F1, Testes de Barcelona: Ricciardo foi o mais rápido do dia

Por a 7 Março 2018 17:14

Há quem diga que foi o primeiro dia de testes a sério em Barcelona. E  pelo que se viu hoje, não andará muito longe disso. Uma sessão que começou de forma frenética, com tempos a cair de forma sucessiva, para depois as equipas apostarem em simulações de corrida e stints mais longos durante a tarde. Ricciardo foi o mais rápido do dia e ficou com o recorde não oficial da pista.

 

Kimi Raikkonen foi baixa de última hora no início da sessão. O Iceman não estava a 100% e Vettel ocupou o seu lugar. Como de costume foi a Mercedes a animar o ambiente, com Hamilton a colocar desde cedo tempos por volta interessantes. Alonso, que foi dos mais “madrugadores”, juntou-se a Hamilton e começou também a inscrever o seu nome nos lugares cimeiros da tabela.  Foi por pouco tempo pois Hamilton estava com um andamento forte  e voltou a subir ao primeiro lugar. À excepção da Williams, que teve um início de dia algo titubeante, todas as equipas começaram desde cedo a coleccionar quilómetros.

 

No início da segunda hora deu-se novo golpe de teatro na McLaren. O carro de Alonso apareceu parado na curva 7 com uma fuga de óleo. Os responsáveis da equipa viriam dizer mais tarde que não estão preocupados, que as falhas vistas até agora são de fácil resolução e que o carro estaria de regresso à pista em três horas.  Por esta altura já Vettel se tinha juntado ao grupo dos mais rápidos mas a Ferrari não pareceu muito interessada em dar nas vistas hoje.

Hamilton é que  não recusa um pouco de atenção e começou a fazer cair ainda mais os registos, enquanto Sainz fazia voltas atrás de voltas, sem se cansar. Outra das equipas que chegava ao meio da manhã com muitas voltas dadas era a Sauber com Leclerc a puxar pelo seu novo “brinquedo”.

Perto da hora que seria de pausa para almoço (a sessão de hoje decorreu de forma ininterrupta), Ricciardo começou a subir o ritmo e depressa alcançou o tempo de Hamilton. O britânico tinha feio o seu melhor tempo em ultra-macios e Ricciardo usou os hiper-macios para chegar ao melhor tempo do dia e ao recorde de pista. 1:18:047, ultrapassando a marca de Felipe Massa em 2008.

 

O meio do dia chegou e as equipas resolveram parar um pouco, uma mais que outras. Sainz, que já tinha dado uma valente tareia ao seu monolugar, passou o testemunho a Hulkenberg, que não tardou em pista.  Raikkonen estava de regresso e iria pegar no SF71H, Sirotkin e Bottas eram as outras duas caras novas para esta fase do teste.

Bottas começou com vontade e depressa chegou ao terceiro melhor tempo mas a tarde ficou reservada para simulações de corrida, com a Mercedes, Renault e Red Bull em destaque nesse tipo de apronto.  Os tempos não melhoraram mas o número de voltas dadas continuou a crescer cada vez mais. Toro Rosso e Williams ainda tiveram contratempos que levaram ambos os carros a ficarem parados na via das boxes, mas depressa as equipas solucionaram a questão.

Ricciardo e Leclerc  eram os homens que mais voltas tinham dado ao traçado catalão, mas a maioria das equipas conseguiu conseguiu chegar à volta das 100 voltas. Todas menos a McLaren que apenas enviou o seu carro para a pista a 13 minutos do fim da sessão, mais de 6 horas depois da paragem. Hartley dava a machadada final no orgulho da McLaren, passando Alonso na tabela de tempos pouco depois de ter feito a 100ª volta do dia.

Charles Leclerc teve uma saída de pista a cinco minutos do final, o que levou a sessão a terminar ligeiramente mais cedo. Os carros ainda regressaram à pista para ensaiarem o procedimento de largada mas o dia já “estava ganho” para todos e pouco mais havia a acrescentar.

Foi um excelente dia para a maioria das equipas. A Renault fartou-se de andar e acumulou um número impressionante de voltas. A Mercedes esteve ao seu nível e a Ferrari pareceu querer não dar tanto nas vistas. Estiveram muito tempo parados durante a tarde e não se sabe ainda se foi por alguma falha ou se estiveram a mudar algo no carro para testar. A Sauber foi outro dos destaques do dia pelo número de voltas feitas.

 

Resultados de hoje:

 

 

 

Nº de voltas dadas:

1. Ricciardo – 165

2. Leclerc – 159

3. Ocon – 130

4. Hartley – 118

5. Hulkenberg – 102

6. Hamilton – 90

7. Sainz – 88

8. Bottas – 82

9. Sirotkin – 77

10. Grosjean – 75

11. Vettel – 66

12. Stroll – 63

13. Alonso – 54

14. Raikkonen – 46

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12 Comentários
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kiotto_9
kiotto_9
6 anos atrás

Abro a noticia, vejo 3 linhas escritas pelo autor, o resto é posts do twitter.
Se não fosse as redes sociais, a AS não conseguia trabalhar

ernie
ernie
Reply to  kiotto_9
6 anos atrás

Pelo menos assim não asneiram tanto.

kiotto_9
kiotto_9
Reply to  ernie
6 anos atrás

ahaha bem visto XD

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  kiotto_9
6 anos atrás

Chama-se jornalismo de facebook. Onde basta fazer “partilhar” e já está.

Pity
Pity
6 anos atrás

Fui hoje surpreendida com o fim de mais um site de automóveis, e que eu visitava com bastante regularidade: o GPupdate. Hoje, ao abrir o site… surgiu-me o Autosport inglês! Não sei se fiquei a ganhar com a troca, o que sei é que era de grande ajuda com os horários dos diversos campeonatos, costumavam ter o livetiming dos testes e das corridas (da F1).

so23101706
so23101706
Reply to  Pity
6 anos atrás

Já desde Janeiro que o gpupdate.net só existia em holandês, língua que pelo menos para mim é ininteligível. É pena, porque também o visitava regularmente.

F1_4ever
Reply to  Pity
6 anos atrás

Nesse site para além de tudo que a Pity referiu publicavam sempre muitas fotos dos GP’s e também dos testes e que era algo que eu gostava de ver.
O Autosport em inglês também tem o livetiming dos testes, tenho acompanhado por lá e este site espanhol também: http://directo.caranddriver.es/

*RPMS*™
6 anos atrás

Que dia! Três pilotos abaixo do segundo 19 e nenhum deles é da Ferrari, hmmm…
Aguardo com curiosidade alguns comentários que estão “difíceis” de sair. Parece 2014… Cumprimentos

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
6 anos atrás

Para quem dizia “ah, a Red Bull também está com problemas e não batem nela como batem na Mclaren”. Pois, a diferença é que a RB parece ter dado um passo em frente, correram sem problemas hoje e já parecem estar a testar velocidade. Enquanto isso a Mclaren continua a cheirar a queimado, parar em pista, trocar motores, tampa queimada, buracos extra e outros etcs. Estou para ver quem vai culpar desta vez Boullier, porque fazer “mea culpa” não vai fazer de certeza. Se isto continuar na Austrália vai ser uma vergonha, porque agora já não podem dizer que a… Ler mais »

chicanalysis
Reply to  Frenando_Afondo™
6 anos atrás

Claro que a culpa é da Honda ! Quando refizeram o carro devem ter-se esquecido de alguma anilha do anterior motor lá dentro. É claramente essa peça da honda que está a causar todos os problemas. Basta descobrirem onde ela está caída e todos os problemas serão resolvidos.

so23101706
so23101706
Reply to  chicanalysis
6 anos atrás

Ná, o que eles estão é a esconder o jogo, os grandes manhosos. Aquele carro é uma bomba! O terceiro título do Alfonso já está à vista. As outras equipas já estão a pensar nos carros de 2019.

can-am
can-am
6 anos atrás

Seria muito bom se tivessemos uma Red Bull competitiva a lutar pelas vitórias com a Ferrari e com a Mercedes. O ponto fraco tem sido o motor e o chassis, porque a nivel de pilotos tem do melhor sem duvida.
A competitividade do campeonato agradecia.

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