F1: Que equipas poderão estar interessadas no motor da Honda em 2026?

Por a 8 Fevereiro 2023 11:20

No mesmo dia em que a Ford confirmou a parceria com a Red Bull para 2026, a FIA anunciou o registo final de seis fornecedores de unidades motrizes para o ciclo regulamentar de 2026-2030. Alpine, Audi, Ferrari, Honda, Mercedes e Red Bull Ford completaram o processo. 5 destes fornecedores têm já equipas para equiparem, mas a Honda, cuja presença na F1 é feita de altos e baixos e entradas e saídas, ainda não tem qualquer equipa cliente, mas são algumas as hipóteses.

Repetir a parceria vitoriosa com a Red Bull já não será possível, como é óbvio, mas o facto da Mercedes querer ficar apenas com duas equipas clientes pode ser um argumento a favor da Honda. Neste momento a fábrica de Brixworth da Mercedes AMG High Performance Powertrains produz unidades motrizes para a sua equipa, a Mercedes, a McLaren, a Aston Martin e a Williams. São estas três últimas as estruturas que podem estar interessadas num acordo com a Honda.

A Aston Martin está a fazer um investimento enorme na fábrica de Silverstone e tem como objetivo lutar por campeonatos, podendo passar por cortar a ligação com o fornecedor Mercedes. Se a estrutura de Lawrence Stroll se tornar mais independente na F1 fica um passo mais à frente para atingir o seu objetivo e uma parceria com a Honda, tornando-se, possivelmente, na única equipa com estes motores poderia ser a solução.

A McLaren tem “saltado” de fornecedor em fornecedor desde que a sua última aventura com a Honda correu mal. Foi cliente da Renault, mas Zak Brown preferiu pouco depois a Mercedes para tentar que a sua equipa passe a ocupar posições cimeiras na classificação. Nas últimas duas época a McLaren perdeu as lutas diretas (com Ferrari em 2021 e Alpine na temporada passada), mas não se deveu ao motor Mercedes – que recebeu elogios de Fernando Alonso quando este testou o monolugar da sua nova equipa, a Aston Martin, em Abu Dhabi no final do ano passado – e por isso pode não ser a melhor ideia mudar de motor numa altura em que o plano para lutar por vitórias em corridas sofreu alguns reveses.

A Williams, pelos lugares que tem vindo a ocupar nas últimas épocas, pouco ou nada teria a perder em trocar de fornecedor de motores. No entanto, com a vinda de James Vowles como chefe de equipa, a estrutura de Grove pode ter a ganhar mais em manter as unidades da Mercedes para tentar subir na tabela classificativa.

Outra equipa independente é a Haas, que mantém ligações estreitas com a Ferrari e poderá passar em 2026 a ser a única equipa cliente da Scuderia depois da Audi equipar os carros da Sauber. Como tal, parece-nos inverosímil que os norte-americanos façam cair a parceria com os italianos nesse mesmo ano.

Para a equação temos de contar também com a Alpine que gostaria de acrescentar uma equipa cliente ao seu portfólio na Fórmula 1, até para ser mais fácil a obtenção de dados importantes de uma nova geração de unidades motrizes.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
13 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Jose Marques
Jose Marques
1 ano atrás

O grande problema da Honda é a sua instabilidade e incerteza de permanecer na F1. De repente decidem sair e deixam as equipas “descalças”. Muito difícil criar uma equipa vencedora em que o fornecedor de motores funcione como a Honda. O que valeu a Red Bull foi que eles conseguiram renomear os motores Honda e pelo fato de que existe um congelamento no desenvolvimento dos mesmos, caso contrário não creio que conseguissem ter as épocas que tiveram nos últimos dois anos. Por outro lado, ser equipa cliente também dificulta a ascensão da equipa. Creio que a McLaren perdeu uma excelente… Ler mais »

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  Jose Marques
1 ano atrás

A Mclaren não estava preparada para passar três ou quatro anos a lutar na retaguarda. Foi um erro não ter começado o projecto com uma equipa mais pequena, antes de equipar os carros de Woking.
A relação pode ter acabado mal, mas também é verdade que a direção actual da Mclaren é totalmente diferente.

garantia4
garantia4
Reply to  Jose Marques
1 ano atrás

Excelente comentário para perceber a razão do valor acrescentado que a Ferrari traz para a Fórmula 1.

Last edited 1 ano atrás by jo baue
Phil1971
Phil1971
1 ano atrás

Aston Martin tem como piloto o Alonso, não sei como a Honda iria reagir após as declarações do Alonso enquanto piloto da McLaren . Fica a questão🧐

Last edited 1 ano atrás by Luis Filipe
Pity
Pity
Reply to  Phil1971
1 ano atrás

Bem visto.

Lisboa
Reply to  Phil1971
1 ano atrás

Se em 2026 o Alonso ainda estiver na F1 como piloto oficial e a competir, eu pago um almoço ao fórum todo, não por que sou fã do espanhol, mas porque acho IMPOSSÍVEL ele ainda cá andar daqui a 4 anos, quase quase perto dos 50.

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
Reply to  Phil1971
1 ano atrás

A Honda nunca vai aceitar o Alonso em carros com motor Honda, tanto pelo motor de “GP2” bem como pela passagem pela Toyota no WEC.

Pity
Pity
1 ano atrás

O Pedro André Mendes que me desculpe, mas sugerir que a McLaren possa voltar “aos braços” da Honda, depois do que se passou no último “casamento”, faz pouco ou nenhum sentido. É certo que, na F1, acontecem coisas estranhas, mas essa parece demais.

Lisboa
1 ano atrás

A minha pergunta é, apesar da Honda estar na lista/registo final, é certo que ela vai MESMO estar no plantel? Uma coisa é pôr o nome, outra é entrar no baile e na dança.

Se de facto a Honda estiver no plantel em 2026, não me acredito que a McLaren queira ir para uma estrutura que se deu muito mal com um projeto começado do zero. Agora é fácil valorizar a Honda, mas levaram 5 anos a vencer e 7 a conseguirem o campeonato.

A apostar, apostaria na Williams.

mindgamesracing
mindgamesracing
1 ano atrás

Andretti-Honda

PABT
PABT
1 ano atrás

A Andretti/Cadilac de braço dado com a Honda?
Será possível?

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
Reply to  PABT
1 ano atrás

Seria o fechar do ciclo, com a Honda a ser 2x expoliada por fabricantes americanos.

garantia4
garantia4
Reply to  PABT
1 ano atrás

(Repetindo) Os Andretti já têm um acordo com a Renault para fornecer as UM antes de 2026, ano a partir do qual figurara’ oficialmente a marca Cadillac. Isto na F.1. O Andretti Jr.( Michael) pretende também gerir uma equipa de F.2 e de F.3 promovendo e apoiando jovens pilotos. Um destes faria equipa com um piloto experiente na F1. Qual? Segundo o Mario A., o Nando correrá ainda por muitos anos, eseria para ele ” um sonho” tê-lo lo a correr com uma jovem promessa mo seu team. Só acrescentar que isto não são suposições ou balelas, mas apenas reprodução… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado