Estará a Ferrari ainda melhor do que parece?

Por a 6 Março 2016 09:59

Terminados que estão os oito dias de testes de F1 que este ano marcam a pré-temporada, já é possível fazer uma pequena análise de como estão as coisas, e se poucos duvidam que a Mercedes está muito bem em termos de resistência, quanto à performance, recentes declarações enigmáticas de Nico Rosberg deixaram perceber que pode haver uma surpresa e a Ferrari ter descoberto um nível de performance, que, se a fiabilidade for corrigida, pode dar muita emoção às corridas neste início da temporada.

O piloto da Mercedes revelou não saber se a sua equipa está à frente ou atrás da Ferrari em termos de performance e de Maranello percebe-se otimismo quanto à velocidade, isto apesar de haver muito mais variáveis do que somente os compostos de pneus que cada piloto utiliza. Há demasiadas variáveis para que alguém possa dizer que és mais perto ou longe, mas de qualquer forma, olhando para o conjunto dos tempos, é possível perceber qual pode ser o limite de cada carro e piloto, e aí a Mercedes continua bem na frente, mas há também sinais que a Ferrari pode ter feito ainda melhor do que o seu melhor registo ‘diz’.

O que parece para já, ‘resistência’ à parte, é que a Mercedes continua na frente, mas a margem para a Ferrari está percecionada como sendo mais pequena, e também a Williams parece ter melhorado face ao ano passado, restando saber se as conclusões tiradas se baseiam em factos verdadeiros, pois sabe-se que qualquer pormenor (nível de combustível, afinações de motor, condições da pista) são elementos que afetam os registos alcançados, e por isso esta pré-época é sempre analisada face a dados que podem ser enganosos. Portanto só mesmo a qualificação de Melbourne trará respostas.

Os factos que não oferecem qualquer dúvida é que nesta segunda semana de testes a Ferrari colocou os seus dois pilotos na frente, cada um deles com um composto de pneus diferente e o terceiro, Nico Rosberg, foi o melhor no composto a ‘seguir’, o Macio. Portanto, que vai ser a Mercedes e a Ferrari a andar nas posições da frente, não há dúvidas. Elas só existem quanto à margem que as separa…

Os números dizem ainda que a Force India está mais perto da Williams, a Toro Rosso está bastante fiável e também rápida, a Red Bull está com algumas dificuldades de se chegar mais à frente, a McLaren já passou do meio da tabela (para cima) em termos de fiabilidade, as equipas do fundo do pelotão serão a Renault, Sauber, Manor e HAAS, não forçosamente por esta ordem. Faltam 14 dias para o início do Mundial de Fórmula 1, os dados estão lançados, mas estes vão continuar a ‘rolar’ até dia 19, dia da qualificação em Melbourne, e aí sim, não haverá dúvidas quanto a níveis de combustível, acertos de motor, etc. Estarão todos iguais, no máximo das suas possibilidades.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
12 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Viper 666
Viper 666
8 anos atrás

Penso que este ano teremos os dois campeonatos, pilotos e construtores, bastante renhidos, mas penso que a Mercedes ainda tem alguma vantagem perante a Ferrari.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  Viper 666
8 anos atrás

Sim, mas dá próxima vez escolhe outro nick para comentar, este já está ocupado!

MVM
MVM
8 anos atrás

Não me surpreende que a Mercedes se tenha preocupado tanto com a fiabilidade: eles sabem que os Ferrari estarão sempre por perto se o Hamilton e o Rosberg tiverem problemas e que aqueles estão bem mais perto que no ano passado. O Ferrari parece um carro bem nascido e a Scuderia tem agora um piloto capaz, não de lutar por títulos e morrer na praia, como o que estava lá antes do Vettel, mas de conquistá-los. Por outro lado, o que me intrigou nestes testes foi a Mercedes não ter querido dar mostras inequívocas de rapidez, ao prescindir de voltas… Ler mais »

Pity
Pity
8 anos atrás

Como já disse noutro artigo, ninguém pode ter certezas de nada, só quem está dentro da equipa, mas não esqueçamos que, o ano passado, a Ferrari dominou os testes, a Mercedes nunca “venceu” nenhum dos dias, mas quando o campeonato começou, foi o que se viu. Ou acham normal que o Rosberg tenha sido o mais lento no último dia?
Mas eu quero luta, pelo que, apesar de não ser ferrarista, até gostava que a Ferrari estivesse bem pertinho da Mercedes, afinal, três dos meus pilotos preferidos estão nessas duas equipas.

admiradordef1
admiradordef1
Reply to  Pity
8 anos atrás

Como lhe disse num outro comentário que disse mais ao menos o mesmo que neste o ano passado a Zferrari só ficou nos primeiros lugares nos testes de jerez porque nós de Barcelona nem por isso tendo mesmo ficado no meio e final da tabela de tempos e acho que é nesses tempos que devemos nos basear visto que este ano não houve testes em jerez

Pity
Pity
Reply to  admiradordef1
8 anos atrás

Foi só nos de Jerez? Tinha a ideia que tinha sido também em Barcelona…
A ideia geral, mantém-se, testes, são testes, até pela diferença de temperaturas, veremos o que acontece quando for a sério… já falta pouco.

admiradordef1
admiradordef1
Reply to  Pity
8 anos atrás

Sim foi, em Barcelona o melhor lugar foi um 2º lugar mas no resto do dia andaram em 4º,5º e até em 7º lugar por isso é que eu digo que a comparação devia ser só com esses testes mas sim concordo consigo é sempre o disse só na primeira corrida com todos nas mesmas condições é que se vai saber quem está em cada lugar.

anotheruser
8 anos atrás

Como é que a Sauber, que vai ter uma UM Ferrari de 2016, assim como a Haas, podem estar neste grupo de últimos?
E muito atrás de uma Toro Rosso com UM Ferrari de 2015?
Isto não bate certo.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  anotheruser
8 anos atrás

O chassis da Toro Rosso certamente será melhor que o da Haas e da Sauber, deve ser por isso.

VarioR
VarioR
Reply to  Kimi Iceman
8 anos atrás

Chassi, suspensão, aerodinâmica (aqui há pano para mangas)

A Red Bull com um motor inferior antes da entradas dos V6 venceu 4 campeonatos.

anotheruser
Reply to  VarioR
8 anos atrás

O motor da Renault talvez não fosse tão inferior assim. Não precisamos de “endeusar” o Newey.

anotheruser
Reply to  Kimi Iceman
8 anos atrás

Ainda assim, é uma diferença muito grande.
E a Haas tem tido muita colaboração da Ferrari. Acho mesmo que algumas peças aerodinâmicas são mesmo iguais, estando apenas pintadas de outra cor.
Talvez essa seja a grande explicação para a diferença entre Renault e RB, que em certa medida estão de costas voltadas.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado