F1: Andreas Siedl quer comissários da FIA nas fábricas

Por a 22 Julho 2020 14:30

O caso da unidade motriz da Ferrari e da “cópia” da Racing Point tem dado dores de cabeça À FIA. Andreas Seidl propõe uma solução simples.

O trabalho de fiscalizar as equipas é deveras difícil para a FIA, pois as estruturas estão treinadas para tirar partido de todas as áreas cinzentas para ganhar vantagem. Faz parte do jogo, mas olhando ao que temos visto ultimamente, parece que a FIA está com cada vez mais dificuldades em controlar este aspeto. Andreas Seidl defende a presença de um comissário da FIA em cada fábrica para ajudar à clarificação:

“Estaríamos abertos também a apoiar a FIA em colocar comissários, por exemplo, em cada base das equipas, simplesmente para garantir que também seja claro para cada equipa que não há espaço para não seguir as regras. Como no conceito de denúncia, é importante que todas as equipas saibam que existe um grande risco de que, se não seguirem as regras, tal será detetado e penalizado , porque acho que esse mecanismo de ameaça ajuda bem [A FIA criou uma linha de denuncias anónimas para quem quiser apontar ilegalidades].

“Isso garante que todos joguem de acordo com as mesmas regras, o que é essencial para a competição em que estamos, porque todos queremos uma competição justa”.

Pressionado sobre como essa ideia poderia ser promulgada, Seidl admitiu: “Ainda não pensei nisso detalhadamente. Essa é apenas uma ideia que seria bem recebida, porque achamos que poderia permitir ter um desporto equilibrado, tornar o controlo ainda melhor, e provavelmente ajudaria a evitar todas essas discussões e protestos que vemos atualmente.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
3 anos atrás

A FIA já veio dizer que vai comprar um saco cama para dormirem nas fábricas e assim puderem controlar tudo in loco.

Pity
Pity
3 anos atrás

Essa de comissários nas fábricas, faz-me lembrar os tempos dos organismos corporativos no nosso país, com fiscais em certo tipo de fábricas… mas que não fiscalizavam nada.

*RPMS*™
3 anos atrás

Seidl tem demonstrado ser um excelente gestor e costuma ter razão nas suas declarações…mas este não é um desses casos.

Cumprimentos

jem
jem
3 anos atrás

Talvez inocência, talvez boa vontade. O Banco de Portugal também tem inspectores permanentes nos bancos, e é o que se vê. Quando alguém quer furar as regras, arranja sempre forma de o fazer. Neste caso da F1, alguém teria umas maquinetas na garagem ou na cave de casa para fazer as peças que precisava. Denunciar não é fácil pois para isso era preciso que todos os funcionários soubessem o regulamento, o que não é o caso. Assim limitam-se a fazer o que os que sabem o regulamento mandam.

can-am
can-am
3 anos atrás

Esses comissarios seriam influenciados pelos “ventos dominantes” nomeadamente dos mais fortes.É impossivel garantir a insenção a 100 %, porque como diz a sabedoria eterna: “toda a gente tem um preço”.

jem
jem
Reply to  can-am
3 anos atrás

Aliás e voltando a usar um exemplo bancário: Em Espanha também o Banco de Espanha tem inspetores “residentes”, e soube-se há uns anos que, num determinado banco, sempre que um inspetor descobria alguma coisa e ia esclarecer com a administração do banco, no dia seguinte já era empregado desse mesmo banco e bem remunerado. Só com estas habilidades o Banco de Espanha perdeu 9 inspetores.

tnfsfcpgmail-com
tnfsfcpgmail-com
3 anos atrás

Isto é o que se chama, “atirar areia para os olhos”…

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Parece-me uma boa ideia, desde que o comissário tenha acesso a todas as áreas e possa fiscalizar quando lhe dê “na veneta”.

O problema é as equipas confiarem no comissário, não vá ele enviar um email com segredos da equipa para uma equipa rival “por engano”.

E também onde é que isto impede as equipas copiarem-se umas à outras? Por mim é limitar a quantidade que se pode copiar. Assim evitam-se casos como o da Haas e da Racing Point.

Last edited 3 anos atrás by Frenando_Afondo™
RogerM
RogerM
3 anos atrás

Ui…agora é que é só “espiões” a passar informações…e vendo como a FIA tem sido benevolente com tanto domínio Mercedes…já é de prever quem sairá beneficiado mais uma vez.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado