F1: Felipe Massa reuniu equipa jurídica para avaliar caso do título de 2008

Por a 24 Abril 2023 17:32

Depois de ameaçar com ação jurídica sobre possíveis irregularidades no título de 2008 que lhe escapou por um ponto, Felipe Massa reuniu uma equipa jurídica para avaliar o que pode ser feito.

2008 ficou marcado pelo Crashgate, corrida polémica em que Nelson Piquet Jr. se despistou propositadamente para provocar a entrada de um Safety Car e assim beneficiar a corrida do seu colega Fernando Alonso, no GP de Singapura. Essa corrida prejudicou Felipe Massa, que acabou por ter uma paragem nas boxes comprometedora por altura do incidente, caindo para 13º enquanto Lewis Hamilton acabou em terceiro, ganhando vantagem no campeonato.

Numa entrevista ao F1-Insider no mês passado, Ecclestone disse que ele e Max Mosley souberam da situação “durante a época de 2008”.

“Decidimos não fazer nada na altura. Queríamos proteger o desporto e salvá-lo de um enorme escândalo. Foi por isso que persuadi o meu antigo piloto Nelson Piquet a manter a calma. Na altura, havia a regra de que uma classificação do campeonato mundial após a cerimónia de prémios da FIA no final do ano era intocável. Por isso, Hamilton recebeu o troféu e tudo ficou bem. Tivemos informação suficiente a tempo de investigar o assunto. Conforme os estatutos, deveríamos ter cancelado a corrida em Singapura sob estas condições. Felipe Massa ter-se-ia tornado campeão e não Lewis Hamilton”.

Quando o escândalo se tornou público, Massa tentou anular o resultado do GP de Singapura, mas os estatutos tornaram isso impossível uma vez que a classificação de cada época é bloqueada sob o Código Desportivo Internacional, uma vez terminada a cerimónia de entrega de prémios da FIA. Mas com as novas declarações de Bernie, o piloto brasileiro vai tentar perceber que alternativas tem.

Segundo o autosport.com, Massa reuniu agora uma equipa jurídica para avaliar o caso. No entanto, uma das suas primeiras ações foi garantir que, a partir de agora, a situação será tratada discretamente à porta fechada, o que significa que não haverá mais declarações públicas de Massa sobre as últimas medidas.

As hipóteses de Massa conseguir alguma coisa são diminutas, mas o brasileiro quer, ainda assim, entender o que pode ou não ser feito. Não parece que, na prática, este assunto traga mudanças ou até transtornos à F1, mas pode certamente dar muito tema de conversa.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
23 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Chapman-F1
Chapman-F1
1 ano atrás

Parece-me absurdo alterar títulos adquiridos. A acontecer, abria-se uma caixa de pandora… por exemplo no título de Piquet, 1983, o motor BMW usou combustível ilegal… e outro caso, o Ninno Farina, campeão de 1950 deveria ter sido excluído por má conduta desportiva, tinha o mau habito de atirar os adversário para fora da pista, se bem que o fazia discretamente. Imagine-se ter de regurgitar o jantar porque o restaurante só aceita pagamento por MBWay o qual o cliente não tinha. Como disse: Parece-me absurdo.

Pity
Pity
Reply to  Chapman-F1
1 ano atrás

Tão absurdo como a petição que corre algures para darem o título de 2021 ao Hamilton. Se vamos por aí, não faltam modalidades a querer alterar campeonatos.
Os campeonatos estão homologados, justos ou injustos, não vão ser alterados.

garantia4
garantia4
Reply to  Chapman-F1
1 ano atrás

Só por curiosidade, o que fez o Pinin Farina em 1950 que mereça comparação com actos criminosos premeditados?

Chapman-F1
Chapman-F1
Reply to  garantia4
1 ano atrás

Não sei precisar em que corrida foi, mas num dos casos, forçou em pista um adversário que acabou no hospital e a reação do Ninno não foi a de um “gentleman”. No entanto ressalvo que eram outros tempos e na altura a reação deste até foi mais notada que o acidente em si. Lembro-me agora, li em tempos numa reportagem da época sobre o Grande Prémio de Marrocos, infelizmente em mau estado, mas suficiente perceber que deve ter sido uma grande corrida… quero dizer: golpada, só faltou lá o Paul Newman.

JP INAU
JP INAU
Reply to  Chapman-F1
1 ano atrás

Então e o Schumacher???

JP INAU
JP INAU
Reply to  garantia4
1 ano atrás

O Pininfarina provavelmente desenhava automóveis, o que não é crime.

Chapman-F1
Chapman-F1
Reply to  JP INAU
1 ano atrás

O Pininfarina desenhava carros, e marcou uma era no design. O Ninno Farina, como era conhecido na época, é na realidade o Giuseppe Farina, piloto de Fórmula 1 e primeiro piloto campeão da modalidade…

JP INAU
JP INAU
Reply to  Chapman-F1
1 ano atrás

Teria que ser dada uma vista de olhos ao palmarés do Schumacher também, que implicaria uma revisão do de Damon Hill…

Scirocco
Scirocco
1 ano atrás

Que valor teria um titulo ganho nestas condições? Que orgulho teria o próprio F. Massa nesse titulo?
ridículo no minimo.

garantia4
garantia4
Reply to  Scirocco
1 ano atrás

Que valor tem o título do Ham ? Não devia ele ser o primeiro a reconhecer que esse título está manchado, mostrando assim que é um campeão? Vamos comparar o eventual erro grosseiro do masi com actos criminosos ?! É preciso dar 1 exemplo do futebol para ficar clara a diferença ? Em termos desportivos o assunto está encerrado, por alguma razão existem prazos de prescrição,além de estar vedado ( os concorrentes aceitaram- no previamente) recorrer a outros tribunais para esse fim. Mas, a que propósito quase toda a gente considera q o piloto devia ter vergonha na cara antes… Ler mais »

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  garantia4
1 ano atrás

Tem todo o valor!
Ele não tem culpa de nada, porque haveria de ser prejudicado? E realmente o Massa não perdeu o campeonato pela ação do Briatore mas sim porque os mecânicos da Ferrari foram azelhas.
Porque não invalidar a corrida de 2021 que até correram com o Masi? Sabiam tudo antes de homologar resultados.
Já agora devem também restituir a corrida que Reutmann ganhou em 81.

garantia4
garantia4
Reply to  Lagaffe
1 ano atrás

Tudo o que se passou na corrida após a colisão é condicionado, é fruto dessa manobra criminosa para manipular os resultados. Os frutos de uma árvore envenenada estão envenenados. O suficiente para anular este GP, o que teria realmente sucedido se a fia e o bernie não o tivessem ocultado, mas isso já não o dizes.

Quanto aos vários exemplos comparativos, não há volta a dar, a maioria dos foristas considera que uma decisão de um árbitro que aceitou ser corrompido tem o mesmo valor de uma idêntica decisão resultante de um erro de avaliação. É o que temos

Nostradamus
Nostradamus
Reply to  garantia4
1 ano atrás

Por essa ordem de ideias nao sería apenas a corrida mas o campeonato todo anulado,já que a lógica do causa/efeito suportaría toda e qualquer narrativa do prejudicado,por isto ou aquilo..! Olhar para isto com uma “agenda” de prejudicar A e favorecer B é um exercício de cinísmo e hipócrisía. Tratar o golpe de teatro da Renault com honestidade Intelectual é simplesmente focar na penalização ADEQUADA dos PREVARICADORES.Perda de pontos,penalização pecúniara e ou desqualificação.Exclusão.Tantas as possibilidades no “menú”.. Mas pelo que vou vendo o foco está mais em perceber se determinado piloto ganharía ou perdería mais,consoante determinada punição aos ÚNICOS infractores!!Ou… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
1 ano atrás

Que mau perder. Mas tudo bem, bora lá. Mas lembrem-se que têm de devolver o título de 2021 ao Hamilton. Provavelmente até têm de lhe dar o título de 2007. E quem sabe o de 2016. Tal como o de 96 ao Hill e por aí fora. Se abrirem o precedente, têm de corrigir em todos os anos em que houve irregularidades. E já agora, o Massa não entende que isto é um “não-caso”, porque a McLaren e Hamilton não podem ser responsabilizados pelas artimanhas batoteiras de Briatore, Alonso e Renault. Se assim fosse então já tinham revertido outros títulos… Ler mais »

Last edited 1 ano atrás by Frenando_Afondo™
787B
787B
Reply to  Frenando_Afondo™
1 ano atrás

#stillwecry

Vagueante
Vagueante
Reply to  Frenando_Afondo™
1 ano atrás

Só para provocar um bocado, a RB ultrapassou o limite orçamental de 2021 e isso é culpa dela e o Ross Brawn afirmou que quem ultrapassasse seria desclassificado, não foi é colocado foi em papel…. há muito por onde pegar, mas a haver alterações a um titulo/campeonato, não podem ser passados meia duzia de meses sem falar em anos, ou é imediatamente (tempo curto) ou fica definitivamente homologado, no caso do limite orçamental além das penalizações deverem estar perfeitamente definidas, não podem ser verificadas quase um ano depois, se não conseguiam verificar em tempo util, arranjem outro controlo qualquer. O… Ler mais »

RedDevil
RedDevil
Reply to  Frenando_Afondo™
1 ano atrás

O título de 2007? Em honra de quê? Das fotocópias?
E 2016? Porquê?
E os títulos do “óleo queimado”? Também iam ser revistos?
O título de 96 já está entregue ao Damon Hill… não é preciso dar mais vez nenhuma…
E o de 94?… era esse?… e as corridas de suspensão, também iriam ser revistas?… no fim… ficava tudo na mesma…

Last edited 1 ano atrás by RedDevil
breno_mascarenhas2020_hotmail_com
breno_mascarenhas2020_hotmail_com
1 ano atrás

Os únicos a ganharem alguma coisa nessa questão serão os advogados.
Sou brasileiro e acho que Felipe Massa está cometendo uma idiotice.

bastos76
bastos76
1 ano atrás

Considerando os cargos dos envolvidos à época, a própria F1 deveria investigar o que aconteceu, pelo menos para tentar recuperar um pouco da sua credibilidade.
O Felipe Massa está certíssimo de se sentir frustrado e “roubado” com o que aconteceu, mas imagina mesmo como devem estar aquelas pessoas que perderam um bom dinheiro em apostas depois de descobrirem que tudo não passou de uma manipulação de resultado…
Fica difícil até de acreditar que aquela ultrapassagem sobre o Glock, na última volta, foi realmente “limpa”.

garantia4
garantia4
Reply to  bastos76
1 ano atrás

Ou o inverso. O Massa devia explorar todas as vias a fim de ficar absolutamente claro a falta de credibilidade do circo da F1. Com as suas consequências.

#99
#99
1 ano atrás

Conversa vai dar. Agora se der jurisprudência, ai ai….

canam
canam
1 ano atrás

O Massa mais devia era ficar calado. Nem nunca teve categoria para ser campeão. O Lewis antigo, não o moderno politico que não aprecio , também podia reivindicar o titulo de 2007, ano de estreia, que por artes mágicas foi parar ao regaço do Raikonnenn e da Ferrari. Mas de ses está o mundo cheio.

JP INAU
JP INAU
1 ano atrás

Massa quer tirar ao Raikkonen o titulo de ultimo campeão com um Ferrari.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado