F1: FIA vai agir para minimizar o “porpoising”
A FIA não perdeu tempo e lançou hoje uma nova Diretiva Técnica para minimizar o “porpoising”. O efeito oscilatório foi muito violento em alguns carros no fim de semana do GP do Azerbaijão, os pilotos queixaram-se de mazelas físicas e do perigo que representava continuar assim. A FIA sentiu a necessidade de intervir para que as equipa fizessem os necessários ajustes.
Eis a Diretiva Técnica lançada hoje:
“Após a oitava jornada do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 FIA deste ano, durante a qual o fenómeno das oscilações aerodinâmicas (“porpoising”) da nova geração de carros de Fórmula 1, e o efeito deste durante e após a corrida sobre o estado físico dos pilotos foi mais uma vez visível, a FIA decidiu que, no interesse da segurança, é necessário intervir para exigir que as equipas façam os ajustes necessários para reduzir ou eliminar este fenómeno.
“Foi emitida uma Directiva Técnica para dar orientações às equipas sobre as medidas que a FIA pretende tomar para enfrentar o problema. Estas incluem:
- Um exame mais atento das tábuas e patins [usados nos fundos do carros], tanto em termos da sua conceção como do desgaste observado
- A definição de uma métrica, baseada na aceleração vertical do carro, que dará um limite quantitativo para um nível aceitável de oscilações verticais. A fórmula matemática exata para esta métrica está ainda a ser analisada pela FIA, e as equipas de Fórmula 1 foram convidadas a contribuir para este processo.
“Para além destas medidas a curto prazo, a FIA convocará uma reunião técnica com as Equipas a fim de definir medidas que reduzam a propensão dos automóveis para exibirem tais fenómenos a médio prazo.
A FIA decidiu intervir após consulta com os seus médicos, no interesse da segurança dos pilotos. Num desporto em que os concorrentes conduzem regularmente a velocidades superiores a 300km/h, considera-se que toda a concentração de um piloto tem de se focar nessa tarefa e que o cansaço ou dor excessivos sentidos por um piloto podem ter consequências significativas caso resultem numa perda de concentração. Além disso, a FIA tem preocupações em relação ao impacto físico imediato sobre a saúde dos pilotos , alguns dos quais relataram dores nas costas na sequência de acontecimentos recentes”.
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Exatamente o que eu tinha sugerido ! Tiro pela culatra para quem se queixou mais.
Não vi, mas acredito. Por acaso, estas foram ambas as que eu sugeri na recente sondagem (tinha sugerido em alternativa, não em acumulação). Talvez percebas um bocadinho mais de aerodinâmica do que de termodinâmica.
Ahah, folgo em ver que está mais calminho.
https://www.autosport.pt/formula1/f1/f1-mercedes-continua-a-tentar-se-livrar-se-do-porpoising-mas-a-red-bull-tem-outras-ideias/
Boa medida de forma a salvaguardar a integridade física dos Pilotos. No entanto, não será de admirar ver algumas Equipas e Pilotos agora a queixarem-se da perda de performance por terem de aumentar a distancia do carro ao solo.
Aumentar a altura ao solo não será a única solução, é apenas a mais imediata. A mercedes, se insiste em manter o fundo plano flexível, mesmo que aumente a altura ao solo Irá sempre sofrer de mais pp do que quem tem fundos rígidos. Um fundo flexível tende a “encostar” uniformemente ao chão e assim bloqueia zonas de escape para o excesso de ar.
Cabe então à Equipa remediar o efeito, tal como outras equipas já o fizeram.
Já agora aumentamos o peso para 2 toneladas, reduzimos a potência a metade e aí, sim ficamos com certeza que a integridade está salvaguardada em caso de acidente…
Lendo assim por alto isto não vai resolver o problema da Mercedes, vai é a obrigar a levantar mais o carro para não bater tanto, voltamos ao desgaste do patim.
Ninguém disse que era para resolver o problema da Mercedes, é para resolver o problema de porpoising – e esse resolve-se aumentantando a distância dos carroa asolo, evita-se o stall.
Mas era o que eles pensavam.
stall?
Acho que correu mal para quem encenou esta cena toda. O gajo não ia fazer um filme com o Brad Pitt? O gajo é artista…
Pena é que já começaram a contaminar o Russell por quem eu até nutria uma certa admiração enfim são jogadas do parte auscultadores…
Pois é, essas medidas, para além de serem difíceis de policiar, e puderem levar a penalizações surpresa após o fim das corridas, são obviamente contrárias ás aspirações da Mercedes, que no fundo quer é o regresso da suspensão auto-nivelante, seja activa ou passiva, para tirarem o máximo partido dos seus números do túnel de vento.
Como tal, os jornalistas britânicos já estão a especular que a FIA deve, e irá mais longe, permitindo para o ano alguns dos sistemas banidos este ano, tudo em nome da “segurança” claro!
A história repete-se… Parece o drama dos pneus de 2013. Cheira que certas equipas (*cough mb cough*) terão de levantar o carro perdendo performance, mas dada a proximidade com certos artistas, também vão estar bem metidas nos regulamentos para 2023. Depois são de novo os heróis, de um ano para o outro vão do ‘pior’ carro, para ganhar o campeonato… As equipas é que têm contrato com o piloto, são elas que deveriam estar preocupadas com a segurança. Se um carro tiver um acidente por isto, só é problema de quem o fez, para os restantes… é m**** e moscas… Ler mais »
O problema está na falta de linearidade da carga aerodinâmica e portanto a variação brusca da mesma que ora puxa ora larga ora puxa. A razão desta reacção poderão ser a má combinação dos extractores laterais e ou traseiros com o fundo plano(obrigatório e que proíbe as saias laterais) do carro. O facto de na temporada passada não haver este problema e haver este ano é que me intriga.
A resposta é simples. A proibição dos inerters.
Sim senhor gtman! Constato que este espaço de comentário tem um elevado nível técnico! Fui consultar (confesso a minha ignorância) e lá está https://the-race.com/formula-1/f1-2022-car-rule-changes-guide/
Mais uma vez mudam-se as regras a meio do jogo. Para favorecer basicamente um team que está em baixo porque falhou no carro. A segurança é um saco onde cabe tudo, e onde se inclina o campo consoante os interesses. Joguem na playstation que aí não se magoam…mas podem cair da cadeira e ficarem algo combalidos.
Uma coisa é certa em termos de performance e segurança dos carros ficaram piores… Em termos de espetáculo também . este ano está a ser muito menos interessante no que ano passado… A FIA é deveria ter tido mais cuidado na parte técnica ,aerodinâmica do carro , mudaram os fundos do carros e asas para dar downforce para haver mais ultrapassagens para melhorar o espetáculo, não vejo nada disso…Este ano está tudo pior o Mr Bean vai fazer um mundial a passear depois de criticarem a Mercedes durante anos…HIpócrisia
Como o porpoising pode se tornar um problema de saúde para a F1 a longo prazo… O efeito do salto dos carros pode causar doenças neurodegenerativas a longo prazo nos pilotos segundo alguns estudos efetuados em outras modalidades motorizadas… Em sintese conclusivo os pseudo-técnicos que aqui aparecem que sabem mais que os engenheiros da Mercedes que se calem e não abram a boca ou mexer as mãoszinhas para escrever asneiras. e sejam mais humildes porque fica bem…
Sim sim, o que vossa excelência, e o que a Mercedes quer sei eu, é uma mãozinha da FIA!
Mostre lá esses estudos e os pilotos afectados, e com provas cientificas concretas que foram “saltos” que causaram isso!
Tenho a impressão que vamos esperar sentados!…
É um assunto complexo e extenso para para estar a expôr tudo aqui , mas já li sobre isso, tem influência as vibrações e saltos provocam danos na coluna e estrurutra ócia e alterações neurossensoriais e do teu sistema nervoso central … Queres saber faz uma pesquisa no google e lês sobre um assunto que existe e é importante…Eu estudo sentado e faço as minhas pesquisas sentado, faz como quiseres amigo…
Cultura geral hoje tens uma ferramenta que é o google, não te vou dar aulas de coisas que ás tantas nem percebes nada…
Saudações !…
Muita parra e pouca uva.
Isto nunca foi tema durante décadas, mas agora que a Mercedes precisa de ajuda, de repente é uma questão de vida ou morte.
Acho que quem vai esperar sentado é vs Excelencia, se pensa que a FIA vai ajudar a Mercedes a sair desta. O que eles anunciaram é só para inglês ver, e se Hamilon se queixa muito, arrisca-se é a levar com uma bandeira preta ainda antes das corridas terminarem.
Desculpe sem o excelência…srsrsrsrsrsr