F1: Alpine quer exceção ao limite orçamental, tal como aconteceu com a Aston Martin

Por a 22 Maio 2023 10:05

O chefe de equipa da Alpine Otmar Szafnauer, quer que a FIA abra uma exceção aos investimentos que a estrutura gaulesa está a fazer na fábrica, como por exemplo a construção de um novo simulador ou bancos de testes. O responsável quer um regime semelhante para a Alpine semelhante ao que aconteceu com a Aston Martin para a construção do seu túnel de vento. 

O novo simulador da Alpine deverá estar pronto em 2025, mas a equipa francesa tem tido dificuldades para alocar dinheiro para este projeto, tendo em conta o regulamento financeiro da Fórmula 1  que está obrigado a cumprir, mantendo-se abaixo do limite orçamental definido para cada época. Por isso, Szafnauer avisa que a FIA tem de dar uma ajuda para possibilitar as equipas a manterem-se a par das novas tecnologias. 

“Temos de falar com a FIA para que os investimentos necessários não sejam abrangidos pelo limite orçamental. Caso contrário, ficamos presos às infraestruturas existentes”, disse Szafnauer ao Auto Moto und Sport. “Temos de construir um novo banco de testes para transmissões para 2026. Não há espaço para outras medidas. Certos projetos deveriam estar fora do limite orçamental, como o túnel de vento Aston Martin, para o qual foi aberta uma exceção”.

Em situações anteriores, o responsável da Alpine salientou a necessidade de atualizar as ferramentas de simulação – o simulador atual terá entre 15 a 20 anos – porque “se tivermos ferramentas de simulação perfeitas, ou perto disso, começamos o fim de semana muito perto do ponto ótimo [de configuração dos carros]”. 

Otmar Szafnauer afirmou ainda sobre a exceção concedida à Aston Martin, que “se tivesse sido tido em conta o regulamento atual, nunca teria sido feito” esse investimento na fábrica em Silverstone.

Recordamos ainda, que também a McLaren expressou uma opinião semelhante, mas neste caso pediu mudanças no limite orçamental de forma a que as iniciativas para atingir a meta da neutralidade carbónica na Fórmula 1 sejam excluídas.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
11 meses atrás

Eu acho estes limites orçamentais e Fair Play financeiros do Futebol umas autênticas palhaçadas, os limites deviam-se aplicar apenas às despesas de funcionamento e não ao investimento em infraestruturas, senão as equipas são limitadas no seu crescimento nunca alcançando as melhores. No futebol ainda é pior pois os limites não são iguais para todos, os grandes a impedir aqueles sem estatuto e com dinheiro de crescer.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado