F1: Jonathan Wheatley deixa Red Bull e vai para a Audi

Por a 1 Agosto 2024 13:18

É a mais recente troca no mercado da F1. Jonathan Wheatley, diretor-desportivo da Red Bull, vai deixar a equipa, para se juntar ao projeto Audi. O britânico de 57 anos vai deixar a sua atual equipa no final desta época.

Jonathan Wheatley, nascido a 7 de maio de 1967, é o Diretor Desportivo da Red Bull Racing, tendo entrado para a equipa em 2006. A sua carreira na F1 estende-se por décadas, tendo começado como mecânico na Benetton, onde fez parte da equipa vencedora do campeonato em meados da década de 1990.

Depois mudou-se para a Renault, tornando-se mecânico chefe em 1998 e contribuindo para o Campeonato do Mundo de 2005 com Fernando Alonso. Na Red Bull, desempenhou um papel fundamental no sucesso da equipa, incluindo o seu primeiro campeonato em 2010 e os títulos subsequentes. Wheatley era uma das peças-chave da equipa, presente desde o arranque do projeto Red Bull.

A notícia da ida Wheatley para a Audi de está a ser avançada por várias fontes. Na equipa germânica, irá assumir o papel de diretor da equipa. Pouco mais de uma semana depois de o CEO da Audi F1, Andreas Seidl, e o presidente do conselho de administração da Sauber, Oliver Hoffmann, terem anunciado as suas saídas, Mattia Binotto, antigo patrão da Ferrari, foi confirmado para assumir funções duplas como chefe de operações e chefe técnico da Sauber para o projeto Audi F1. Binotto irá reportar ao CEO da Audi, Gernot Dollner.

Christian Horner elogiou os contributos de Wheatley para a história da Red Bull e a Red Bull deverá anunciar em breve uma nova estrutura de equipa.

Foto: Getty Images / Red Bull Content Pool

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Cágado1
4 meses atrás

A Audi a mostrar ao que vem. Colmata as áreas fracas do Binotto e com ele faz uma dupla fortíssima. Ou o Newey via para a Williams, ou acho que o Sainz se vai estar a morder todo.

garantia4
garantia4
Reply to  Cágado1
4 meses atrás

E pesquisando resulta o seguinte: Após 2 anos de trabalho a desenvolver os vários elementos da PU, esta (em 2024), já operativa, cobriu a distância de 1 GP simulado , o que foi repetido diversas vezes na sede de Neuberg onde têm 22 bancos de prova. Actualmente , estarão a fazer o mesmo com o powertrain, ou seja, a combinação da PU e transmissão e ao mesmo tempo a’ procura da performance máxima, assim alcançando os objectivos pré- fixados. Obviamente que ajudou a grande experiência noutros projectos desportivos. — Tudo isto não é um processo atractivo para apresentar a mais… Ler mais »

Pity
Pity
4 meses atrás

Este ano a silly season não é só de pilotos. As mexidas no seio das equipas têm sido grandes.

forcemoi
forcemoi
4 meses atrás

Pois, não me parece nada estas contratações “silly” !

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado