F1: Quem leva a melhor nas paragens nas boxes?

Por a 3 Fevereiro 2022 11:15

As paragens nas boxes para troca de pneus são um dos momentos mais importantes das corridas. É nestes momentos que a estratégia é colocada à prova e é neste momento que uma corrida pode ficar decidida. São inúmeros os momentos em que os pilotos ficaram a ganhar com uma paragem bem feita ou ficaram a perder quando a paragem demorou mais uns décimos que o desejado. Quem tem sido a melhor equipa e qual é aquela que pode levar essa vantagem para esta época?

A Red Bull tem levado a melhor equipa neste capítulo, mesmo depois da mudança feita em 2021 no procedimento de paragem nas boxes, que obrigou as equipas a demorar um pouco mais de tempo. A Red Bull foi a equipa mais rápida nesta época e das 10 melhores paragens do ano, nove são da Red Bull. É já o terceiro ano consecutivo que a Red Bull leva o prémio DHL para a equipa mais rápida nas boxes, sendo preciso recuar até 2018 para vermos outra equipa no topo desta tabela (Ferrari).

Quem ficou em segundo lugar nas melhores paragens do ano? A Mercedes. Os Flechas de Prata nunca foram espantosamente rápidos nas trocas de pneus, preferindo apostar na fiabilidade e na menor taxa de erros do que na velocidade pura, com a Williams a ficar em terceiro lugar. Os menos atentos poderão ficar surpreendidos com este terceiro lugar da Williams, mas a equipa de Grove já há algum tempo conseguiu encontrar uma forma eficaz de acelerar as paragens. Alfa Romeo e Aston Martin são as equipas que completam o top 5 das mais rápidas. Em sexto, sétimo e oitavo, tivemos a Ferrari, Alpine e McLaren, respetivamente. Isto mostra que apesar de serem as equipas do meio da tabela de quem mais se espera em 2022, há ainda muito trabalho para fazer neste capítulo, especialmente a McLaren, que tem melhorado significativamente neste capítulo (já longe das paragens desastrosas que vimos no tempo da parceira com a Honda), mas há melhorias a serem feitas, como Andreas Seidl já admitiu. Alpha Tauri e Haas completam os restantes lugares da tabela.

O que isto significa para 2022? É difícil dizer com certezas pois muito muda na F1 este ano, incluindo as rodas. Com rodas maiores e mais pesadas, o processo de paragem nas boxes terá forçosamente de ser revisto e aprimorado. Também com jantes iguais para todos e tampas nas rodas, algumas equipas poderão perder alguns truques que conferiam vantagens nas paragens. Em teoria, a Red Bull deverá manter-se como uma das mais rápidas da grelha e a ordem deverá ser relativamente semelhante à de 2021, mas até aqui poderemos ver um cenário completamente diferente.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Um comentário

  1. ...

    3 Fevereiro, 2022 at 11:35

    Pit stop do ano: Bottas no Mónaco! Menção honrosa: Pit stop de Bottas no FP1 do GP da Estíria…

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1