F1, GP Singapura: Problema no sistema de recuperação de energia comprometeu treino de Albon

Por a 15 Setembro 2023 17:25

Alexander Albon teve pouco tempo em pista no segundo treino livre do Grande Prémio de Singapura, depois de se ter queixado de falta de potência na saída de uma das curvas do traçado de Marina Bay. O piloto levou o Williams FW45 de volta à box, dando por terminado a sua presença no treino, em resultado de um problema no sistema de recuperação de energia (ERS). 

James Vowles admitiu no final do treino que foi necessário desmontar todo o fundo do monolugar do piloto tailandês, comprovando-se o problema na unidade que recupera parte da energia para recarregar as baterias. Sendo necessário retirar o fundo para poder aceder a esta zona, não havia tempo para colocar o carro de novo em pista antes do término do treino. 

O ERS é utilizado para recuperar parte da energia que o carro perderia de outra forma. Seja energia térmica, perdida pelo turbocompressor ou a energia cinética que se perde no sistema de travagem. A energia é gerada nos dois tipos de motores que também compõe a unidade motriz, o MGU-K e MGU-H que é depois armazenada nas baterias de iões de lítio. Todo este sistema que possibilita o reaproveitamento de energia no monolugar é o ERS, capaz de fornecer 120 kw de potência, cerca de 160 cv. 

Ainda segundo Vowles, como podemos ver no vídeo partilhado pela Williams, Logan Sargeant ficou aborrecido com os erros que cometeu, mas também percebe que há ritmo no carro nesta pista. O responsável da equipa britânica admite que os seus pilotos terão de lutar para passar o Q1, um cenário diferente dos dois eventos passados, não surpreendendo a equipa, que sabia que iria ter dificuldades em Singapura.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado