F1: Pirelli estuda novo pneu para melhorar corridas

Por a 7 Novembro 2023 18:11

Degradar ou não degradar? Eis a questão para a Pirelli. Se por um lado a degradação dos pneus permite mais variabilidade nas corridas, por outro lado, também limita o que os pilotos podem fazer em pista. Para a Pirelli, esse equilíbrio tem de ser encontrado com muito cuidado. A marca italiana estuda um novo pneu que permita menos degradação, sem hipotecar as variações de estratégia.

“Acredito que a maior parte da ação em pista deve-se à degradação dos pneus e à forma como se consegue gerir a degradação dos pneus. Se reduzirmos isso, e vamos fazer uma análise específica nas próximas semanas, estou convencido de que arriscamos ter uma procissão de carros” disse Mario Isola, responsável da Pirelli. No entanto, outro problema tem surgido.

A evolução dos monolugares tem sido mais rápida que inicialmente previsto, o que levou até a Pirelli a introduzir uma nova especificação de pneus este ano, para garantir a segurança. No entanto, a degradação térmica nas perseguições, algo que se queria evitar com este regulamento técnico, tem piorado, o que vai a obrigar a Pirelli a repensar os pneus.

“Queremos perceber como podemos modificar a ação em pista e reduzir a degradação”, disse Isola. “É algo que podemos fazer, só temos de conceber um pneu com um nível de degradação diferente.

Com a especificação dos pneus de 2024 já concluída, esta nova filosofia de construção só deverá ser implementada em 2025.

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
breno_mascarenhas2020_hotmail_com
breno_mascarenhas2020_hotmail_com
5 meses atrás

Para mim não deveria haver a obrigação de troca de tipos de pneu durante a corrida. Além disso, cada equipe deveria ter a liberdade de escolher quantos jogos de cada composto para pista seca, dentro do limite existente.
Assim teríamos bem mais opções de estratégias.

últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado