F1, GP do Japão: Max Verstappen volta a vencer, Red Bull conquista o título
Depois de um fim de semana menos conseguido em Singapura, Max Verstappen bateu o pé e mostrou de forma clara que o domínio da Red Bull foi apenas brevemente interrompido. Tivemos uma volta de qualificação brilhante, e na corrida, Verstappen não deu hipóteses. Ganhou a liderança na primeira volta e foi sempre o mais rápido em pista, numa demonstração clara da capacidade do piloto e da máquina criada pela Red Bull, que selou o sexto título de construtores em Suzuka.
Para a McLaren foi uma excelente corrida com uma dobradinha no pódio. Lando Norris aproveitou a luta entre Oscar Piastri e Verstappen na largada para ganhar o segundo lugar e desde então, teve sempre o pódio à vista. Piastri teve ainda uma esperança de ganhar o segundo lugar, com uma paragem sob VSC, mas a vantagem foi curta e o jovem australiano teve de se contentar com o terceiro lugar, o primeiro pódio do piloto.
A luta pelo top 5 foi animada, com Charles Leclerc a fazer uma boa corrida e a terminar em quarto. Na Mercedes, a tarde foi mais complicada. George Russell tentou fazer render a estratégia de uma paragem, mas pagou caro pelo preço. A equipa não geriu da melhor forma as últimas voltas e Russell não terá ficado muito contente. Russell terminou em sétimo, e a luta entre Hamilton e Sainz durou até a última volta. Hamilton ficou com o quinto posto, Sainz contentou-se com o sexto.
Fernando Alonso foi oitavo, numa corrida muito aguerrida, terminando à frente de Esteban Ocon e Pierre Gasly, numa troca que aconteceu na última volta.
Resumo da corrida
Suzuka foi palco da 16ª jornada do Campeonato do Mundo de F1. Com céu limpo, sem chuva e com calor, os pilotos iniciaram a primeira de 53 voltas de forma algo caótica. Max Verstappen não fez a melhor das largadas e ficou sob pressão de Oscar Piastri, mas foi Lando Norris que mais perto esteve de passar o #1 da Red Bull, que fechou bem a porta ao britânico. Mais atrás, vários incidentes com Sergio Pérez a ver-se envolvido na luta com os Ferrari, com toques e Lewis Hamilton a ir fora de pista por breves instantes. Também Valtteri Bottas, Zhou Guanyu, Alex Albon, Esteban Ocon viram-se envolvidos em lutas e toques. Dessas escaramuças foram vítimas, Pérez, Bottas, Zhou e Albon tivera de entrar nas boxes para trocar de asas dianteiras.
Depois da primeira volta, Max Verstappen começou a cavar o fosso para a concorrência e controlou a corrida como quis. O seu ritmo foi sempre forte e a vitória nunca esteve em questão. Já para o seu colega de equipa, foi uma tarde para esquecer. Não bastassem os toques na largada, Pérez foi penalizado por ultrapassar um carro sob Safety Car, na entrada da via das boxes. Outra penalização viria por um toque desnecessário em Kevin Magnussen. Pérez acabou por desistir, mas regressou à pista apenas para cumprir a penalização e ir com o “cadastro limpo” para a próxima corrida. Jogada inteligente da Red Bull.
Após assumir o segundo lugar, Lando Norris fez uma boa corrida. Ainda houve momentos de indefinição com Oscar Piastri na volta 30, depois das primeiras paragens. Piastri beneficiou do VSC provocado pelo toque de Sergio Pérez e surgiu à frente de Norris e depois de alguma indefinição, Norris passou por Piastri, numa manobra orquestrada pela equipa. A ordem na McLaren nunca mais seria alterada, mas a luta pelo pódio teve um elemento perturbador.
A McLaren estava mais forte e era clara candidata ao pódio, mas George Russell quis arriscar e tentou a estratégia de uma paragem. Com a elevada degradação dos pneus a tarefa seria complicada, mas Russell arriscou e obrigou a McLaren a uma gestão mais cuidada do ritmo. Mas depois segundas paragens nas boxes de Norris e Piastri, a dupla da McLaren ganhou tempo de forma rápida ao piloto da Mercedes que não teve argumentos para segurar os carros de Woking.
Foi mesmo Russell um dos principais animadores da corrida. Logo nas primeiras voltas a luta acesa com Lewis Hamilton, com momentos tensos. Já perto do fim e com a estratégia de uma paragem a revelar-se demasiado difícil para conseguir um pódio e depois de já ter sido ultrapassado por Charles Leclerc (que fez uma corrida discreta, mas muito consistente) pelo quarto lugar, teve de deixar passar Hamilton, que vinha mais rápido, a pedido da equipa. Russell pediu para Hamilton se manter entre ele e Sainz, garantindo que cederia a posição na última volta, mas a equipa não aceitou. Russell abriu a porta a Hamilton, que ficou para dar o DRS a Russell. Mas o desgaste de pneus era já demasiado e Sainz passou por Russell sem grandes dificuldades. Sainz ainda tentou chegar ao quinto lugar, mas Hamilton não o permitiu.
Para Fernando Alonso foi uma corrida dura. A equipa mandou o espanhol parar na volta 12, mas foi demasiado cedo e o espanhol caiu no meio do tráfego, perdendo muito tempo. O #14 fez uma corrida na raça, recuperando lugares já na segunda metade da corrida, mas ficou claramente descontente com a opção da equipa. Lance Stroll teve um regresso à competição para esquecer, com uma desistência com danos no seu carro. A Alpine conseguiu colocar os dois carros no pódio, numa boa operação da equipa. Liam Lawson terminou em 11º, à frente de Yuki Tsunoda, mostrando mais uma vez que tem qualidade para se manter na F1. Zhou (com danos no carro) e a dupla da Haas terminaram a corrida fora dos pontos.
Na lista de desistência tivemos os dois Williams (fim de semana péssimo) com os danos nos carros a motivarem o final prematuro, numa primeira volta que se revelou cara. Sargeant terá comprometido definitivamente as suas hipóteses de ficar na equipa. Depois do erro na qualificação, um arranque atribulado, uma travagem queimada que atirou Bottas para fora da corrida. Ambos acabaram por desistir
Verstappen venceu, a Red Bull conseguiu a sua 107ª vitória e o sexto título de construtores, o segundo consecutivo. A festa do título de Verstappen pode ser feita já no Catar.
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Corrida previsível sem grande interesse apesar de termos tido muitas utrapassagens, mesmo assim a ordem de ontem da qualificação praticamente prevaleceu hoje! Max autêntico passeio no parque a provar que a prova anterior de singapura foi apenas um pequeno precalço, Perez hoje o pior da corrida de longe erros atrás de erros quase punha o hamilton de fora nem foi penalizado por isso, parabéns à Red Bull a segurar mais um titulo de construtores o 6º a ficar apenas a 2 de distância da Mercedes na f1! Mclaren a confirmar neste momento ser a 2ª força no mundial atrás da… Ler mais »
As corridas deveriam ser todas de madrugada. Deste modo, o Gui faria sempre comentários com pés e cabeça 🙂 🙂 🙂
Está nas 7 quintas com a McLaren no topo.
Não é o único…
Max e Piastri os melhores com Alonso e Leclerc a seguir.
Lando sai beneficiado e Russell prejudicado.
Lawson esteve bem mas talvez animicamente afetado.
Boa corrida numa pista fantástica.
E o Liam Lawson, embora fora dos pontos, fez mais uma corrida em que mostrou uma enorme solidez e ficou à frente do colega de equipa. Mas é ele quem fica de fora da F1 para o ano, a menos que haja uma equipa cujos directores tenham olhos na cara e o resgate daquele manicómio em que a Alpha Tauri se está a tornar.
Infelizmente, neste momento só existe mesmo apenas 1 lugar disponível para 2024, na Williams, lugar esse que vai ter um custo astronómico para quem lá se for sentar. No Brasil garantem que ao brasileiro Filipe, reserva da Aston, foram pedidos 20 milhões para lá se sentar. Não me parece que a Red-Bull esteja disposta a pagar isso para lá colocar o Lawson, ainda para mais quando a Mercedes tem um jovem piloto na F2 a disputar o campeonato e caso o ganhe, tem obrigatoriamente de sair. Por mais injusto venha a ser, o Lawson não terá lugar no plantel que… Ler mais »
Há que dar os parabéns a equipe campeã, e a Red Bull está de parabéns e Verstappen faz uma grande prova. A McLaren merece este duplo pódio dada a evolução ao longo da época. Quanto ao resto não existe muito a dizer a Ferrari não tinha hoje ritmo para mais, Russell a ter que a obedecer a uma ordem da equipa, será que vai ter que se habituar? E parece descabido às declarações de Hamilton no final dizer que não tem vontade de guiar o carro, não creio que seja com este tipo de afirmação que se motiva uma equipa… Ler mais »
Seria bom ver a corrida com olhos de ver. O Russell estava com os pneus muito mais desgastados por ter feito só uma paragem. Se Hamilton não tivesse passado, Sainz teria passado os dois, assim só passou um. A isto chama-se pôr a equipa à frente dos pilotos.
Porque é que só falou na Mercedes? A McLaren também deu ordem de equipa…
Percebo o que está a dizer mas eu sou coerente com o que sempre disse não gosto deste tipo de ordens, seja em que equipa for para mim é o piloto que tem que em pista conquistar a posição. Aceito quem possa gostar e tenha uma opinião diferente mas esta é a minha.
Ponto prévio, declaração de interesses: sou, por sistema, contra ordens de equipa. Quando a equipa de Schumacher e as diversas equipas do ham começaram a abusar deste tipo de ordens tornou-se insuportável de ver. Pontualmente é uma coisa, sendo norma é outra muito diferente. Posto isto, houve duas ordens de equipa nesta prova mas completamente antagônicas. A da mclaren deu para perceber a ideia, visto que seria para proteger a posição da equipa (manter os dois lugares que ocupavam, independente de qual o piloto as ocupava). Até porque após o pit stop as posições iriam novamente se inverter e assim… Ler mais »
Faltou referir a troca imposta pela Alpine.
Verdade. Outra troca que não se entende senão por apenas se querer ajudar um dos pilotos.
Ir buscar o Schumacher e vir com essa patranha das ordens de equipa, só um alonsiano a 200%…
O Rubinho fartou-se de rir de ti agora.
Confirma- se o que já se evidenciou nos anteriores comentários. És um fanático, daqueles que só falseiam os factos, do espanhol.
Eu nem era para alimentar mais isto. Conforme já disse há uns dias atrás tu és alguém com conhecimento e mereces o meu respeito por isso. Mas a tua “tara” com Alonso tolda o teu pensamento e chega a dar pena alheia os moinhos que vês tal Dom Quixote. Também há bastante tempo te disse que Alonso nao ocupa um lugar nas minhas preferências. Também expliquei o porquê. Não tenho que o fazer e nem me apetece (até porque acho que era cair em saco roto) voltar a explanar as razões. Não ser dos meus preferidos nao me tolda a… Ler mais »
O Rubinho? Aquele que ainda hoje chora ?…
Nao sei se ainda chora ou não. Sei que o que fizeram com ele foi de uma baixeza incrível. Também sei que vi uma entrevista com ele onde ele teceu inúmeros elogios a Schumacher, retirando qualquer ônus do alemão do que fizeram com ele. E para não haver dúvidas, foi bem antes do acidente de Sky. Mas se calhar isto que estou a contar, também serão para ti falsear factos. Apenas um conselho se me permites, críticas quem só liga ao que a imprensa britânica refere é até tens alguma razão nisso. Mas não leias só a italiana porque isso… Ler mais »
E não estou preocupado com os pontos negativos, pois já sabia que os fans da equipa e piloto iam desatar a dá-los😉E tem razão a McLaren também o fez. Aliás qualquer piloto agora que chega a traseira do colega começa logo a dizer que está mais rápido, se está que o prove no braço.
Também percebo o seu ponto de vista, mas há um campeonato de construtores em jogo, que dá muito dinheiro, daí as equipas pensarem mais nele do que nos pilotos.
Conforme explanei o meu ponto de vista em cima, acho que fizeram foi o contrário. Pensaram mais o sucesso de um deles do que na equipa.
Não. Se quem tinha melhores pneus ficava atrás, o Sainz passava os dois. Suzuka não é Singapura, pelo que a táctica Sainz não resultaria.
Nao concordo. Com pneus melhores ainda melhor se conseguiria defender usando o drs do “companheiro”. Até daria para defender usando a sua tactica tantas vezes usada de sair largo e o adversario ou trava ou há mais um dos típicos “incidentes de corrida”.
Temos opiniões diferentes que não vão mudar, portanto não adianta continuar esta discussão.
Não vale a pena, este companheiro tem uns óculos anti Hamilton e é incapaz de os tirar.
Ate critiquei esse cidadão e não a equipa dele….
Que Deus vos perdoe e que Ele continue a zelar pelo seu rebanho.
Sainz concorda com o meu ponto de vista.
E voltámos ao normal com Max a dominar. A McLaren muito bem, a ser a equipa que melhor desenvolveu o carro ao longo do ano. Ferrari bem, Mercedes com uma estratégia um pouco estranha com Russell, Alonso a provar que a Aston Martin estagnou. Alpine nos pontos e com os dois pilotos, algo pouco visto este ano. Lawson a bater Tsunoda na casa deste. Eu estou dividida, não sei a quem dar o “prémio limão”, se a Sargeant, se a Perez, já que estiveram os dois desastrados. Aquela de fazer regressar o Perez para cumprir a penalização, só podia sair… Ler mais »
Mais um título, siga. Venha agora o próximo…
O próximo será do Norris, disse-me o Zandinga 🙂 🙂
Não me importo, desde que tenha Honda ou HRC no carro, será sempre bom. Poderá ser na Aston Martin no futuro?
Nao ficaria surpreso se assim fosse. As bases da Aston estão a ser bem feitas. Vai depender se conseguem uma boa dupla de pilotos a partir de 2026.
Só se o Strollito fizer um ADN que dê um resultado inesperado para o Strolão.
Eu referi que tinham de ter uma dupla de pilotos boa. 🤣
Eheh, imparcialidade acima de tudo 😃😃
Nisso sou imparcial, é me exactamente igual seja qual seja o piloto a ser campeão, desde que seja Honda…
Não. O Norris tem de ser campeão com a McLaren porque eu quero 🙂 🙂 🙂
Neste momento a Honda fornece 2 equipas… não vejo motivo para que não possam fornecer a McLaren e a Aston Martin…
Tenho a ideia que o acordo é de exclusividade. Um pouco semelhante com o que foi assinado com a red bull em 2019.
McLaren Honda volta a soar-me bem.
Um dos poucos circuitos naturais que ainda restam, embora tenha lá uma chicane que destoa um bocado. A corrida foi normal com o vencedor do costume, o que mais realça o apagão da prova anterior. A Mclaren parece estar a chegar-se ao topo com regularidade. Optimo para o campeonato.