F1: Felipe Massa reuniu equipa jurídica para avaliar caso do título de 2008
Depois de ameaçar com ação jurídica sobre possíveis irregularidades no título de 2008 que lhe escapou por um ponto, Felipe Massa reuniu uma equipa jurídica para avaliar o que pode ser feito.
2008 ficou marcado pelo Crashgate, corrida polémica em que Nelson Piquet Jr. se despistou propositadamente para provocar a entrada de um Safety Car e assim beneficiar a corrida do seu colega Fernando Alonso, no GP de Singapura. Essa corrida prejudicou Felipe Massa, que acabou por ter uma paragem nas boxes comprometedora por altura do incidente, caindo para 13º enquanto Lewis Hamilton acabou em terceiro, ganhando vantagem no campeonato.
Numa entrevista ao F1-Insider no mês passado, Ecclestone disse que ele e Max Mosley souberam da situação “durante a época de 2008”.
“Decidimos não fazer nada na altura. Queríamos proteger o desporto e salvá-lo de um enorme escândalo. Foi por isso que persuadi o meu antigo piloto Nelson Piquet a manter a calma. Na altura, havia a regra de que uma classificação do campeonato mundial após a cerimónia de prémios da FIA no final do ano era intocável. Por isso, Hamilton recebeu o troféu e tudo ficou bem. Tivemos informação suficiente a tempo de investigar o assunto. Conforme os estatutos, deveríamos ter cancelado a corrida em Singapura sob estas condições. Felipe Massa ter-se-ia tornado campeão e não Lewis Hamilton”.
Quando o escândalo se tornou público, Massa tentou anular o resultado do GP de Singapura, mas os estatutos tornaram isso impossível uma vez que a classificação de cada época é bloqueada sob o Código Desportivo Internacional, uma vez terminada a cerimónia de entrega de prémios da FIA. Mas com as novas declarações de Bernie, o piloto brasileiro vai tentar perceber que alternativas tem.
Segundo o autosport.com, Massa reuniu agora uma equipa jurídica para avaliar o caso. No entanto, uma das suas primeiras ações foi garantir que, a partir de agora, a situação será tratada discretamente à porta fechada, o que significa que não haverá mais declarações públicas de Massa sobre as últimas medidas.
As hipóteses de Massa conseguir alguma coisa são diminutas, mas o brasileiro quer, ainda assim, entender o que pode ou não ser feito. Não parece que, na prática, este assunto traga mudanças ou até transtornos à F1, mas pode certamente dar muito tema de conversa.
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Parece-me absurdo alterar títulos adquiridos. A acontecer, abria-se uma caixa de pandora… por exemplo no título de Piquet, 1983, o motor BMW usou combustível ilegal… e outro caso, o Ninno Farina, campeão de 1950 deveria ter sido excluído por má conduta desportiva, tinha o mau habito de atirar os adversário para fora da pista, se bem que o fazia discretamente. Imagine-se ter de regurgitar o jantar porque o restaurante só aceita pagamento por MBWay o qual o cliente não tinha. Como disse: Parece-me absurdo.
Tão absurdo como a petição que corre algures para darem o título de 2021 ao Hamilton. Se vamos por aí, não faltam modalidades a querer alterar campeonatos.
Os campeonatos estão homologados, justos ou injustos, não vão ser alterados.
Só por curiosidade, o que fez o Pinin Farina em 1950 que mereça comparação com actos criminosos premeditados?
Não sei precisar em que corrida foi, mas num dos casos, forçou em pista um adversário que acabou no hospital e a reação do Ninno não foi a de um “gentleman”. No entanto ressalvo que eram outros tempos e na altura a reação deste até foi mais notada que o acidente em si. Lembro-me agora, li em tempos numa reportagem da época sobre o Grande Prémio de Marrocos, infelizmente em mau estado, mas suficiente perceber que deve ter sido uma grande corrida… quero dizer: golpada, só faltou lá o Paul Newman.
Então e o Schumacher???
O Pininfarina provavelmente desenhava automóveis, o que não é crime.
O Pininfarina desenhava carros, e marcou uma era no design. O Ninno Farina, como era conhecido na época, é na realidade o Giuseppe Farina, piloto de Fórmula 1 e primeiro piloto campeão da modalidade…
Teria que ser dada uma vista de olhos ao palmarés do Schumacher também, que implicaria uma revisão do de Damon Hill…
Que valor teria um titulo ganho nestas condições? Que orgulho teria o próprio F. Massa nesse titulo?
ridículo no minimo.
Que valor tem o título do Ham ? Não devia ele ser o primeiro a reconhecer que esse título está manchado, mostrando assim que é um campeão? Vamos comparar o eventual erro grosseiro do masi com actos criminosos ?! É preciso dar 1 exemplo do futebol para ficar clara a diferença ? Em termos desportivos o assunto está encerrado, por alguma razão existem prazos de prescrição,além de estar vedado ( os concorrentes aceitaram- no previamente) recorrer a outros tribunais para esse fim. Mas, a que propósito quase toda a gente considera q o piloto devia ter vergonha na cara antes… Ler mais »
Tem todo o valor!
Ele não tem culpa de nada, porque haveria de ser prejudicado? E realmente o Massa não perdeu o campeonato pela ação do Briatore mas sim porque os mecânicos da Ferrari foram azelhas.
Porque não invalidar a corrida de 2021 que até correram com o Masi? Sabiam tudo antes de homologar resultados.
Já agora devem também restituir a corrida que Reutmann ganhou em 81.
Tudo o que se passou na corrida após a colisão é condicionado, é fruto dessa manobra criminosa para manipular os resultados. Os frutos de uma árvore envenenada estão envenenados. O suficiente para anular este GP, o que teria realmente sucedido se a fia e o bernie não o tivessem ocultado, mas isso já não o dizes.
Quanto aos vários exemplos comparativos, não há volta a dar, a maioria dos foristas considera que uma decisão de um árbitro que aceitou ser corrompido tem o mesmo valor de uma idêntica decisão resultante de um erro de avaliação. É o que temos
Por essa ordem de ideias nao sería apenas a corrida mas o campeonato todo anulado,já que a lógica do causa/efeito suportaría toda e qualquer narrativa do prejudicado,por isto ou aquilo..! Olhar para isto com uma “agenda” de prejudicar A e favorecer B é um exercício de cinísmo e hipócrisía. Tratar o golpe de teatro da Renault com honestidade Intelectual é simplesmente focar na penalização ADEQUADA dos PREVARICADORES.Perda de pontos,penalização pecúniara e ou desqualificação.Exclusão.Tantas as possibilidades no “menú”.. Mas pelo que vou vendo o foco está mais em perceber se determinado piloto ganharía ou perdería mais,consoante determinada punição aos ÚNICOS infractores!!Ou… Ler mais »
Que mau perder. Mas tudo bem, bora lá. Mas lembrem-se que têm de devolver o título de 2021 ao Hamilton. Provavelmente até têm de lhe dar o título de 2007. E quem sabe o de 2016. Tal como o de 96 ao Hill e por aí fora. Se abrirem o precedente, têm de corrigir em todos os anos em que houve irregularidades. E já agora, o Massa não entende que isto é um “não-caso”, porque a McLaren e Hamilton não podem ser responsabilizados pelas artimanhas batoteiras de Briatore, Alonso e Renault. Se assim fosse então já tinham revertido outros títulos… Ler mais »
#stillwecry
Só para provocar um bocado, a RB ultrapassou o limite orçamental de 2021 e isso é culpa dela e o Ross Brawn afirmou que quem ultrapassasse seria desclassificado, não foi é colocado foi em papel…. há muito por onde pegar, mas a haver alterações a um titulo/campeonato, não podem ser passados meia duzia de meses sem falar em anos, ou é imediatamente (tempo curto) ou fica definitivamente homologado, no caso do limite orçamental além das penalizações deverem estar perfeitamente definidas, não podem ser verificadas quase um ano depois, se não conseguiam verificar em tempo util, arranjem outro controlo qualquer. O… Ler mais »
O título de 2007? Em honra de quê? Das fotocópias?
E 2016? Porquê?
E os títulos do “óleo queimado”? Também iam ser revistos?
O título de 96 já está entregue ao Damon Hill… não é preciso dar mais vez nenhuma…
E o de 94?… era esse?… e as corridas de suspensão, também iriam ser revistas?… no fim… ficava tudo na mesma…
Os únicos a ganharem alguma coisa nessa questão serão os advogados.
Sou brasileiro e acho que Felipe Massa está cometendo uma idiotice.
Considerando os cargos dos envolvidos à época, a própria F1 deveria investigar o que aconteceu, pelo menos para tentar recuperar um pouco da sua credibilidade.
O Felipe Massa está certíssimo de se sentir frustrado e “roubado” com o que aconteceu, mas imagina mesmo como devem estar aquelas pessoas que perderam um bom dinheiro em apostas depois de descobrirem que tudo não passou de uma manipulação de resultado…
Fica difícil até de acreditar que aquela ultrapassagem sobre o Glock, na última volta, foi realmente “limpa”.
Ou o inverso. O Massa devia explorar todas as vias a fim de ficar absolutamente claro a falta de credibilidade do circo da F1. Com as suas consequências.
Conversa vai dar. Agora se der jurisprudência, ai ai….
O Massa mais devia era ficar calado. Nem nunca teve categoria para ser campeão. O Lewis antigo, não o moderno politico que não aprecio , também podia reivindicar o titulo de 2007, ano de estreia, que por artes mágicas foi parar ao regaço do Raikonnenn e da Ferrari. Mas de ses está o mundo cheio.
Massa quer tirar ao Raikkonen o titulo de ultimo campeão com um Ferrari.