Portugal leva hidrogénio ao Dakar

Por a 8 Novembro 2023 10:22

A PRF Gas Solutions, de Paulo Rui Ferreira, piloto e pai de João Ferreira, piloto campeão Europeu e Nacional de de Todo-o-Terreno em Portugal 2022, e atual piloto da South Racing Can Am no Dakar e X-Raid/ARC Sport nas provas que faz com o Mini JCW Rally T1+ com que ganhou por exemplo a recente Baja Portalegre 500 apresentou uma solução de ponta para reabastecimento de hidrogénio para desportos motorizados, a DRHYVE, e apesar de na apresentação isso não ter sido referido, o AutoSport sabe que é para o Dakar. Só pode ser para o Dakar…

A PRF Gas Solutions, líder no setor do gás combustível, anunciou o lançamento da DRHYVE, uma inovadora estação portátil de reabastecimento de hidrogénio concebida para a indústria do desporto automóvel. Com o objetivo de revolucionar o reabastecimento de hidrogénio, a DRHYVE traz uma série de características inovadoras e uma grande conveniência para o mundo dos desportos motorizados.

As principais características da DRHYVE passam pela Distribuição de H35 e H70 Arrefecimento T40

Compressão de 500 bar e 1000 bar Armazenamento de 500 bar e 1000 bar Refrigerador de compressores, não são necessárias obras de construção civil Solução Plug and Play, a instalação e colocação em funcionamento em 24 horas Pegada de 40 pés, o fornecimento de H2 através de reboque de tubos (até 500 barG) ou eletrolisador Solução totalmente automatizada, como dispositivos temos os ESD, HD e FD Solução móvel e por fim é adequado para funcionamento a temperaturas ambiente elevadas. Esta é informação divulgada pela PRF Gas Solutions, mas o AutoSport juntou 2+2: No Dakar, enquanto a categoria T1-U continua a progredir e reúne veículos já capazes de enfrentar a natureza técnica e, sobretudo, a distância do Dakar, o programa “Missão 1000” tem o papel de laboratório, para as tecnologias de descarbonização mais inovadoras que são agora chamadas a exprimir-se num desafio paralelo. Todos os dias, os veículos inscritos irão enfrentar um percurso de cerca de 100 Km, à margem do percurso oficial, mas com dificuldades semelhantes no âmbito Dakar Future Mission 1000 e é aqui que entra o hidrogénio. E é aqui que quase certamente entra a PRF.

Apenas os motores mais eficientes do ponto de vista energético são abrangidos pelo projeto “Missão 1000”: motores a hidrogénio, totalmente eléctricos ou também híbridos que utilizam uma quantidade mínima de biocombustível. Como referimos, é fácil juntar 2+2…

Em 2024, espera-se que para cima de uma dezena de veículos – motos, carros e camiões – participem neste projeto apoiado pela FIA e pela FIM.

Voltando a Paulo Ferreira, CEO da PRF Gas Solutions: “A DRHYVE é uma prova do nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade. Estamos orgulhosos de apresentar esta solução revolucionária à indústria dos desportos motorizados, oferecendo uma alternativa mais ecológica e mais eficiente ao abastecimento de combustível. A PRF Gas Solutions está a liderar o processo rumo a um futuro movido a hidrogénio.”

Já Bruno Faustino, Diretor da Unidade de Negócio de Hidrogénio, acrescentou: “A DRHYVE personifica a nossa dedicação em fornecer tecnologia de ponta para o setor do hidrogénio. A sua mobilidade, configuração rápida e vasta gama de características fazem dela uma solução versátil, adequada a diversas aplicações, incluindo a exigente área dos desportos motorizados.”

Agora resta esperar pela confirmação, ou não, e os novos desenvolvimentos de modo a perceber se a nossa suspeita se confirma.

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
L.P
L.P
5 meses atrás

Parabéns á PRF Gas Solutions
Só com atitude , compromisso e rigor de vida se criam soluções
Aqui está uma solução para a mobilidade de futuro.


últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado