F1: As Leis de Murphy, segundo Grosjean

Por a 14 Maio 2018 15:52

“Qualquer coisa que possa correr mal, correrá mal, no pior momento possível.”  Uma realidade que Grosjean tem vivido em 2018 de forma muito vincada. A época está a correr muito mal para o francês e não é só apenas a falta de pontos marcados, ele que ocupa a última posição da tabela, juntamente com Sirotkin, com 0 pontos. A dura realidade é que o francês está na última posição, com um carro que claramente tem potencial para andar mais na frente (Magnussen tem 19 pontos e está em nono) e pior que isso, tem acumulado erros  cada vez mais difíceis de justificar. O último, em Barcelona além de lhe ter custado a corrida, fez com que perdesse 3 pontos na sua Super-Licença.

O que se passa com Grosjean? Provavelmente nem ele saberá. É uma sucessão de erros que nem nos tempos da Lotus se viu. Se no passado Grosjean exagerava no optimismo com que encarava as ultrapassagens e as distâncias de travagem, agora o piloto tem errado sozinho de uma forma em que até um rookie ficaria mal visto. É claramente a pior fase da sua carreira muitas vezes menosprezada. O francês já tem 10 pódios em seu nome, conquistados em 2012 e 2013, numa altura em que era colega de equipa de Kimi Raikkonen, e outro conquistado de forma surpreendente (e merecida) em Spa com um pouco competitivo Lotus, antes da equipa mudar de mão para a Renault.

Grosjean tem já 127 GP feitos o que faz dele um piloto experiente e conhecedor das exigências da F1. Ele, mais que ninguém, sabe o que estar no fundo e dar a volta. Em 2012 recorreu a ajuda psicológica:

“[Em 2012] estava muito rápido. Às vezes, cometi erros de julgamento na primeira curva da corrida. São decisões que são tomadas em fracções de segundo. A chave era entender o porque de eu estar a cometer esses erros e estar a comprometer a minha corrida e a dos meus adversários.  Desde então segui em frente. Foi muito interessante para mim passar por esse processo. Foi uma época difícil, mas aprendi muito e ajudou-me a chegar onde estou hoje. Usamos engenheiros para preparar o carro e usamos treinadores para melhorar nosso desempenho físico. Por que  não usar um psicólogo para melhorar seu cérebro e o modo como ele funciona?”

Pode não ser o piloto mais carismático do grid, nem sequer o mais talentoso, mas Grosjean é rápido, tem experiência e tem noção dos seus pontos fracos e trabalhou para os corrigir. A opção da Haas para iniciar o projecto foi excelente e Grosjean mostrou que foi uma aposta acertada. Passa agora por nova fase negra que terá de resolver o mais rapidamente possivel, correndo o risco de ficar prejudicado.

Este é mais um exemplo da exigência que a F1 tem. É preciso lidar com muitas vertentes, desde a técnica, à física, passando também pela exposição mediática. O que parece simples por fora é por vezes imensamente complicado na realidade. A F1 deve ser o palco dos melhores, sem sombra de dúvida, mas por vezes até os melhores ou mais experimentados passam por fases negativas. É esta também a magia deste desporto tão técnico e tão evoluído. Numa altura que se insiste em menosprezar o factor humano e a importância do piloto, este exemplo mostra que estar 1% abaixo do nível exigido, é suficiente para deitar tudo a perder. A F1 é o que é graças ao factor humano. E é esse factor que por vezes é a maior força de uma equipa… ou a maior fraqueza.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
12 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado