F1, Mugello ganha força: E se houver lugar para todos?

Por a 16 Junho 2020 12:56

O Circuito de Mugello parece ganhar força para ter uma vaga no calendário 2020 da F1. De Portimão, já se sabe que as hipóteses de ter corrida são muito fortes, pelo que resta aguardar pelas decisões. Contudo, o AutoSport sabe que até podem ‘caber’ as duas no calendário…

A votação na conta do Twitter da F1 foi clara. Portimão é uma das pistas preferidas dos fãs para receber a F1. Basta passar cinco minutos a ver os comentários dos fãs estrangeiros para entender que a pista portuguesa agrada e muito. Mas… ainda está tudo muito incerto.

Segundo a Sky Sports F1, Mugello é uma forte candidata para receber a F1. A extensão da “ronda europeia” parece inevitável, com os recentes cancelamentos, a obrigarem a F1 a encontrar soluções: “Parece que teremos uma extensão da temporada europeia”, disse Craig Slater no The F1 Show, da Sky Sports. “Várias pistas foram mencionadas. Dessas, entendo que Mugello é provavelmente a candidata mais séria e a mais provável das que querem fazer parte da temporada europeia”, opinou o comentador da Sky F1.

Segundo a Sky, Imola, Hockenheim e Portimão são pistas de reserva: “São opções de backup para a Fórmula 1, se a próxima parte da temporada for mais difícil de preencher”, acrescentou Slater.

Qual o ponto de situação?

É verdade que Mugello interessa e muito à Ferrari, pois poderia “jogar em casa” por duas vezes [contando com Monza], com a vantagem que em Mugello a experiência da Scuderia é muito superior às das restantes equipas… cujo conhecimento da pista será nulo ou perto disso. É por isso que Red Bull e Mercedes poderão estar pouco inclinadas em aceitar de bom grado uma visita a Mugello.

Significa isto que Portimão corre risco? Não! É preciso salientar que a situação é muito volátil nesta fase e que tudo pode mudar de um momento para o outro. O que se sabe é que Portimão é uma hipótese cada vez mais forte. Agrada aos fãs (olhando à última votação), agrada à maioria das equipas e à F1. Mas se Mugello ficar no calendário não implica que Portimão perca a vaga.

A F1 tem bem encaminhadas, para provas fora da Europa, Abu Dhabi, Bahrein, China e Rússia. A partir daqui as contas complicam-se. O GP dos EUA é um desejo forte da FOM e até poderá acontecer, mas depende das diretrizes governamentais que poderão complicar a entrada de estrangeiros. México também é possibilidade, mas dependerá da evolução da pandemia e não é certo que o regresso ao Autódromo Hermanos Rodriguez seja viável. O Brasil, além de uma situação periclitante ao nível da saúde pública, tem outros problemas. O contrato com Interlagos está a chegar ao fim e a renovação não é garantida (a nova pista – ainda não construída- no Rio de Janeiro complica as contas). Assim estas três rondas estão muito longe de serem opções fortes.

Por isso, mesmo que Mugello consiga o lugar, a posição de Portimão não fica enfraquecida. A F1 poderá apostar na ronda portuguesa para mais tarde (setembro ou outubro), numa altura em que a meteorologia no centro da Europa se agrava enquanto que em Portimão o sol é presença ainda frequente por essa altura. É por isso que o AIA é uma solução tão apelativa: Além da qualidade das infraestruturas, tem a seu favor uma meteorologia que permitirá à F1 arriscar numa data mais tardia e ter a flexibilidade suficiente para encaixar o traçado luso no seu calendário.

Mais uma vez reforçamos que tudo pode mudar de repente e pistas que mostrem dinheiro à F1 podem entrar nesta equação. A única certeza que temos é que até ao início de julho tudo irá ficar definido. Para já as perspetivas são boas… vamos torcer para que assim se mantenha.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Jp
Jp
3 anos atrás

Se começamos a falar de dinheiro então está tudo dito, ficamos outra vez para trás…

garantia4
garantia4
3 anos atrás

Vocês e a vossa sanha contra a Ferrari lol Há tantos anos que os testes privados são proibidos que há q q recuar aos tempos do Barrichello e Schumacher para saber qual a volta mais rápida nessas circunstancias. E dp o recorde é do grosjean em 2012 no que (salvo erro)foram ultimos testes colectivos, e falam em experiencia muito superior ?!… Red Bull ring, é propriedade de quem? Suzuka? Silverstone, que esteve na semana passada ao serviço exclusivo de uma certa equipa, e já agora a que distancia ficam as fábricas e sedes dos teams britanicos desse circuito?

driver-on-track
driver-on-track
Reply to  garantia4
3 anos atrás

Já é um caso de patologia … o ódio a scuderia é o dia a dia destes detractores de pacotilha que ainda andavam de cueiros e já eu via o Cavalino a ganhar… é só dor….

Pity
Pity
Reply to  garantia4
3 anos atrás

Calma! Apesar dos testes privados estarem proibidos, não significa que a Ferrari não tenha um conhecimento “especial” da pista, o que não tem mal nenhum. Os “dias de filmagem” são um excelente pretexto para pequenos testes. Não sei, mas provavelmente, é em Mugello que a Ferrari os faz. Não há mal nenhum nisso, nem em dizer que a Ferrari conhece muito bem a pista. Dizer a verdade, não é, forçosamente, dizer mal. A diferença para as pistas que referiu, é que elas fazem parte do calendário, o que dilui o conhecimento “especial” . E se o teste com o carro… Ler mais »

garantia4
garantia4
Reply to  Pity
3 anos atrás

Qual é a duvida de que vai ser em Fiorano ? Como o ultimo filming day q foi em Jerez, por ex.
Haviam era de ir com o SF1000 a Barcelona, km ilimitada e com os pilotos vestidos de branco, sópara se ver as reaçoes.

Pity
Pity
Reply to  garantia4
3 anos atrás

Vai ser em Fiorano? Muito bem, é mais um circuito propriedade da Ferrari, e, pelo que sei, sem as condições exigidas actualmente para receber F1, pena é que as outras 9 equipas não tenham a possibilidade de terem uma pista exclusiva…
Quanto ao resto do seu comentário, não seja tonto.

garantia4
garantia4
Reply to  Pity
3 anos atrás

Ao menos os seus comentários são verdadeiras pérolas de profunda sabedoria e bom senso, como este excelente exemplo! É o que nos vale, salva.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  garantia4
3 anos atrás

Já os seus de bom senso não têm nada e passa a vida a falar de teorias da conspiração porque não servem a sua equipa. Porque quando servem é só elogios e palmadinhas nas costas.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Duas corridas num país ainda bastante afectado pela Covid-19? Não sei não…

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado