F1: Mercedes perdeu campeonato de 2022, em outubro de 2021…
Toto Wolff assegura que uma ‘uma decisão tomada em outubro passado’ explica tudo o que se passou com a Mercedes em 2022. Uma opção relativa ao desenvolvimento do W13, tomada há cerca de 12 meses foi o ‘momento-chave’ que determinou tudo o que se passou a seguir. Segundo Wolff, a Mercedes “enganou-se” no desenvolvimento do seu carro de 2022…
A Red Bull (especialmente) e a Ferrari (tem um bom carro, mas teve vários outros problemas) estiveram bem melhor nos caminhos que escolheram mas a Mercedes passou a maior parte desta temporada a tentar recuperar o desempenho e compreender a causa raiz das suas lutas, que passou pelo ‘porpoising’, ‘bottoming’ e várias outras coisas: “penso que agora compreendemos melhor onde é que nos enganámos com o carro. Quase podemos rastreá-lo até uma única decisão tomada em outubro passado”, disse Toto Wolff à Sky Sports F1, ao avaliar o difícil início de vida do W13 e o seu desenvolvimento desde então. Wolff disse que a questão chave surgiu quando a Mercedes escolheu o chão do carro e a altura ao solo: “pensámos que tínhamos escolhido bem, mas não. Agora, são pequenos passos de hamster e, enquanto a trajetória estiver a subir, mesmo com pequenas contrações, penso que estamos num bom caminho”.
Andrew Shovlin acrescentou algum contexto: “temos feito muitas experiências e experimentado coisas nos fins-de-semana de corrida, a fim de aprender, e de aperfeiçoar a nossa direcção de desenvolvimento no futuro”, disse Shovlin.
“Ao longo deste último mês, aumentámos essas experiências, e o resultado disso é que agora compreendemos alguns problemas da forma como desenvolvemos o carro desde o início, e agora vamos voltar atrás, ao que estávamos a fazer antes mesmo de o carro rodar.
“Certamente, se recuássemos 12 meses, seríamos muito mais sábios e muito mais bem informados sobre que tipo de carro queremos desenvolver, e penso que ele estaria simplesmente a referir-se ao facto de que a aprendizagem recente nos ajudou a esclarecer e compreender o que deveríamos ter feito há 12 meses…”.
Apesar das dificuldades do W13, a Mercedes, ainda assim, assegurou 15 pódios até agora em 2022 e ainda pode chegar ao segundo lugar da Ferrari na classificação dos construtores, embora isso não pareça muito provável.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Canam
3 Novembro, 2022 at 13:20
Marca antigamente elitista que no último meio século se tornou popular e por isso se descaracterizou imenso, com uma antiga tradição desportiva, nos últimos 15 anos, dominou a era hibrida duma forma nunca vista, facto que foi negativo para a competição, que como qualquer competição, se baseia na diversidade e na alternância, palavras das quais eles enchem a boca, mas parece que apenas para os outros, não para eles.
Objetivamente teria sido mau se esse domínio se mantivesse ainda mais. Portanto este ano em baixo, só pode ser positivo, mesmo que a memória das gentes seja curta e seletiva.
simiao jms
3 Novembro, 2022 at 19:26
Ui… Aqui então…
...
3 Novembro, 2022 at 14:59
Foi o conceito que alguns acharam ir ser ganhador, e só de pensar que há quem chame os outros de “deficiente” e não se olhe ao espelho…
RedDevil
3 Novembro, 2022 at 23:32
LOL…
O sr. sabe ler?
Não leu que o problema do Mercedes está no fundo do carro… ou seja, não está relacionado como o conceito “zero pods”…
O sr. também não leu comments meus a referir que o problema da Mercedes era no fundo do carro? Inclusivamente partilhei um video com isso…referi isso aqui várias vezes…
PS – já comento no AS desde 2007/2008… sempre com o mesmo nick e nunca “necessitei” de arranjar outros… tipo Speedway, Canam, 917/30 etc… Já vi muitos aparecerem e desaparecerem… e vou continuar a ver…
PS2 – Tento ter uma participação “construtiva”, partilho o que sei e procuro saber sempre mais… ao contrário de outros que por nada saberem apenas “botam abaixo” para saciar a sua própria ignorância…
...
4 Novembro, 2022 at 0:32
Essa tua mania de “comentar os comentários dos outros”, “cheira cús” é não é? lol Mais uma pérola…essa do fundo e dos flancos, como se uma coisa não estivesse ligada à outra e como se os flancos não tivessem enorme importância a selar aerodinamicamente o fundo do carro….Essa dos nicks foi a melhor de todas…loool Adorei, mas não serão poucos? Não me arranjas mais alguns?!? p.s. assinalo o facto de desta vez não me chamares “deficiente”, agora foi apenas “ignorante”…já ia sendo altura de comprares um espelho…
RedDevil
4 Novembro, 2022 at 1:02
Pérolas são as coisas que o sr. diz… os flancos “selam” os fundos… lol… eu sei quem é que precisa de uma sela…
Nós não vamos discutir aerodinâmica porque o sr. não tem traquejo para isso… primeiro vá estudar alguma coisa… pode começar por:
https://en.wikipedia.org/wiki/Vector_calculus_identities
Quando tiver entendido isso… posso começar a ensinar-lhe uns conceitos sobre mecânica de fluídos e depois avançamos para a aero…
PS – a forma arrogante como o sr. me trata por tu mostra todo o seu “estofo”…
JS1970
4 Novembro, 2022 at 6:15
Muitíssimo bem escrito!
...
4 Novembro, 2022 at 8:41
Se eu sou arrogante por te tratar por tu o que é que tu és quando me tratas por “ignorante” ou “deficiente”??? Uma besta quadrada ou um órdinário da pior espécie? Tu tens mesmo a mania que sabes muita coisa…vais à wiki…loool até pareces o deputado do chega…lindo pá! Quando começares a ler artigos de engºs de F1 diz qualquer coisinha, até lá fica caladinho “einstein de trazer por casa”. Tens-te em tão boa conta que tens o desplante de chamar o Engº Binotto de deficiente, está tudo dito sobre a tua falta de noção da realidade…p.s. Essa da sela deve ser para ti, talvez por te doer o lombo seu cavalo!
JS1970
4 Novembro, 2022 at 6:14
Muitíssimo bem escrito!
...
4 Novembro, 2022 at 8:52
Não te cansas de ladrar para chamar a atenção do dono…lol
NOTEAM1 NOTEAM1
3 Novembro, 2022 at 16:58
A Mercedes não vai tardar a estar na luta pelo campeonato novamente.
É um conjunto demasiado competente para não dar a volta por cima, a subida de forma da equipa ao longo do ano não acontece por acaso, e estou certo que vão começar 2023 em condições de lutar por vitórias.
kkk
3 Novembro, 2022 at 18:07
Sem duvida, começam com aqueles infiltrados na FIA, fazem uns filmes, passam pela altura mínima e com mais algumas manobras de bastidores vão chegar lá, o Briatore ao pé do Toto Wolf é um menino do coro da igreja
simiao jms
3 Novembro, 2022 at 19:29
O Briatore Fica sempre msm visto porque não é alemão… Toto, só de nome.. Sempre chorar e atirar farpas de blufs
simiao jms
3 Novembro, 2022 at 19:28
Nunca sabemos é das aldrabiced por detrás… FIA e comp.
Pu7oze
3 Novembro, 2022 at 19:35
E a RBR com as aldrabices de sempre…
3 titulos oferecidos ao max…
Porque o do próximo ano já é certo
JS1970
3 Novembro, 2022 at 20:44
O plagiador é tão pequenino nos comentários que faz… só sabe ladrar!
RedDevil
3 Novembro, 2022 at 23:33
Já respondi ao “pequenino”…
...
4 Novembro, 2022 at 0:40
Como é que sabes que era para mim??? loool…não me digas que…é que acima falaste em vários nicks retardeddevil…
RedDevil
4 Novembro, 2022 at 1:18
O JS1970 é o do “estirador” que o sr. também vem referindo nas suas intervenções…
Se eu fizesse um nick alternativo tipo o do JS1970 … o meu seria LV1972… não bate certo com o JS nem com o 1970…
Agora… o TurboPanzer bate certo com CanAm e Speedway… lol…
JS1970
4 Novembro, 2022 at 6:17
Muitíssimo mas muitissimo bem escrito!
...
4 Novembro, 2022 at 8:53
E ladras e ladras…
...
4 Novembro, 2022 at 9:06
Não não é…era outro nick…já te confundes todo com tantos nick…como é que sabes do nick do js1970? quem te disse que são iniciais e ano? pode ser outra coisa qualquer…até uma coisa ao acaso…quanto mais falas mais te enterras…e logo num artigo onde não apareceu o afondo a comentar…looool p.s.um bom nick para ti será: PA2022, o “p” é de perfeito o “a” é de anormal, mas como gostas de ter vários aqui fica outro: CE2022, o “c” de completamente, o “e” de estúpido…Tem um bom dia!
alvesba22020_gmail_com
5 Novembro, 2022 at 4:12
Entrei em já 2 ou 3 artigos e nos comentários encontrei discursos sobre cuidados a ter nas opiniões e usar de alguma elevação na forma como o fazemos.
Em muitos mais onde na prática se verifica o oposto. Ultimamente então está a aproximar-se dos comentários dos jornais desportivos da nossa praça.
E nao tendo qualquer preferência por nenhum dos foristas, noto que o discurso de dois (917/30 e RedDevil) para um com o outro está a ser tudo menos… Em particular o 917/30 (este último então…).
As opiniões são o que são. Cada um de nós defende as suas cores. Uns melhores outros piores. Eu sou vermelho agora imaginem a dificuldade que é defender o que se passa lá para os lados de Maranelo😒. Tanto que não me choca que o RedDevil chame deficiente ao Binoto, apesar de sabermos que ele é um brilhante engenheiro. Chama-se frustração ou dor de corno. Seria muito mais fácil ser fã da Redbull ou da Mercedes.
Por isso tenho alguma dificuldade em perceber essa defesa acirrada ao Binoto.
Se não gostamos de um qualquer comentário podemos dar a nossa opinião mas sem ser nesse registo de guerrilha.
E se por acaso entrarmos nesse âmbito, não parece muito mais fácil simplesmente ignorar?
Vamos lá malta. Este site é realmente uma referência. Não o vamos estragar. Eu pessoalmente venho aqui não é pelas notícias. Venho pelo fórum para ler o que outros dizem, as suas opiniões e mandar as minhas bitolas.
Já agora não tenho várias contas. Aliás não me parece que existam foristas com várias contas so para criarem um lobby artificial. Seria darem-se a muito trabalho por nada. Mas isto sou eu a atirar ideias para o ar.
Bora lá malta? Sem guerrilhas? Excepto para o Afondo. 😏Ninguém o atura (mas até gosto de ler alguns posts dele)
...
5 Novembro, 2022 at 9:34
“…não me choca que o RedDevil chame deficiente ao Binotto…” Ok…acho que está tudo dito…dizem que ladro, sou chamado de ignorante e deficiente mas: “Em particular o 917/30 (este último então…” não precisa dizer mais nada caro forista…
alvesba22020_gmail_com
6 Novembro, 2022 at 0:40
“… apesar de sabermos que ele é um brilhante engenheiro…” não tirar as coisas do contexto é um must.
Mas não me alongo mais. Não venho aqui para arranjar confusão com ninguém.
...
7 Novembro, 2022 at 11:33
Falou em contexto? https://www.autosport.pt/formula1/f1/f1-a-diferenca-entre-a-red-bull-e-a-ferrari-foi-clara-em-austin/