém, agora é preciso ter lata ao dizer que não identificou onde foram cometidos erros.

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Não me chateies
7 anos atrás

Uma grua só poderia entrar na pista perante safety car efectivo.

ernie
ernie
7 anos atrás

CHEIRA A MILHÕES!

Pity
Pity
7 anos atrás

E só agora é que decidiram isso? Porque é que não meteram os processos logo que saiu a conclusão da investigação da FIA?
Isto de fazer Fundações com dinheiro dos outros está a tornar-se corriqueiro.

dakosta
dakosta
7 anos atrás

O resultado da investigação apontar o piloto como culpado, é uma anedota do mais grosseiro, mas é sobretudo o prevalecer da lei do mais forte, neste caso FIA versus família Bianchi. Não é preciso ser-se expert na matéria, para ver quem foi o culpado da morte do piloto, mas o poder da FIA neste caso falou mais alto. Só que, na minha opinião, a FIA cometeu um erro grosseiro ao apontar o dedo ao piloto. Podia sacudir a água do capote apontando outras causas, mas nunca o piloto. Acho muito bem que a família do piloto vá até às últimas… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Realmente a culpa foi da organização do GP e de quem autorizou (da FIA) a entrada da grua na pista… Uma grua só deve entrar quando há certezas que nenhum monolugar vai sair e embater nela, aliás, é o mesmo processo para quando (mesmo com bom tempo) entram stewarts na pista para limpeza de destroços, raramente eles entram sem estar o safety car em pista, aqui é exactamente o mesmo, a grua só deveria ter entrado com o safety car em pista, porque assim haveria certezas que os monolugares iam todos a uma velocidade reduzida. Mas pronto, agora claro que… Ler mais »

dakosta
dakosta
Reply to  Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Se atirassem as culpas para o lixo, ainda era como o outro. Mas atirar as culpas para o piloto??? Só por isto, a FIA devia ser processada!

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  dakosta
7 anos atrás

Atiram as culpas para cima do piloto porque não se pode defender, por isso para quem é culpado é a melhor defesa, afinal já faleceu, não pode dizer de sua justiça. Deviam ter vergonha, afinal Bianchi até pode ter tido culpa por rodar demasiado depressa numa situação de chuva, mas a grua estava lá para embater nela, quando não deviam estar, a pista devia ter uma drenagem melhor para evitar aquaplaning, coisa que não tinha, o safey car devia ter entrado em pista antes da grua, coisa que não aconteceu. Por isso se há culpados não é só um, são… Ler mais »

dakosta
dakosta
Reply to  Frenando_Afondo™
7 anos atrás

E é exactamente por a FIA atirar de forma vil, as culpas para quem não se pode defender, que apoio a medida da família do piloto.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado