F1: Quem perde com a ida de Lewis Hamilton para a Ferrari?

Por a 2 Fevereiro 2024 10:40

Depois de termos apontado quem mais lucrou com a mudança de Lewis Hamilton da Mercedes para a Ferrari, é tempo analisarmos quem mais perdeu com esta inesperada troca. Se há muitos sorrisos depois do anúncio feito ontem, há também caras fechadas, a fazer contas à vida:

Quem perdeu

  • Mercedes – É talvez a maior derrota da equipa desde 2021, e esta acontece fora de pista. Deixar escapar Hamilton é deixar escapar o seu porta-estandarte. Hamilton era a cara e a alma da Mercedes. Desde 2013 que o piloto britânico escreveu uma das páginas mais belas e bem sucedidas da F1. Esta saída acontece na pior altura possível. Depois de dois anos à deriva, a Mercedes perder a sua estrela principal, o que vai adensar as dúvidas sobre a Mercedes. Se Hamilton saiu, é porque não acredita que a Mercedes tem condições para lutar pelo título a curto prazo. E se Hamilton não acredita, é mau sinal para os fãs da equipa. A Mercedes fica fragilizada, numa altura em que ainda não se recompôs totalmente de 2021.
  • Toto Wolff – Os tempos em que Wolff parecia ter o toque de Midas terminaram. Se a Mercedes ainda tenta recuperar do trauma de 2021 em muito isso deve-se a Wolff que não soube ainda virar a página. A Mercedes era uma equipa forte, um rolo compressor que esmagava com maior ou menor dificuldade as pedras no seu caminho. Neste momento, a Mercedes é uma estrutura mais exposta, menos confiante, menos capaz. Há muito potencial para dar à volta ao texto, mas parece que o regresso da Mercedes ao topo poderá ser mais demorado do que inicialmente previsto.
  • Carlos Sainz – Sainz deverá ser um dos pilotos mais subestimados da grelha. O espanhol entrou e igualou muitas vezes o andamento de Charles Leclerc em corrida. Em qualificação, muito poucos conseguem igualar o monegasco, mas em corrida a inteligência de Sainz falou muitas vezes mais alto. Sainz é “obrigado” a deixar o lugar para Hamilton, tendo assumido claramente que queria manter-se na equipa. O seu futuro não parece muito sombrio e as portas da Audi estão agora escancaradas, um projeto que pode ser muito interessante para o espanhol. Tem mais uma época para deixar uma marca mais duradoura na Scuderia.
  • Charles Leclerc – Leclerc é a estrela da equipa e a Ferrari sempre depositou todas as esperanças no seu pupilo. Mas a chegada de Hamilton irá certamente desviar um pouco o foco de Leclerc, que poderá perder algum protagonismo. Não deverá ser algo preocupante… a não ser que Hamilton chegue e vença na Ferrari, fragilizando Leclerc. O #16 lidou bem com Sebastian Vettel, mas Hamilton é um desafio muito maior e mais trabalhoso. Uma prova de fogo.
  • Andretti – Com esta notícia, o caso Andretti acabou abafado. A nega que a equipa americana levou, depois de ter reunido todas as condições exigidas para entrada no Grande Circo é de grande importância, mas acabou esquecida. O tema ainda vai voltar, mas irá certamente perder o impacto que a Andretti precisava para tentar mudar o desfecho.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado