GP EUA, F1: Haas garante ter novos elementos para apresentar à FIA na audição de hoje

Por a 8 Novembro 2023 10:16

Günther Steiner garante que a sua equipa tem novos elementos para apresentar na audição marcada para hoje com a FIA e onde ainda marcam presença os representantes da Red Bull, Aston Martin e Williams dedicada ao pedido de revisão dos norte-americanos aos limites de pista durante a corrida do GP dos EUA. 

A FIA convocou na passada segunda-feira os representantes da Haas, Williams, Aston Martin e Red Bull para uma audição hoje, quarta-feira, às 14 horas de Portugal continental, para analisar se a equipa requerente apresenta novos indícios em relação aos alegados excessos de limites de pista durante a corrida do Grande Prémio dos EUA, que não estariam disponíveis na altura dos factos para o Colégio de Comissários Desportivos. 

Recordamos que este pedido de revisão à FIA por parte da Haas, surgiu por, supostamente, existirem novas provas de que alguns pilotos excederam várias vezes os limites de pista nessa corrida e depois de ter sido noticiado pelo Auto Motor und Sport que o mau posicionamento das câmaras que servem para controlo da corrida pode ter influenciado a decisão do Colégio de Comissários de Desportivos em não penalizar vários pilotos, uma vez que não estavam reunidas provas suficientes para avançar com sanções. 

Antes da audição por videoconferência marcada para hoje, Günther Steiner, chefe de equipa da Haas, esclareceu ao Motorsport.com que irão apresentar novas provas à FIA. O responsável da Haas disse entender que os comissários não poderiam ter tomado qualquer decisão em Austin, quando os alegados factos ocorreram, por não terem toda a informação necessária, adiantando que agora há novos elementos e “vamos ver o que a FIA faz, assim que obtiverem as informações. Penso que têm de tomar medidas, porque senão criamos regras e depois não fazemos nada. É essa a minha opinião. Respeito totalmente que, se eles não viram as imagens, como é que podem decidir com certeza? Mas agora temos provas claras disso”.

Steiner esclareceu que não gosta de penalizações por excesso dos limites de pista e que, havendo lugar a penalizações, não faça diferença para a Haas, que atravessa mais um momento complicado desde que introduziu o novo pacote de evoluções no GP dos EUA, mas considera que, se essa regra existe, tem de ser cumprida ou terá de haver consequências para quem não cumpra. 

A FIA deixou claro, no documento publicado da convocatória dos representantes das equipas que “esta audição se desenrolará em duas partes. A primeira parte consistirá em ouvir provas sobre se existe um ‘elemento novo significativo e relevante’ que não estava disponível para a parte que pretende a revisão na altura da decisão em causa” e só isso ficar provado que existe um novo “elemento” é que haverá lugar a uma nova audiência, com data a determinar. Por isso, hoje apenas se decidirá se os elementos apresentados pela Haas são realmente novos. Caso isso aconteça, a FIA irá ter de marcar nova reunião para apresentar as suas conclusões e se haverá lugar a consequências, podendo alterar a classificação do GP dos EUA.

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
5 meses atrás

Os comissários não têm de se cingir às câmaras oficiais? Que novos elementos terá a Haas, com as câmaras oficiais, que os comissários não tenham visto? Logo na altura, a FIA admitiu a possibilidade alguns pilotos terem excedido os limites de pista, mas as câmaras não estavam bem posicionadas, pelo que nada puderam fazer. Também se ouviram pilotos a queixarem-se dos “outros meninos”. Sendo assim, acho que a Haas não vai ser atendida, mas se a reclamação servir para que a FIA, daqui em diante, preste mais atenção à posição das câmaras, o que será fácil, então a reclamação da… Ler mais »

últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado