F1: Porque a Haas pondera um veterano ao invés de um jovem?
Nunca tanto como agora se ouve falar de super licenças de F1, e por acréscimo do mercado de pilotos para 2023. Como se sabe, não faltam pilotos com super licença para correr na F1, o que parece estar a faltar é pilotos com experiência suficiente para a F1.
Veja-se o caso da Haas: Mick Schumacher tem o seu lugar em risco para 2023 e uma das fortes possibilidades para o substituir é… Nico Hulkenberg.
Tal e qual como no futebol, muitas vezes prefere-se o valor seguro, do que o potencial por desbravar de um jovem, especialmente quando ainda não deu nas vistas como fez recentemente Nyck de Vries.
No AutoSport, já ouvimos falar deste jovem neerlandês há muito e a estranheza é porque não chegou antes à disciplina, porque a sua valia já se conhece há muito tempo.
Voltando à questão dos jovens face a pilotos experimentados, o que parece estar a acontecer é os jovens que estão num processo de ‘candidatura’ à F1 não têm tempo suficiente de pista para se mostrarem às equipas.
No regulamento introduzido este ano está previsto as equipas colocarem jovens pilotos em dois treinos livres, o que sucedeu com Juri Vips, Liam Lawson e Antonio Giovinazzi, mas pelos vistos é pouco e os 17 dias de testes da Pirelli não servem, pois são totalmente controlados pela marca de pneus que põe e dispõe do trabalho que os pilotos fazem em pista.
Portanto, os jovens ‘candidatos’ só podem guiar no simulador ou com um carro da geração anterior. No passado, os testes eram à discrição das equipas, desde 2009 que isso não sucede. Entre 2004 e 2006 chegou a haver um terceiro carro nos treinos livres.
Obviamente, tudo tem a ver com dinheiro, mas ao que parece, recentemente a F1 vai de vento em popa, as equipas têm um teto orçamental e estão a receber mais dinheiro, por isso se calhar algo vai mudar a este nível muito rapidamente, porque para um piloto de F1 atingir um bom nível é preciso tempo.
Muito mais tempo do que noutra qualquer disciplina do desporto automóvel, por razões óbvias.
Temos agora um exemplo das razões pela qual se devia mudar alguma coisa: a Alpine precisa de escolher um piloto e para o fazer tem que os testar em maquinaria antiga.
Vamos ver se algo muda…