F1: Mattia Binotto considera que qualquer infração ao limite orçamental deve ser punida

Por a 4 Outubro 2022 14:30

É a mais recente polémica na Fórmula 1, com o potencial de desestabilizar e até comprometer o futuro do limite orçamental na disciplina e a Ferrari está atenta ao que se vai passar nos próximos dias.

As notícias que Red Bull e Aston Martin teriam alegadamente ultrapassado o limite orçamental definido no regulamento financeiro, caiu que nem uma bomba no paddock da F1 antes do Grande Prémio de Singapura. Como seria de esperar, esta questão do limite orçamental iria ser usada como arma de arremesso político entre equipas e a única coisa que podia evitar isso seria uma aplicação clara das regras. Mas, como sempre dito pelas equipas, este tipo de fiscalização seria sempre complicada de fazer, algo que a Ferrari fez questão de realçar várias vezes.

Indo de acordo com o que disse Laurent Meekies, que considera ser este um teste de fogo para a validade do Limite Orçamental e poderá colocar em causa desta regra, o responsável máximo da Ferrari, Mattia Binotto, disse à Sky Itália que se exige severidade total da FIA em caso de infração, mesmo que seja um valor baixo.

“Mesmo que sejam quatro milhões que se enquadrem na categoria de infração leve, quatro milhões não são leves”, explicou Binotto. “Para nós, quatro milhões representam as ações de desenvolvimento para uma temporada inteira. Quatro milhões significam setenta pessoas no departamento técnico que podem encontrar e produzir soluções que podem valer até meio segundo por volta”.

Os resultados da FIA devem ser publicados amanhã e só aí saberemos quem se manteve dentro limite e se houve realmente alguma infração ao regulamento.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
pintinha
pintinha
1 ano atrás

… a verade a vir aode cima.100% subscrito,e não é com multas pecuniarias, sim onde doi = redução/retirar da vantagem obtido, os tais segundos ganhos . Por cada milhão execidido, 1% penalização em % em dobro em pontos (pilotos e equipa): -1milhão = penalizaçao equivalente a 2% em pontos obtidos, aos pilotos e equipa, para qeu sirva de pedagogia: -equipa perde posiçoes no final do ano logo bonus anual reduz-se (menos no orçamento) -pilotos começam a “fugir/não quere estar” nestas equipas, pois veem o seu esforo e talento desperdiçado. Equilibraria a integridade… só doi mesmo se em pontos e resultados… Ler mais »

penalamegogmail-com
penalamegogmail-com
1 ano atrás

A punição para o não cumprimento do teto orçamental deveria ser a perda de pontos ou exclusão do mundial de construtores.
Redução do tempo de túnel de vento e outros meios de desenvolvimento dos carros.
E por fim o que foi gasto a mais no ano passado deveria ser compensado no ano seguinte.
Se for apenas multas monetária o crime vai continuar a compensar.
Agora vamos ver se a fia têm coragem de castigar quem tirou vantagem desse dinheiro gasto a mais.

Patucho10
Patucho10
Reply to  penalamegogmail-com
1 ano atrás

A FIA não vai fazer nada está de mãos atadas!
Como este no passado bem recente!

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
1 ano atrás

Isto serve para mentirem melhor nos numeros.

RedDevil
RedDevil
1 ano atrás

Binotto no seu melhor… 4 milhões valem 0,5s?
O que é que o Binotto faz com os 200M do orçamento da Ferrari? porque é que ainda não apostou 4M em algo que permita ganhar 0.5s à RB?
É com este tipo de argumentação que o Binotto me convence que é um “intruja”… desde 2019…

2020
2020
Reply to  RedDevil
1 ano atrás

Não sabemos se a Ferrari e mais equipas ultrapassaram o teto…. Verdade seja dita que, a ser verdade, teve influência i ano passado e a preparação para este ano, mesmo sendo regulamentos diferentes!… O porquê do Binnotto não apostou os Tais 4M€?… Pq ou não há guito, ou cumprirmos as regras… Já agora gostaria de saber se ap Mercedes tem cumprido desde 2014…. Xiiii IUU uuuu

Patucho10
Patucho10
1 ano atrás

Concordo a 100% com o Binotto mas infelizmente não não vai mudar nada, no final de contas ninguém e penalizado.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1