F1: FIA entende que Verstappen foi ‘duro mas justo’ com Raikkonen

Por a 29 Julho 2016 15:46

A luta entre Max Verstappen e Kimi Raikkonen no Grande Prémio da Hungria de Fórmula 1 foi dos momentos mais interessantes da corrida e na altura muitos entenderam que o holandês passou das marcas ao ponto da questão ter sido analisada na altura e depois da corrida pelos Comissários Desportivos GP da Hungria, mas agora, uma semana depois, ficou a saber-se que os Comissários entenderam que a luta entre ambos foi “dura mas leal”, portanto, dentro das regras, segundo a FIA. Já em Hockenheim, Charlie Whiting, diretor de corrida da FIA revelou que “penso que muita gente tinha pensado que o Max (Verstappen) movimentou o seu carro mais do que uma vez mas nós não entendemos assim. Não há uma regra que impeça um piloto de mover o carro em travagem, embora os pilotos entendam que não é o mais desejável” disse Whiting que adiantou ainda que as manobras foram feitas nos limites da legalidade. Veja o vídeo.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
12 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Curioso que em tempos houve outro rookie, que agora até é tri-campeão mundial, mas que na altura a FIA não foi tão benevolente. Esse piloto se tivesse feito o que fez o Max, das duas uma, ou levava uma valente reprimenda que apareceria em todos os jornais ou uma penalização de qualquer tipo, como aliás levou bastante, algumas sem se perceber muito bem porquê… Mas ok. Pessoalmente acho que o Verstappen abusou e acabou por provocar o toque que destruiu parte da asa de Raikkonen e se este último não fosse tão rápido nos seus reflexos e acabariam os dois… Ler mais »

malhaxuxas
malhaxuxas
Reply to  Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Caro forista. Não vejo em quê o Max foi incorreto. Vejo é um Kimi sem pedal para mais. Se bem se lembra em Espanha ainda foi mais vergonhosa a falta de competência. E digo-o porque a Ferrari merecia melhor. Mas quem os manda apostar sempre em velhos? Só o Vettel é que foi aposta acertada mas ainda não está a dar frutos. O carrinho não tem ajudado pois não? Kimi já devia estar a cuidar dos netos. Até fico sem vontade de ver 2017 só de pensar que podemos voltar a ter por lá Kimi e Massa. Alonso e Button,… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  malhaxuxas
7 anos atrás

Ok, para a próxima veremos quem arrisca e como e depois o que diz a FIA. Porque só acabaram os dois a corrida pelos reflexos do Kimi, nada mais, porque outro piloto com menos experiência (o que você chama de “velho”) teria acabado na traseira do Max, um pouco como aconteceu ao Alonso quando se estampou no Gutierrez. Porque uma coisa é defender, outra é tapar a trajectória de maneira brusca logo após o piloto que ataca ter escolhido o lado e depois ainda faz a tal cena de “voltar à trajectória”, que pode perfeitamente ser interpretado como uma segunda… Ler mais »

malhaxuxas
malhaxuxas
Reply to  Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Meu caro.
Verdade que Kimi veio lá de 14º para a frente, como diz.
Mas também é verdade que mal vi o dito a chegar à traseira do garoto e pensei. Não passa porque a chama já não está lá.
Mas se dúvidas houvesse, Espanha está aí para confirmar a minha teoria.
Depois, para não ser injusto, andei a relembrar alguma prova onde tivesse dado conta do Kimi, algo de brilhante que tivesse feito. Difícil. Não encontrei nada.

gillesi
gillesi
Reply to  Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Se o Kimi fizer o mesmo é repreendido, no mínimo. Sempre houve decisões controversas e, agora, independentemente do que as pessoas pensam, o Max vai ser protegido porque é a nova galinha dos ovos de ouro do negócio. Senão veja, ele foi 2 vezes driver of the day e no domingo à tarde já estava publicado no site F1.com, o Kimi foi driver of the day no domingo, lá apareceu a notícia na segunda.

malhaxuxas
malhaxuxas
Reply to  gillesi
7 anos atrás

Até estou de acordo consigo mas isso não retira para mim que o Kimi já não arrisca. Eu gostei do Kimi mas no tempo em que ele correu pela McLaren. Na época fez uma vitória em Susuka que para mim ficará na memória para sempre. Simplesmente soberbo. Pena que o McL na altura não tinha fiabilidade. Depois na Ferrari já não teve o mesmo brilho. Não esquecer que em 2008 quem ganhou o título foi a Ferrari e não o Kimi. Talvez se lembre que aí a uns 4 Gps do fim, com o clima instalado na Mclaren entre Alo… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  malhaxuxas
7 anos atrás

lol… Essa de que foi a Ferrari que venceu o título e não o Raikkonen é como dizer que o Vettel só ganhou porque o carro era bem melhor, é o mesmo argumento da treta. Mas não sei como é consigo, mas eu não consigo chegar a lado nenhum sem ser eu a conduzir o meu carro, a menos que seja um Tesla… Logo, quem ganhou os pontos dentro do monolugar foi o Kimi (já agora, foi em 2007… Não 2008), porque o monolugar não se conduz sozinho. A Ferrari ajudou? Normal, são uma equipa. O Massa ajudou? Normal, quando… Ler mais »

malhaxuxas
malhaxuxas
Reply to  Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Tem toda a razão. Foi em 2007 sim senhor.
Quanto ao resto do cometário, fraquinho fraquinho.
É a teoria do cego.

malhaxuxas
malhaxuxas
Reply to  gillesi
7 anos atrás

O driver of the day é tudo muito lindo mas…geração facebook

driver-on-track
driver-on-track
7 anos atrás

obviamente visivel a todos…. o rapaz tem talento….e o Raikonen esta na curva descendente… mas acho que segundo estas regras actuais que retiram toda e qualquer emocao as provas e que eu destesto e desprezo….. talvez o Raikonen tenha alguma razao… mas pouca……

malhaxuxas
malhaxuxas
Reply to  driver-on-track
7 anos atrás

Ora aí está!

acpinto
acpinto
7 anos atrás

Entre tudo o que li destaco: No artigo: “…Não há uma regra que impeça um piloto de mover o carro em travagem, embora os pilotos entendam que não é o mais desejável” Já vi pilotos penalizados com base nisto! “penso que muita gente tinha pensado que o Max (Verstappen) movimentou o seu carro mais do que uma vez mas nós não entendemos assim” lol para “mas nós não entendemos assim” – vê-se a porta aberta para o entendemos. ( mão na bola ou bola na mão – a regra que mais é desrespeitada no futebol fica agora equiparada a regra… Ler mais »

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado