F1, GP Singapura: A Red Bull tem muito para fazer antes da qualificação

Por a 15 Setembro 2023 18:11

Foi um primeiro dia de Grande Prémio de Singapura frustrante para a Red Bull e Sergio Pérez e Max Verstappen. Não parece ser um jogo para esconder performance, revelando amanhã um carro capaz de bater toda a concorrência na sessão de qualificação. Será preciso mesmo muito trabalho, tanto em Marina Bay como em Milton Keynes para otimizar a afinação dos dois RB19 e resolver os problemas de travagem que se queixaram os pilotos. 

A Ferrari esteve em destaque em ambos os treinos de sexta-feira, revelando ter alguma margem de terreno para a concorrência. George Russell, que terminou o dia satisfeito, considera que os italianos ainda não mostraram todo o potencial do carro no traçado de Marina Bay, podendo amanhã ainda retirar alguns centésimos de segundo ao ritmo apresentado hoje. O piloto britânico prevê uma dura batalha entre cinco equipas, onde qualquer milésimo pode fazer a diferença, mas Charles Leclerc e Carlos Sainz terminaram o treino livre 2 com mais de 0.2s para o piloto da Mercedes. 

Em pior situação está a Red Bull e os seus dois pilotos. Sergio Pérez e Max Verstappen alcançaram o sétimo e oitavo lugares no segundo treino, respectivamente. No treino inaugural, Verstappen ainda completou uma volta rápida a 0.126s de Leclerc, o piloto mais rápido nessa sessão, alcançando o terceiro posto da tabela de tempos. No entanto, com o regresso à pista para o segundo treino, o neerlandês queixou-se da traseira estar muito ‘solta’, o mesmo piloto que prefere uma afinação deste género. Momentos depois foi a vez de Pérez afirmar o mesmo, depois de serem transmitidas imagens que demonstraram as dificuldades que Verstappen disse ter. 

Max Verstappen acabou por admitir, no final do treino, que “a Ferrari está muito rápida, estamos simplesmente pior do que esperávamos. É claro que vamos tentar melhorar, mas a diferença é bastante grande”. A razão por trás da diferença “bastante grande” que Verstappen indicou, está no equilíbrio do RB19 nas curvas de Singapura. “Tive muitas dificuldades com o equilíbrio do carro. Tentámos várias coisas no TL2″, continuou o piloto que lidera o campeonato. “Algumas funcionaram, outras não, mas nunca chegamos a conseguir equilibrar o carro. Há apenas algumas coisas que não compreendemos, por isso é isso que temos de analisar.”

O seu companheiro de equipa apontou o mesmo problema.  “Estamos a lutar um pouco com a traseira do carro, especialmente no TL2, por isso há muitas coisas para analisar”, disse o piloto mexicano, acrescentando que espera conseguir “a melhor afinação possível, porque sabemos que a qualificação é muito importante”. 

Se o ritmo da Ferrari apanhou de surpresa Charles Leclerc, não aconteceu o mesmo com Pérez, que realçou que esperava que “a Ferrari fosse muito forte”, enquanto a Red Bull está “muito longe”. Será “um grande desafio” para recuperar o terreno que separa as duas equipas neste momento, realçou o piloto. 

Esperam-se horas extras em Milton Keynes para colocar os dois pilotos na luta pela pole position na qualificação de amanhã.

Foto: Philippe NANCHINO / MPSA

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Scirocco
Scirocco
7 meses atrás

A corrida promete…

últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado