F1: E se Zandvoort não permitir ultrapassagens?

Por a 15 Maio 2019 15:38

O regresso de Zandvoort ao calendário da F1 tem sido encarado muito optimismo. É o regresso de uma pista mítica, com um traçado fantástico.

A provável troca de Barcelona por Zandvoort não parece ser um mau negócio. A pista catalã é elogiada por todos, pelos desafios técnicos que apresenta aos pilotos e equipas, mas para os fãs não tem dado o espectáculo que todos desejavam.

A troca por Zandvoort uma pista “à antiga” parece ser um bom negócio. Mas o grande problema que tem sido apontado a Barcelona poderá acontecer em Zandvoort. Por ser uma pista muito técnica e estreita, poderá não favorecer as ultrapassagens.

E se for o caso, deverá isso ser um problema? Não. O automobilismo é muito mais do que ultrapassagens. O foco excessivo nos números e nas estatísticas leva a que muitas corridas entusiasmantes sejam consideradas aborrecidas por alguns, apenas porque não vemos ultrapassagens. No ano passado na F1 aconteceu isso e este ano, em que as corridas têm sido de facto mais mornas, podemos ver a diferença. 2018 foi uma excelente colheita e talvez não tenha sido valorizada.

Daniel Ricciardo explicou que a pista holandêsa é um verdadeiro desafio e que é preciso coragem para andar no limite, admitindo no entanto que poderá não ser a pista ideal para ultrapassagens. Mas a primeira parte é a mais importante. O desafio, a dificuldade em andar no limite, o erro que se paga caro, independentemente das ultrapassagens ou não. Claro que se tal acontecer o espectáculo melhora. Todos gostamos de uma boa ultrapassagem.

Mas devemos voltar a admirar os pilotos e as máquinas capazes de andarem a velocidades assustadoras voltas a fio, sem um erro ou uma falha. É por isso que os consideramos os melhores do mundo, por fazer algo que a maioria não consegue. A obsessão pelo número de ultrapassagens tem tirado alguma beleza à vertente táctica das corridas e à sensação de velocidade pura. O regresso de Zandvoort é bom porque traz de volta uma pista onde apenas os melhores e mais corajosos conseguirão ter sucesso… mesmo sem ultrapassagens.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
13 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado