F1 GP Japão: Mercedes favorita, mas RedBull pode surpreender | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

F1 GP Japão: Mercedes favorita, mas RedBull pode surpreender

José Manuel Costa by José Manuel Costa
3 Outubro, 2018
in Destaque Homepage, F1, FÓRMULA 1
A A
F1 GP Japão: Mercedes favorita, mas RedBull pode surpreender

Formel 1 - Mercedes-AMG Petronas Motorsport, Großer Preis von Russland 2018. Lewis Hamilton, Valtteri Bottas Formula One - Mercedes-AMG Petronas Motorsport, Russian GP 2018. Lewis Hamilton, Valtteri Bottas


Share on FacebookShare on Twitter

As derrotas em Singapura e na Rússia deixaram a Mercedes com mão e meia na taça e a Ferrari a lamber as feridas dos seus vários erros. Suzuka é uma pista tradicional e a casa de Maranello quer recuperar as tropas e erguer a cabeça, mas arrisca-se no país do sol nascente a apanhar outra desilusão até porque a RedBull está mais ameaçadora do que era esperado.

Chegamos à 17ª corrida da temporada e estamos perante um “dejá vu”: Sebastian Vettel e a Ferrari tinha a porta aberta para o alemão ganhar o quinto título durante os meses de verão, mas chegou ao Japão com apenas uma fresta por onde não conseguiu entrar. Parece que as energias e a imaginação acabaram-se lá para os lados de Maranello, pois o avanço que o SF71H tinha para o W09EQ, simplesmente, desapareceu! Razões para isso?

Uma delas está na FIA, pois desde Singapura que foram instalados sensores para avaliar a capacidade descarga das baterias do Ferrari e, como por magia, o SF71H deixou de andar muito mais depressa que o Mercedes e o RedBull. Outra razão pode estar no excesso de desenvolvimento da aerodinâmica do carro, prejudicando um equilíbrio notório na primeira parte do campeonato e que desapareceu, levando até o SF71H a ser menos clemente com os pneus.

Artigos relacionados

Rali Castelo Branco: Terceira vitória de Rúben Rodrigues

Rali Castelo Branco: Terceira vitória de Rúben Rodrigues

20 Junho, 2026
CPR, Rali de Castelo Branco/PEC10: 14.4s separa trio que luta pelo pódio

CPR, Rali de Castelo Branco/PEC10: 14.4s separa trio que luta pelo pódio

20 Junho, 2026

Esta última razão pode ser preocupante pois a RedBull, apesar do “handicap” que é o motor Renault, mostrou na Rússia um andamento inesperado cortesia de um chassis que está no auge do seu desenvolvimento e que em Suzuka pode dar muitas dores de cabeça à Ferrari e até à Mercedes.

Evidentemente que a vantagem do motor Ferrari e as eternas dificuldades em ultrapassar em Suzuka, não deverão colocar em risco as intenções da equipa italiana de, pelo menos, lutar pela primeira fila da grelha. Mas para isso acontecer, os Ferrari têm de contrariar o favoritismo da Mercedes nesta pista.

Se é verdade que o nível está, agora, muito semelhante, a fluidez do traçado de Suzuka rimam com as qualidades do W09EQ e as quatro vitórias consecutivas provam isso mesmo. E para piorar o cenário para a Ferrari e seus “tifosi”, as temperaturas vão estar amenas em Suzuka e tufão “Kong Rey” vai passar por aquela zona do Japão banhando a pista com muita água. E este ano já se percebeu que com chuva, a Ferrari mete muita água… Portanto, aproxima-se mais um fim de semana muito duro para a Ferrari, onde não pode cometer erros e tem de forçar a Mercedes a cometê-los.

Quanto ao resto do pelotão, muita atenção à Sauber e a Charles Leclerc. O miúdo está apostado em assustar Vettel e vai assinando exibições e manobras de talento raro, empurrando a equipa suiça para patamares onde há muito já não andava. Palavra à Renault e à Haas que, na Rússia, estiveram menos bem. O motor Honda poderá ser uma bela ajuda para que Pierre Gasly e Brendon Hartley possam lutar por um lugar nos pontos. Já a McLaren e a Williams dificilmente deixarão os últimos lugares, arrastando-se até final da temporada de uma forma confrangedora e penosa, particularmente, para quem lembra os anos gloriosos destas duas equipas.

A Pirelli trouxe para o Japão as misturas Média, Macia e Supermacia, a mesma escolha de 2017, mas este ano com as misturas todas mais macias que no ano passado. Poderemos ter algumas surpresas neste particular como sucedeu na Rússia, com o desgaste a surpreender e a obrigar a jogadas táticas que deixaram a nu algumas fragilidades. Sendo um circuito que não tem ressaltos e com corretores benignos, os carros terão, todos, suspensões afinadas para o mais duro, colocando mais um desafio aos pneus, particularmente na famosa curva 130R. Palavra final para a Honda. Numa prova onde não deverão surgir um grande número de novidades técnicas como será o comportamento da Honda em casa?

Lembram como foi o GP do Japão de 2017? Lewis Hamilton começou na “pole position” (com o tempo de 1m27,319s) e dominou as 53 voltas da corrida, tendo apenas um pequeno sobressalto no final quando o Mercedes desenvolveu vibrações que dificultavam a pilotagem do campeão do Mundo em título. Foi por isso que Max Verstappen se aproximou, bastante, e terminou a corrida a 1,211 segundos de Hamilton. O terceiro lugar ficou para o outro RedBull de Daniel Ricciardo, ficando fora do pódio os Ferrari, o de Vettel apoquentado por um problema numa vela defeituosa que o obrigou a abandonar e o de Raikkonen a ficar no quinto lugar, atrás de Valteri Bottas. A volta mais rápida da corrida foi do finlandês da Mercedes com 1m33,144s e Hamilton saiu de Suzuka com 59 pontos de vantagem que não desperdiçou, conquistando o seu quarto título mundial.

Tags: AutoSportF1FerrariGP JapãoMercedesRedBullSuzuka
José Manuel Costa

José Manuel Costa

Artigos relacionados

Rali Castelo Branco: Terceira vitória de Rúben Rodrigues
Destaque Homepage

Rali Castelo Branco: Terceira vitória de Rúben Rodrigues

by Fábio Mendes
20 Junho, 2026
CPR, Rali de Castelo Branco/PEC10: 14.4s separa trio que luta pelo pódio
Destaque Homepage

CPR, Rali de Castelo Branco/PEC10: 14.4s separa trio que luta pelo pódio

by José Luis Abreu
20 Junho, 2026
Next Post
GP China F1: Horários e informações

F1: A logística do Grande Circo

F1, Christian Horner: "Desde o Mónaco, o Max tem pilotado incrivelmente bem"

Please login to join discussion
  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
Rali Castelo Branco: Terceira vitória de Rúben Rodrigues

Rali Castelo Branco: Terceira vitória de Rúben Rodrigues

20 Junho, 2026
Rali Castelo Branco, PEC11: Rúben Rodrigues com o triunfo praticamente garantido

Rali Castelo Branco, PEC11: Rúben Rodrigues com o triunfo praticamente garantido

20 Junho, 2026

F4 Spain, Aragão: Mais uma excelente recuperação de Noah Monteiro

20 Junho, 2026

Fórmula E: Comissários não revertem penalização a Félix da Costa, uma das dez aplicadas durante a corrida

20 Junho, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright