F1: Force India e Sauber retiram queixa na União Europeia

Por a 25 Janeiro 2018 16:35

Estávamos em 2015 e a F1 passava por mais uma fase complicada. O fosso entre equipas grandes e pequenas estava a tornar-se insustentável e a saída da Caterham por falta de verbas, a quem se juntou a Marussia ( que ainda sobreviveria com o nome Manor, mas por pouco tempo) suscitou um coro de protestos por parte dos responsáveis das equipas de menor dimensão, que levou inclusive à apresentação de uma queixa na EU por parte da Force India e da Sauber,  acusando os responsáveis pelos direitos comerciais da F1 ( Bernie Ecclestone) de distribuição injusta dos lucros.

 

A divisão de lucros da F1 sempre foi motivo para discussões e guerras uma vez que o modelo era de facto injusto para as pequenas equipas. Do total dos lucros, 68% são entregues às equipas da seguinte forma: Metade do dinheiro é distribuído pelas equipas mediante a classificação final do ano anterior e outra metade mediante os resultados dos últimos 3 anos;  existe um bónus para as equipas que já foram campeãs e outro para equipas consideradas históricas. Ficou famosa a quantia que a Ferrari recebia apenas por ser única equipa a estar presente desde os primórdios da competição.

Por exemplo em 2017 a Ferrari recebeu 144 milhões de Euros em prémios, seguidos da Mercedes (137) e a Red Bull (127). A Force India recebeu 58 milhões, menos que a Williams. A Sauber recebeu 39 e a Haas 15 milhões.

Esta discrepância nos valores recebidos pelas equipas tornou-se insustentável para estruturas com menor capacidade, que desde 2014 viram os custos da competição aumentar com a introdução dos motores turbo-híbridos, não tendo capacidade também para atrair novos patrocinadores (uns culparam as equipas por falta de iniciativa, outros culparam a F1 pela falta de interesse). As equipas pequenas pediam ajuda e Bernie dizia apenas “se não têm dinheiro para correr, não corram”, colocando a hipótese de existirem 3 carros por equipa se mais saídas acontecessem.

 

Com a entrada da Liberty Media, o cenário mudou drasticamente. Os novos responsáveis pela F1, nomeadamente Chase Carey, o novo homem forte que fez questão de afastar Bernie da F1, desde início entendeu que o sistema de distribuição de lucros estava errado e que era incompreensível que um desporto que gera mais de mil milhões, tenha equipas a lutar apenas para sobreviver, sem apresentarem o mínimo de competitividade.

As mudanças que pretendem ser introduzidas na F1 englobam, para além de motores mais simples e mais baratos, um teto orçamental e uma distribuição mais equilibrada do dinheiro, para que as equipas mais pequenas possam crescer e tornarem-se mais competitivas.

É pela postura mais aberta ao dialogo e pelos planos mostrados pela nova administração da F1 que a Force India e a Sauber retiraram a queixa, mostrando-se encorajados e esperançados com a nova direção que se pretende tomar. Assim, preferem resolver os diferendos pela via do diálogo, que será certamente muito difícil pois implicará retirar privilégios e vantagens às equipas grandes, o que no passado já foi tentado sem sucesso. As negociações serão muito duras mas as equipas pequenas têm agora uma esperança e a própria F1 poderá voltar a ter equipas mais pequenas mas com capacidade de surpreender mais. Ainda a procissão vai no adro e muito há ainda por discutir.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
so23101706
so23101706
6 anos atrás

Ai ai, esse corrector automático,,, o que é a «EU»?

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  so23101706
6 anos atrás

Quer dizer que eles retiraram a queixa na eu, portanto, na deles?

so23101706
so23101706
Reply to  Frenando_Afondo™
6 anos atrás

EU não retirei nada.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado