( ! ) Warning: Illegal offset type in isset or empty in /home/sites-producao/www.autosport.pt/wp-includes/class-wp.php on line 297
Call Stack
#TimeMemoryFunctionLocation
10.0000359152{main}( ).../index.php:0
20.0001359432require( '/home/sites-producao/www.autosport.pt/wp-blog-header.php' ).../index.php:17
34.965027123864wp( ).../wp-blog-header.php:16
44.965027123896WP->main( ).../functions.php:1291
54.965027123896WP->parse_request( ).../class-wp.php:750

( ! ) Warning: Illegal offset type in isset or empty in /home/sites-producao/www.autosport.pt/wp-includes/class-wp.php on line 299
Call Stack
#TimeMemoryFunctionLocation
10.0000359152{main}( ).../index.php:0
20.0001359432require( '/home/sites-producao/www.autosport.pt/wp-blog-header.php' ).../index.php:17
34.965027123864wp( ).../wp-blog-header.php:16
44.965027123896WP->main( ).../functions.php:1291
54.965027123896WP->parse_request( ).../class-wp.php:750

( ! ) Warning: Illegal offset type in isset or empty in /home/sites-producao/www.autosport.pt/wp-includes/class-wp.php on line 301
Call Stack
#TimeMemoryFunctionLocation
10.0000359152{main}( ).../index.php:0
20.0001359432require( '/home/sites-producao/www.autosport.pt/wp-blog-header.php' ).../index.php:17
34.965027123864wp( ).../wp-blog-header.php:16
44.965027123896WP->main( ).../functions.php:1291
54.965027123896WP->parse_request( ).../class-wp.php:750

( ! ) Warning: Illegal offset type in isset or empty in /home/sites-producao/www.autosport.pt/wp-includes/class-wp.php on line 303
Call Stack
#TimeMemoryFunctionLocation
10.0000359152{main}( ).../index.php:0
20.0001359432require( '/home/sites-producao/www.autosport.pt/wp-blog-header.php' ).../index.php:17
34.965027123864wp( ).../wp-blog-header.php:16
44.965027123896WP->main( ).../functions.php:1291
54.965027123896WP->parse_request( ).../class-wp.php:750

( ! ) Warning: Illegal offset type in isset or empty in /home/sites-producao/www.autosport.pt/wp-includes/class-wp.php on line 305
Call Stack
#TimeMemoryFunctionLocation
10.0000359152{main}( ).../index.php:0
20.0001359432require( '/home/sites-producao/www.autosport.pt/wp-blog-header.php' ).../index.php:17
34.965027123864wp( ).../wp-blog-header.php:16
44.965027123896WP->main( ).../functions.php:1291
54.965027123896WP->parse_request( ).../class-wp.php:750

( ! ) Warning: Illegal offset type in isset or empty in /home/sites-producao/www.autosport.pt/wp-includes/class-wp.php on line 309
Call Stack
#TimeMemoryFunctionLocation
10.0000359152{main}( ).../index.php:0
20.0001359432require( '/home/sites-producao/www.autosport.pt/wp-blog-header.php' ).../index.php:17
34.965027123864wp( ).../wp-blog-header.php:16
44.965027123896WP->main( ).../functions.php:1291
54.965027123896WP->parse_request( ).../class-wp.php:750
/formula1/f1/f1-afinal-formato-de-corridas-sprint-pode-ser-usado-em-todas-as-corridas/
F1: Afinal formato de corridas Sprint pode ser usado em todas as corridas | AutoSport

F1: Afinal formato de corridas Sprint pode ser usado em todas as corridas

Por a 26 Julho 2021 10:45

É um claro desvio em relação ao que foi dito na apresentação do formato da corridas Sprint mas pode ser o sinal do que realmente a FOM e a FIA estão a pensar fazer. Stefano Domenicali afirmou que o formato das corridas sprint pode ser usado em todas as corridas.

Não é preciso fazer um exercício de memória muito exigente para nos lembrarmos de Ross Brawn a dizer que o formato das corridas Sprint seria feito em algumas corridas específicas e não em todas as corridas. Ora essa ideia, assim parece até interessante e permite apimentar algumas provas que tenham menos interesse, dando variabilidade ao campeonato. Mas Domenicali veio dizer o que todos temíamos… que a ideia pode ser usada em todas as corridas:

“Sabem qual é a melhor coisa? É que na sexta-feira na Hungria, as pessoas dirão ‘que aborrecido'”, disse Domenicali a La Gazzetta dello Sport. “Nos EUA, eles estão entusiasmados com isso. Sabemos que os americanos adoram o espetáculo assim”, disse Domenicali. “Finalmente tivemos a coragem de fazer algo diferente e esta atitude foi muito apreciada por aqueles que consideramos como potenciais interessados na F1. Dar conteúdos diferentes àqueles que vêm à pista todos os dias é algo extraordinário. O facto de haver algo de importante todos os dias é um elemento extra. Vamos agora analisar os detalhes e o feedback que recebemos da comunidade de especialistas, dos fãs, dos comentadores e, claro, dos pilotos para fixar o que deve ser fixado para Monza e depois tirar conclusões no final da terceira corrida experimental e ver o que fazer em 2022”.

“O conceito de pole position resultante de uma volta única está na história da F1, mas as coisas podem mudar. Basta pensar no Halo e quantas pessoas estavam contra ele – mas hoje, já ninguém se atreve a questioná-lo. Mas é uma avaliação que estamos a fazer. Também é bom ver como os pilotos a abordaram, o que para mim não é uma surpresa – sei que eles gostam mais de correr do que de fazer stints longos nos treinos de sextas-feiras”.

“Na minha cabeça está o desejo de promover eventos especiais que possam ser melhorados com a corrida de qualificação. Mas se existe a convicção de que este formato deve ser sempre aplicado, não tenho nada contra ele”. Iremos avaliá-lo no final do ano”.

Se a ideia tem uma base interessante, ela tem de ser revista pois há muitos pormenores que devem ser melhorados. Agora usar este formato para todas as corridas não parece ser a melhor solução, quer para equipas, quer para o espetáculo.

9 comentários

  1. Speedway

    26 Julho, 2021 at 11:09

    Uma palhaçada para beneficiar uns e prejudicar outros. Mudar por mudar…porque essa gente vive num histerismo perpétuo. Não pode nem sabe estar quieta,sossegada. Mete impressão.

  2. paulo-anastaciortp-pt

    26 Julho, 2021 at 11:12

    O que TODOS temíamos???

  3. Pity

    26 Julho, 2021 at 11:38

    Sabemos que os americanos adoram o espetáculo assim” . Os norte americanos adoram, mas os europeus, os brasileiros, os japoneses, etc será que também adoram? Vamo-nos vergar mais uma vez aos americanos? Depois de nos impingirem a coca-cola, o McDonald’s, o dia das bruxas e o dia dos namorados, vamos adoptar mais uma americanice?
    Porque é que tem de ser o resto do mundo a adoptar sempre o que vem dos States, ou o que eles gostam? Porque é que, de vez em quando, não pode ser o inverso?

  4. Jorge

    26 Julho, 2021 at 13:07

    Espero que pelo menos o Monaco não seja parte ‘das todas’. Um passeio ao domingo chega bem.

  5. Roger M

    26 Julho, 2021 at 13:10

    Eu cá preferiria algumas corridas Sprint, e uma prova Resistência. Agora reforçar o número das corridas Sprint, é quase desvalorizar o prestigio que tinha a Pole. Beneficiando os Pilotos com os carros mais rápidos, e prejudicando Pilotos como o Leclerc e o Russell, que fazem muitas vezes voltas de Qualificação fantásticas, mas depois não têm ritmo de corrida equivalente.

    • Osmane Damianse

      27 Julho, 2021 at 8:03

      Entendo seu pensamento, então que seja padronizado os carros e todos os pilotos estejam no mesmo segundo!!! Imagina numa corrida de resistência uma Haas chegando 15, 20 voltas atrás!!! Sei não!!!

  6. Carlos Soares

    26 Julho, 2021 at 16:03

    Até foi animada a corrida, mas não deveria ter influência na corrida principal, por exemplo, a grelha de partida seria dada pelo resultado do Q1 ou Q2 (mantendo-se o Q3 para a pole da corrida de domingo), e a corrida sprint distribuía alguns pontos, tipo, 8, 5, 3, 2, 1 aos cinco primeiros, e MUITO IMPORTANTE, qualquer penalização dada na corrida sprint NÃO PODIA, em caso algum, influenciar a corrida principal, ou seja, nada de lugares perdidos para a corrida principal nem nada do género. Seria totalmente independente, mas daria bons pontos para os campeonatos.

  7. Frenando_Afondo™

    26 Julho, 2021 at 21:52

    Se o formato de corridas sprint é para ser usado em todas as corridas, então a pole (em termos de estatística) deve ser atribuída ao piloto na sexta feira e as corridas sprint serem uma estatística à parte, para não haver confusões no futuro em comparações com números do passado.

    Isso e atribuir mais pontos a quem fica nos três primeiros, só três pontos para o vencedor parece-me pouco.

  8. Osmane Damianse

    27 Julho, 2021 at 7:41

    Se o treino de classificação fosse ruim como antes, mas hoje o treino tem sido muito bom, justo e emocionante!!! Definitivamente vejo somente uma corrida longa melhor para o espetáculo!!! O tempo é a alma deste esporte desde sempre e os espectadores não deveriam esperar por incidentes injustos em uma mini corrida de classificação!!!

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1