F1: Ferrari e Renault apelaram veredicto da Racing Point

Por a 12 Agosto 2020 10:50

A Ferrari e Renault foram as duas únicas equipas que decidiram apelar do veredicto resultando do caso Racing Point relativo à legalidade das condutas de arrefecimento de travões do RP20.

Os Comissários Desportivos declararam que a Racing Point não tinha concebido por ela própria as suas condutas de travões traseiros, e por isso, multaram-nos em 400.000 euros e deduziram 15 pontos no campeonato. No entanto, a equipa foi autorizada a continuar a correr com as peças do seu carro.

Várias equipas não concordaram com o veredicto. A Ferrari, McLaren e a Renault, notificaram a FIA da sua intenção de recorrer, ainda na sexta-feira à noite em Silverstone, apenas 12 horas depois de a decisão ter sido anunciada. Williams juntou-se-lhes, com o Racing Point a anunciar também a intenção de apelar, logicamente com outros propósitos.

A data limite para a interposição do recurso, era ontem, terça-feira. A Ferrari tornou-se a primeira equipa a fazê-lo: “Confirmámos a nossa intenção de recorrer contra a decisão dos Comissários Desportivos 4 (emitida a 7 de Agosto às 9:30) e Documento 41 (emitido a 9 de Agosto às 16:44)”, revelou a Ferrari numa declaração.

A Renault anunciou na terça-feira à noite que também iria recorrer da decisão: “Confirmámos a nossa intenção de recorrer contra a decisão dos Comissários Desportivos relativamente às condutas de travões do Racing Point”, disse a equipa num comunicado.

“Entretanto, continuaremos a trabalhar intensamente com a FIA e todas as partes interessadas para desenvolver e implementar um quadro regulamentar claro e aplicável que assegurará que todas as equipas participantes na época de 2021 desenvolverão por si próprias o seu conceito aerodinâmico original”.

Como resultado, o caso irá agora para o Tribunal Internacional de Recurso da FIA. Entretanto, a McLaren confirmou que não vai dar seguimento ao caso: “A McLaren Racing decidiu não recorrer das decisões dos Comissários Desportivos da FIA em relação aos protestos da Renault contra o Racing Point”, disse a equipa.

“A equipa congratula-se com as decisões e conclusões dos Comissários Desportivos neste caso e, o que é importante, que a FIA demonstrou que as transgressões das regras serão investigadas e punidas. Além disso, a McLaren Racing congratula-se com o facto da FIA pretender esclarecer melhor os regulamentos desportivos e técnicos para proteger a Fórmula 1 como um desporto, onde as equipas são claramente definidas como Construtores, e elimina o potencial do Campeonato Mundial de Fórmula 1 incluir carros que são, de facto, cópias de outros concorrentes. Tendo em conta o exposto a McLaren Racing não continuará com um apelo neste caso. Além disso, a McLaren Racing respeita as decisões da Ferrari e da Renault de prosseguir com os seus recursos e seguirá os procedimentos com interesse. Não haverá faremos mais comentários neste momento”.

Entretanto, apesar da Williams ter manifestado surpresa com a severidade da punição, a equipa confirmou na quarta-feira, antes do Grande Prémio de Espanha, que não iria prosseguir com um recurso – embora ainda não esteja claro se a Racing Point irá juntar-se à Ferrari e à Renault na confirmação oficial de um recurso antes da data limite.

Até este momento, 10h47 de Portugal continental, a Racing Point não tinha ainda apelado, mas pode fazê-lo até ao final da manhã.

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13 Comentários
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galileufigarogmail-com
galileufigarogmail-com
3 anos atrás

Soube-se agora que McLaren e Williams retiraram os recursos. Curiosamente equipas com motores Mercedes para 2021. Como a racing point. Ahhhhh a velha F1.

831ABO
831ABO
3 anos atrás

T. Wolff – Meninos, vai ser assim: ou desistem dos recursos ou vão passar a usar motores Ferrari.
Claire e Zak – Nããããããããooooooooo! (Pegam nos telemóveis e marcam os números dos advogados.)

2fast4u
2fast4u
3 anos atrás

Depois do acordo secreto entre a FIA e a Ferrari que resultou numa quebra enorme de rendimento dos motores sem que se saiba o que se passou, é preciso muita moral

Kampux
Kampux
Reply to  2fast4u
3 anos atrás

Não tem moral? Não tinha moral se tivesse sido penalizada, mas mesmo assim lhe fosse permitido usar esse motor ilegal.

ManelDasBombas
ManelDasBombas
Reply to  Kampux
3 anos atrás

Ora nem mais! O acordo da FIA com a Ferrari pode não ter sido revelado, mas está à vista de toda a gente a quebra de rendimento dos motores. Ou seja, as consequências da irregularidade são visíveis e palpáveis.
Já outros “construtores” são considerados culpados, levam uma multazita de alguns euros e podem continuar a usar as peças ilegais!
É caso para dizer que o crime compensa.

garantia4
garantia4
3 anos atrás

No meio desta reclamaçao da Renault e dos recursos contra a RP, o que envergonha e conspurca a a F1 é ver o mitómano wolff a correr para a esquerda e para a direita aos gritos que é tudo regular. Entao afinal é parte neste conflito?! E se é tudo legal porque mentiu vergonhosamente dizendo q a RP copiou usando as fotos?! E é essa a questao: Se sabia que estava a fazer uma coisa dentro da lei, porque inventou a trafulhice das fotos para clonar o carro?! É esse o erro de base do trafulha q cobre de m-rda… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by jo baue
an19071747
an19071747
3 anos atrás

F1 esta podre. Este TÓTÓ e uma serpente. E nao pensem que ele tem amor pela Mercedes este prepara-se para ficar com um monopolio muito grande.

speedy68
speedy68
3 anos atrás

Muita aldrabagem nisto tudo … e SE fosse imposto a perda dos pontos conquistados durante as investigações e, a depender do veredicto, devolver os pontos ou dar opção à equipe de participar das corridas, sem contar pontos ou desistir da temporada 🤷‍♂️ Não aceito desonestidade, seja de qual equipe for, de qual piloto for … a F1 não pode mais ser vista como um ninho de corrupção, caso contrário corre o risco de não atrair mais espectadores, novas equipes e, fatalmente, “morrer” 🤷‍♂️🥴🤷‍♂️

Last edited 3 anos atrás by speedy68
Donadel
Donadel
3 anos atrás

Sinceramente acho que a RP é inocente nesse caso… Pois comprou os direitos do desenho no ano passado, quando ainda era permitido comprar. Nesse caso os desenhos das condutas já pertenciam à RP antes de 2020, está a usar uma peça que tem direito sobre o desenho e já lhe pertence desde o ano passado.

Kampux
Kampux
Reply to  Donadel
3 anos atrás

Os desenhos foram passados em janeiro de 2020.

Charutus GT
Charutus GT
3 anos atrás

Alguém estava à espera que a Mclaren e Williams continuassem com o recurso? vontade tinham, mas o telefone tocou e a vontade acabou.

kmsdigitais
kmsdigitais
3 anos atrás

Esta minha pergunta se calhar vai ser off-topic do assunto mas cá vai: ando ha tempos desligado por esta F1. Com isto da pandemia, as novas mudanças radicais em 2021 em novos carros e novas regras, sempre vai avante? Ou esta tudo suspenso com o covid? E os novos pneus de 18” sempre entram em acção em 2021? refiro-me no fundo ao que é dito neste site oficial da F1: https://www.formula1.com/en/latest/article.2021-f1-rules-the-key-changes-explained.2dCtCkxNofk20K1B4rJwTk.html
Se alguém me puder responder e esclarecer, agradeço.

831ABO
831ABO
Reply to  kmsdigitais
3 anos atrás

Em 2021 os carros vão ser os mesmos deste ano, por razões de equidade para com as equipas mais pequenas, que não podem acompanhar os custos da três grandes e foram as mais afectadas pela covid-19. O que vai haver é um sistema complexo de tokens (pequenas evoluções) adjudicados a cada equipa, mas sem alterações substanciais no chassis e motor. Portanto não vai haver efeito de solo nem jantes de 18” para o ano que vem: as regras anunciadas para 2021 foram adiadas e só vão entrar em vigor em 2022.

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