F1: E se Zandvoort não permitir ultrapassagens?

Por a 15 Maio 2019 15:38

O regresso de Zandvoort ao calendário da F1 tem sido encarado muito optimismo. É o regresso de uma pista mítica, com um traçado fantástico.

A provável troca de Barcelona por Zandvoort não parece ser um mau negócio. A pista catalã é elogiada por todos, pelos desafios técnicos que apresenta aos pilotos e equipas, mas para os fãs não tem dado o espectáculo que todos desejavam.

A troca por Zandvoort uma pista “à antiga” parece ser um bom negócio. Mas o grande problema que tem sido apontado a Barcelona poderá acontecer em Zandvoort. Por ser uma pista muito técnica e estreita, poderá não favorecer as ultrapassagens.

E se for o caso, deverá isso ser um problema? Não. O automobilismo é muito mais do que ultrapassagens. O foco excessivo nos números e nas estatísticas leva a que muitas corridas entusiasmantes sejam consideradas aborrecidas por alguns, apenas porque não vemos ultrapassagens. No ano passado na F1 aconteceu isso e este ano, em que as corridas têm sido de facto mais mornas, podemos ver a diferença. 2018 foi uma excelente colheita e talvez não tenha sido valorizada.

Daniel Ricciardo explicou que a pista holandêsa é um verdadeiro desafio e que é preciso coragem para andar no limite, admitindo no entanto que poderá não ser a pista ideal para ultrapassagens. Mas a primeira parte é a mais importante. O desafio, a dificuldade em andar no limite, o erro que se paga caro, independentemente das ultrapassagens ou não. Claro que se tal acontecer o espectáculo melhora. Todos gostamos de uma boa ultrapassagem.

Mas devemos voltar a admirar os pilotos e as máquinas capazes de andarem a velocidades assustadoras voltas a fio, sem um erro ou uma falha. É por isso que os consideramos os melhores do mundo, por fazer algo que a maioria não consegue. A obsessão pelo número de ultrapassagens tem tirado alguma beleza à vertente táctica das corridas e à sensação de velocidade pura. O regresso de Zandvoort é bom porque traz de volta uma pista onde apenas os melhores e mais corajosos conseguirão ter sucesso… mesmo sem ultrapassagens.

13
Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
tnfsfcpgmail-com
Membro
tnfsfcpgmail-com

Então acabe-se com o DRS…

Eu_não_sou_o_frenando_afondo
Membro
Eu_não_sou_o_frenando_afondo

Então a FIA inventa uma regra que obriga os pilotos a terem que se deixar ultrapassar ou levam algum tipo de penalidade.

tnfsfcpgmail-com
Membro
tnfsfcpgmail-com

Nesse caso mais valia pôr robots a pilotar…

Eu_não_sou_o_frenando_afondo
Membro
Eu_não_sou_o_frenando_afondo

Vai existir em breve, chama-se Roborace.

tnfsfcpgmail-com
Membro
tnfsfcpgmail-com

Não contem comigo.

Jp
Membro
Jp

Concordo com o regresso de pistas há antiga, no entanto neste caso só acontece a pensar nos $$$ dos holandeses. Os senhores que mandão na f1 querem lá saber se os fãs ou mesmo os pilotos gostam do desafio de determinada pista…

can-am
Membro
can-am

Esperemos que tenham mantido o traçado.Zandvoort antigamente era considerada uma pista lenta, mas, claro, hoje seria considerada media-rápida. Era uma pista natural e não estas actuais tipo recta seguida de chicane ou gancho etc. É o efeito Vestappen basicamente o que faz regressar este GP. E era bom que se mantivesse.Agora se meterem lá chicanes como é regra, estragaram tudo na minha opinião.Esperemos que não. As ultrapassagens são uma falsa questão. Antigamente as ultrapassagens eram menos e mais dificeis, sem guizmos e sem os retardatários serem obrigados a ceder posição como agora, e as corridas eram no geral mais interessantes.… Ler mais »

mario
Membro
mario

Os carros dos anos 70-80 eram mais lentos que os actuais F3, não há comparação.

ezio013hotmail-com
Membro
ezio013hotmail-com

As corridas este ano tem sido aborrecidas ? Bahrain, Vitória em Melbourne, perseguição de Hamilton a bottas em baku, bar celona o safety Car, as pessoas mais novas querem é ver acidentes, ultrapassagens malucas que colocam em risco a carreira, confusão não estou a gostar dos novos fãs da fórmula 1 parecem que só querem ver pessoas sofrer, quem é fã mesmo adorou as 5 corridas esta luta entre bottas e hamilton ta ótimo,.outro dia eu li que a fórmula e, é melhor por ter mais acidentes… Valhame Deus, desculpem mas não quero criticar ou generalizar, é só minha opinião… Ler mais »

sr-dr-hhister
Membro
sr-dr-hhister

Isso é uma generalização absurda. Qualquer garoto que comece a ver F1 adora os acidentes. Não é de agora. E nem todos os fãs adoram a F1 moderna, seja ganha pela Mercedes ou não. DRS, más pistas e carros demasiado estáveis retiram muito ao espectáculo. Eu detestava a geração anterior de carros por serem feios, mas davam corridas mais interessantes e era mais fácil para o espectador perceber os limites deles na TV.

ezio013hotmail-com
Membro
ezio013hotmail-com

Desculpa se falei do modo muito generalizado, não foi minha intenção, falei com base dos comentários que eu leio em sites de formula 1 paginas de redes sociais

sr-dr-hhister
Membro
sr-dr-hhister

Não precisas pedir desculpa.

mario
Membro
mario

Quem gosta de ver F1 vê tudo desde treinos livres que não se passa nada quanto mais as corridas. Mas os novos adeptos “de plástico” que a Liberty quer, só se motivam por falsas ultrapassagens, então é melhor a F1 voltar a correr nas 500 milhas de indianápolis, não precisamos é de mais corridas no Vietname, na China e etc.

últimas F1
últimas Autosport