F1, Valtteri Bottas: “Estes carros são muito difíceis de guiar com vento”

Por a 4 Março 2017 16:26

Valtteri Bottas foi um dos pilotos a protagonizar incidentes durante os quatro primeiros dia de testes em Barcelona, tendo sofrido um pião a alta velocidade na curva 9 no segundo dia de ensaios depois de ter sido surpreendido por uma forte rajada de vento de cauda. O finlandês evitou bater com o Mercedes nas barreiras mas não ganhou para o susto. Daí que considere que os novos F1 são muito complicados de guiar nestas circunstâncias.

Tem-se falado muito de incidentes causados pelos pneus de maiores dimensões usados este ano, pois surpreendem os pilotos pela sua aderência levando a súbitos fenómenos de sobre viragem, mas Bottas acha que o vento é o maior responsável para que estas situações ocorram. “Penso que em termos de pneus, pela minha sensação, não há uma enorme diferença em termos de perda subida de aderência”, refere o finlandês. O único caso em que isso pode suceder é que o pneu não tenha aquecido o suficiente. O que é fácil nessas circunstâncias, especialmente com os compostos mais duros e às vezes é complicado fazer com que funcionem. Eles são bastante imprevisíveis especialmente em sobre viragem”, refere o finlandês.

“Penso que o que me aconteceu no segundo dia, com condições de muito vento, os carros pareceram, de uma maneira geral, muito traiçoeiros. Penso que agora o vento faz a maior diferença, porque o apoio aerodinâmico geral produzida é maior. E se sofrermos uma rajada de vento perde-se uma grande quantidade de apoio aerodinâmico em relação ao que normalmente sucederia. Por isso torna tudo um pouco mais complicado”, afirma ainda Valtteri Bottas.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
rodríguezbrm
rodríguezbrm
7 anos atrás

“Formula 1 2017 Barcelona V. Bottas crash Pre season testing Day “:

https://www.youtube.com/watch?v=tuL-BVKxwHE

— E não é que a Ferrari (já) é acionista da Liberty Media…

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  rodríguezbrm
7 anos atrás

Pois, nessa curva é onde podem perder a traseira com mais facilidade, se o vento está forte numa certa direcção retira carga aerodinâmica e lá se vai a traseira.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
7 anos atrás

A Honda não sabe o problema que têm no carro, mas o Bottas aqui disse qual é o problema.
O Alonso deve estar com medo de apanhar ventos laterais!

F1_4ever
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

Sim o Alonso deve estar com medo de apanhar ventos laterais, mas a desejar apanhar ventos fortes de traseira para compensar a falta de potência do motor Honda e fazer o carro andar mais.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Bottas: “Estes carros são difíceis de guiar com vento”
FIA: “A FIA reuniu o concelho de decisão e decidiu que no início da próxima temporada o vento será banido das corridas”.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  Frenando_Afondo™
7 anos atrás

E devido a isso as corridas passarão a ser em recinto fechado. Com isso a FIA aproveita também para banir corridas à chuva pois borram-se todos e entram em aquaplaning.

min
min
7 anos atrás

E ele tem mesmo a certeza que é só dos pneus?… Se todos se queixarem, aceitamos essa! Mas também não vale começar já a dizer que os pópós são manhosos. O melhor é mesmo tirar todo os apêndices e ver quem os tem no sítio.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado