Em Sochi, três dos cinco pilotos penalizados foram suficientemente rápidos para progredir para a Q2, mas nenhum deles correu na sessão, porque não adiantava desperdiçar pneus ou quilometragem do motor. A Renault também optou por não entrar com seus pilotos na Q2, porque teriam a garantia de partir de 11º e 12º, com uma escolha livre de pneus. A FIA está a considerar uma mudança que determinará a ordem na grelha dos pilotos penalizados pelo tempo de qualificação, encorajando-os a andar mais.
“Eu não acredito que alguém poderia ter previsto o que aconteceu aqui. Acho que há outra maneira, eu tenho falado sobre isso para algumas equipas aqui. Acho que o que poderíamos fazer, com base neste fim de semana, é, em vez de ter carros alinhados para sair para a pista de uma forma um tanto ridícula – e esse tipo de coisas só vai piorar se tivermos cinco pilotos –, colocar os pilotos decidindo a ordem de partida por tempos no treino oficial. Acho que isso proporcionaria algum incentivo para os pilotos tentarem fazer uma qualificação tão boa quanto pudessem, pelo menos. Pelo menos, eles estariam dispostos de 16º a 20º na ordem em que se qualificassem, e não na ordem em que deixaram a boxe. Esta é uma sugestão que será discutida. Pode haver algumas desvantagens que ainda não pensamos, mas é uma ideia relativamente nova”, disse o diretor de prova da FIA, Charlie Whiting, em Sochi.









