F1, Sebastian Vettel: “Objetivo era vencer campeonatos…”

Por a 24 Julho 2020 10:28

Sebastian Vettel deixou a Red Bull para se juntar à Ferrari no final de 2014. As analogias entre Vettel e Michael Schumacher nunca deixaram de ser efetuadas, com os dois alemães a terem ganho vários títulos com outras equipas antes de responderem ao apelo da equipa italiana.

Após um início lento, a carreira de Schumacher na Ferrari acabou com cinco títulos mundiais e 91 vitórias quando deixou a equipa em 2006. Já Vettel, após deixar a Red Bull, acrescentou ‘apenas’ 14 vitórias.

Em entrevista com Martin Brundle na Sky Sports F1, Vettel não mostrou nenhum arrependimento em ter ido para a Ferrari: “A verdade é que não me arrependo. A Ferrari sempre foi um sonho meu, inspirado pela minha infância, pelo Michael no carro vermelho. Fui inspirado por ele, e ainda sou inspirado por ele, porque penso que ele é o melhor que alguma vez existiu”.

“Esperava tirar alguns campeonatos ao Lewis [Hamilton] para que o recorde do Michael se mantivesse mais um pouco. Olhando para trás, a minha missão, o meu objetivo era ganhar um campeonato e não o fizemos. Por isso, nesse aspeto, falhámos. Mas, mesmo assim, tivemos alguns bons anos, alguns destaques e algumas boas corridas”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
33 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
3 anos atrás

Pois… se calhar foi esse o mal. Em vez de pensar em função dele próprio, de querer ganhar para ele próprio, quis ganhar para impedir outro de o fazer, para “benefício” de um terceiro. Mas há outro lado, impedindo Hamilton de, pelo menos, igualar Schumacher, estaria ele a aproximar-se e a poder bater o seu ídolo.

831ABO
831ABO
Reply to  Pity
3 anos atrás

Francamente, não esperava um comentário tão pouco informado – para pôr as coisas em termos polidos – da sua parte. Cheguei a não acreditar no que li, para ser sincero.
Se o Vettel não foi campeão, foi por a Ferrari não ter reunido as condições que permitiram o domínio que se verificou entre 2000 e 2004. Note que nem o Alonso conseguiu ser campeão, apesar de ter a equipa toda do seu lado (ao contrário do Vettel), com o Domenicali a dizer frequentemente que o objectivo da Ferrari era dar um título ao Alonso.

Pity
Pity
Reply to  831ABO
3 anos atrás

E o que é que uma coisa tem a ver com a outra? O Alonso não é chamado para a conversa. Nunca o ouvi dizer, nem acredito que o venha a fazer, que Esperava tirar alguns campeonatos ao Lewis [Hamilton] para que o recorde do Michael se mantivesse mais um pouco” Esse foi o ponto em que foquei o meu comentário. Talvez que essa frase justifique, entre outros erros, o caso de Baku, porque foram os erros dele, que lhe tiraram um ou dois títulos, embora a equipa também tenha ajudado à festa.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  831ABO
3 anos atrás

Vettel não foi campeão pela Ferrari mais por culpa própria do que da Ferrari.

*RPMS*™
Reply to  831ABO
3 anos atrás

Também pensava que você já tinha abandonado esse tipo de argumentação.
Então será que a Ferrari também não queria dar um titulo a Vettel? Será que a Ferrari foi contratar um piloto, esteve tantos anos com ele, e não estava “do seu lado”?

Que a Ferrari não conseguiu reunir condições para, tanto com Alonso como com Vettel, ter repetido o domínio que se verificou entre 2000 e 2004 estou de acordo.
Num caso foi superada pela RedBull e no outro pela Mercedes.

Cumprimentos

tnfsfcpgmail-com
tnfsfcpgmail-com
Reply to  831ABO
3 anos atrás

Mais uma recaída?
Que pedrada que você está…
#umdiadecadavez

garantia4
garantia4
Reply to  Pity
3 anos atrás

Se calhar falhou porque estava a pensar em defender o Schumacher…..Pity, acredita mesmo no que está a escrever?

Pity
Pity
Reply to  garantia4
3 anos atrás

Falhou pela ânsia de passar Hamilton o mais rápido possível. Faltou-lhe frieza e calculismo. Mas acima de tudo, acho uma frase muito infeliz de alguém que já tinha quatro títulos. Talvez que não fosse bem aquilo que ele queria dizer, mas disse. Agora, cada qual interprete essas palavras como quiser… que foi o que eu fiz.

831ABO
831ABO
Reply to  Pity
3 anos atrás

Não tão infeliz como os seus comentários, Pity. Hoje não está num dos seus dias.

Pity
Pity
Reply to  831ABO
3 anos atrás

Estou nos meus dias, sim, mas ninguém é obrigado a concordar comigo.

FirstRow
FirstRow
Reply to  Pity
3 anos atrás

O mal do Vettel é achar que todos estão mal e ele está sempre bem. E isso vê-se em vários vídeos com rádio onde Vettel mesmo em manobras onde claramente é responsável, reclama. Ele quer a pista toda para ele e os outros não existem. A meu ver teve um sucesso demasiado imediato e fácil na RB e deixou que isso lhe subisse à cabeça sobretudo ao ir para a Ferrari que indiscutivelmente é uma equipa de prestígio aparte o nível competitivo que demonstre.

speedy68
speedy68
Reply to  Pity
3 anos atrás

Que chatíce, gasta-se muito tempo a “corrigir” e “discordar” das opiniões dos outros … difícil ler e respeitar as dos outros ? Cada um tem suas visões e preferências, qual o problema ?
Apesar de ser vc a “vítima” da vez, que isso sirva de exemplo pra também deixar de criticar tanto as opiniões alheias.

no-team
3 anos atrás

Não ganhar campeonatos não foi o maior “crime” da sua passagem pela Ferrari. O maior problema foi mesmo ter desperdiçado imensos pontos por culpa própria, que até lhe podiam ter dado títulos. A sua lista de erros é extensa e acho que nunca vista tendo em conta o seu estatuto de campeão mundial. Para além disso, acho que a sua passagem também não deixou marca, facilmente será esquecido. Não houve transcendência na sua condução, não foi autor de uma única vitória épica ou contra as expectativas, por essa razão não me parece que venha a ser recordado com saudade por… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by NOTEAM
garantia4
garantia4
3 anos atrás

Sliding doors.
Tivesse ido para a mercedes no ano I da Nova Era e esta hora tinha onze títulos.

MurrayWalker
Reply to  garantia4
3 anos atrás

Ou então 4, se tivesse entrado para o lugar de Rosberg.

garantia4
garantia4
Reply to  MurrayWalker
3 anos atrás

Impossível. A tua paixão, como se viu agora quando o fraquinho Vettel mostrou publicamente interesse em ir para a mercedes, acobarda-se em o ter como colega.
Assim, e caso os Mateschitz/Marko não o consigam convencer, o Toto vai ter que o aguentar no parque de estacionamento da mercedes, leia-se aston martin, enquanto a diva lá continua.
E a propósito, atão e essa renovaçao??? O sueco nao paga? Os emires do Bahrein deixaram de lhe oferecer as correntes de ouro??? Que se passa?!

MurrayWalker
Reply to  garantia4
3 anos atrás

A sério que o Lewis não quer o Vettel a seu lado?!

Mas é por pena? Ou é por não querer ficar como responsável em cravar o último prego no caixão da carreira do Vettel?

Em relação à renovação, não faço mesmo nenhuma ideia. Sei que ao contrário do Vettel, todos o quereriam ter.

Last edited 3 anos atrás by Murray Walker
MiguelCosta
MiguelCosta
3 anos atrás

A minha opinião é de que a culpa de não ter pelo menos um título na Ferrari é dele, teve durante 4 anos a equipa montada à volta dele (como tiveram o Alonso e o Schummy), com um companheiro que (infelizmente) não lhe pisava os calos e saía da frente sempre que o mandavam fazer, apesar de ser também ele um campeão mundial (por sinal o último pela equipa em questão), em 2017 e 2018 teve carro para lutar com a Mercedes e não conseguiu vencer o campeonato, é um piloto sobrevalorizado pelos 4 títulos que ostenta, está nos 10… Ler mais »

garantia4
garantia4
Reply to  MiguelCosta
3 anos atrás

Equipa montada à volta dele em 4 anos? Como tiveram o Alonso e Schumacher….
Logo a seguir à morte do Marchionne, a horas da quali em Monza 2018, atiraram à cara do Kimi que não ia renovar. A 1ª de tantas, sem nome, que fizeram ao alemao. Consegues dar 1 só exemplo em como tenham feito uma tão grave a esses alonso ou schumacher?

MiguelCosta
MiguelCosta
Reply to  garantia4
3 anos atrás

Eu até “Consegues” dar um exemplo disso mesmo, quando contrataram o Kimi para o lugar do Massa o Alonso disse publicamente que preferia o Brasileiro. Mas para qualquer um deles não serve como desculpa o facto de contratarem um piloto que eles não querem, para o falhanço próprio do titulo, embora nesse caso se possa dizer que o Espanhol teve mais azar que o Vettel, porque o Massa não fazia nada de jeito e não roubava pontos aos adversários (Red Bull nessa altura), se não me engano o máximo que conseguiu foi um terceiro lugar com o Alonso lá. De… Ler mais »

*RPMS*™
3 anos atrás

Teve em 2018 talvez a única oportunidade de ser campeão pela Ferrari, num ano em que a Mercedes andou um pouco perdida no inicio.
Era o tal ano em que o titulo podia ter acontecido, não aconteceu e nos outros a Mercedes não deu hipótese.

Cumprimentos

MurrayWalker
Reply to  *RPMS*™
3 anos atrás

Em 2017 também teve uma boa possibilidade, mas destruiu-a em Singapura.

*RPMS*™
Reply to  MurrayWalker
3 anos atrás

Essa foi aquela corrida em que ele também acaba por ser responsável por colocar Raikkonen fora de prova, certo?

Cumprimentos

no-team
Reply to  *RPMS*™
3 anos atrás

Em 2016 fez o mesmo ao Kimi na China e em Spa, logo no arranque. ..

*RPMS*™
Reply to  no-team
3 anos atrás

Por acaso sempre fiquei com a sensação de que Vettel nunca simpatizou muito com Raikkonen…

Cumprimentos

MurrayWalker
Reply to  *RPMS*™
3 anos atrás

Sim. Saiu de Monza com 3 pontos de desvantagem para o Lewis. Fez pole em Singapura, com Hamilton a arrancar de 5º. Corrida ideal para ganhar muitos pontos ao Hamilton. Conseguiu auto-eliminar-se e ainda levar consigo mais 2 que podiam roubar pontos ao Hamilton (Kimi e Max). Vitória do Hamilton.

De seguida vamos para a Malásia onde tinha o melhor carro (Kimi fica a 45 milésimas da pole) arranca de último.

E por último Suzuka, onde abandona com problemas de motor.

O campeonato ficou sentenciado nestas 3 corridas. Vettel foi apenas responsável por Singapura.

Last edited 3 anos atrás by Murray Walker
*RPMS*™
Reply to  MurrayWalker
3 anos atrás

Exacto! Ainda por cima em Singapura a Mercedes tinha sempre dificuldades…
São essas pequenas coisas que no final podem fazer a diferença.

Cumprimentos

zbranco
zbranco
3 anos atrás

“era” preterito perfeiro de já foste

Celso
Celso
3 anos atrás

Não ganhou pelo facto da Mercedes oferecer ao Hamilton um carro superior ao Ferrari de Vettel.

MurrayWalker
Reply to  Celso
3 anos atrás

Isso é válido para os 3 primeiros anos da era híbrida. Para as últimas 3 épocas as coisas ficaram bem mais equilibradas. Os Ferrari de 2017 e sobretudo de 2018, teriam sido muito provavelmente campeões nas mãos de Hamilton. O domínio avassalador que se fala por aqui, parece muito menor, quando analisamos os números friamente. Entre 2017 e 2019 (últimas 3 temporadas) disputaram-se 62 grandes prémios. Tendo por base os tempos da qualificação. Em 26 dessas 62 provas (42%) a Mercedes teve um carro inferior ao melhor. Nesses 26 grandes prémios em que o Mercedes foi inferior ao melhor carro, obteve… Ler mais »

MERCEDES PERFORMANCE ADVANTAGE.png
Last edited 3 anos atrás by Murray Walker
tnfsfcpgmail-com
tnfsfcpgmail-com
Reply to  MurrayWalker
3 anos atrás

“GoebbelsWalker” reescreve (ou tenta!) a História.

MurrayWalker
Reply to  tnfsfcpgmail-com
3 anos atrás

Loladas, os teus argumentos estão cada vez melhores. São “porque sim”.
Faz como a avestruz, pode ser que ninguém repare.

4RcNg
4RcNg
3 anos atrás

Peneiras, é essa a palavra portuguesa certa para carimbar a actuação de Vettel, nas ultimas épocas na F1. E, peneiras e desatino juntos não levam a lado nenhum, nem ganham nada.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado