Entrevista Ni Amorim: Satisfeito com o presente, mas em busca de mais

Por a 29 Novembro 2022 13:15

O fim do ano é tempo de balanços. Identificar o que de bem foi feito para repetir e o que não foi tão bem-feito para melhorar. A FPAK fez esse balanço, pela voz do seu responsável máximo, Ni Amorim. O presidente da FPAK falou em exclusivo ao AutoSport sobre o presente e futuro.

A FPAK sempre teve as portas abertas para o AutoSport. Ambas as entidades têm feito o melhor possível, trabalhando em prol do desporto automóvel a nível nacional e internacional. É uma ligação de há muitos anos, de pessoas apaixonadas pelas corridas, que insistem em transmitir essa paixão aos demais. E foi esta ligação que permitiu criar um canal de comunicação que mais uma vez foi aproveitado. Ni Amorim, o homem do leme e responsável máximo do órgão federativo, falou com os jornalistas do AutoSport olhando para o presente, avaliando o que se fez ao longo da época desportiva, levantando também o véu ao que vem em 2023.

E o balanço de 2022 é positivo. Depois da crise pandémica, 2022 foi o primeiro ano do regresso à normalidade, algo que se saúda e por isso a atividade da FPAK voltou aos níveis pré-pandemia com números muito animadores, que permitem iniciativas únicas:

“2022 é, provavelmente, o primeiro ano normal dos últimos 3, porque conseguimos, até à data, um ano sem ser atingido pela pandemia que nos paralisou a atividade em 2020 e 2021 e prejudicou-nos bastante, como é óbvio. Em termos de balanço, sendo um ano normal, de todos os indicadores operacionais que disponho, 2022 está a ser bom. Especialmente em termos de consolidação financeira, que nos permite, finalmente, fazer aquilo que nunca se fez, ajudar os pilotos e os associados. Lançamos o plano de apoio aos associados, em que estão contemplados 42 associados, com 200 mil euros de orçamento, que vão ser anunciados esta semana [n.d.r. na semana passada]. Queríamos com isso, também, oferecer as licenças aos campeões de todas as categorias que existem, entre divisões e grupos, sendo mais de 200 licenças, representando um esforço financeiro significativo para a federação. Estas duas questões, apoiar os associados e pilotos, eram para mim algo de muito importante e fundamental, precisamente porque nunca tinha sido feito.

Além disso, montamos o FPAK Junior Team nos ralis. Está a ser um sucesso, a última prova realiza-se no próximo fim de semana [n.d.r. realizou-se no passado fim de semana, como damos conta nesta edição do AutoSport]. Há dois pilotos em luta pelo triunfo neste campeonato, que têm terminado os ralis separados por muito poucos segundos. E um desses dois pilotos vai ter, no próximo ano, um prémio da FPAK absolutamente formidável, que é a presença no Campeonato de Portugal de Ralis num carro Rallye 5.

Ainda em termos de apoio aos pilotos, os que competem internacionalmente também estão incluídos no que concerne ao apoio com as licenças, por isso quem ganha nas suas categorias também terá a sua licença oferecida. E outra medida para jovens que queiram ingressar no automobilismo e para não ter que contar com o custo da licença, até aos 23 anos quem tirar pela primeira vez a sua licença desportiva, estará isento do pagamento da mesma. Tentamos ajudar quem entra no desporto.

Na área do karting continuamos com o nosso apoio, como já acontece há uns anos nas categorias de captação. Os miúdos que estão nas categorias de captação a federação suporta cerca de 40% ao ano os custos de cada um. É pela captação que tudo começa e é uma forma de incentivarmos à entrada no desporto. Temos mais um campeonato, o Campeonato de Portugal Rotax, que era um troféu e passou para campeonato. Temos agora dois campeonatos de Karting. Acho que o karting, como se viu na Taça de Portugal, está bem e recomenda-se. Teve 110 inscritos, o que foi também um recorde e tivemos categorias, como a Shifter, que chegaram a estar 16 pilotos separados apenas por um segundo, o que também denota a competitividade que se verifica nos kartings”.

Este aparenta ser um crescimento sustentado que se denota nas iniciativas da federação, além dos vários sinais que mostram uma aposta cada vez mais vincada nas modalidades de desporto motorizado:

“Houve um aumento significativo na parte da comunicação, abrangente em todas as categorias do desporto automóvel. Temos o Todo-o-Terreno a crescer brutalmente e sem sombra de dúvidas é o melhor campeonato que existe na Europa atualmente. Temos um campeonato de ralis que é referência na Europa, temos que assumir isso. O que nós gostaríamos de fomentar mais no desporto era o apoio crescente à internacionalização dos pilotos. Esse era o passo que acho que devíamos dar, mas não podemos fazer tudo de uma vez. As verbas que foram alocadas este ano para aquilo que já falamos antes, está previsto alocar as mesmas verbas em 2023, a menos que exista uma surpresa qualquer como houve na altura da pandemia, ou neste caso com a guerra na Europa, e que não nos permita concretizar tudo aquilo que pensamos fazer. O fomento no automobilismo é isto, dar notoriedade. Por exemplo, continuarmos a insistir para que a Gala dos Campeões tenha dignidade e para isso acontecer, e para lá irem as entidades oficiais, para que os pilotos possam levar os seus patrocinadores, tem de ser feito no Casino do Estoril, como foi durante muito tempo e interrompeu-se porque não se podia, mas tem de se voltar. Já se fez a Gala de 2021, que se realizou em 2022, no Casino e também vamos realizar a Gala referente em 2022 no mesmo local porque achamos que é uma forma de dignificar o nosso desporto”.

As boas relações institucionais vão ajudando

“As relações institucionais com as entidades oficiais são boas. Eram excelentes com o João Paulo Rebelo e não vejo razão para não ser excelente com o atual Secretário de Estado. Aliás, quando tomou posse e me pôde receber, fui apresentar-me e o que era a nossa federação em linhas gerais e o que pretendemos ou gostaríamos de ver contemplado por parte do Estado para ajudar a federação. Nós não somos uma federação subsídio-dependente, portanto o valor dos apoios recebidos face às nossas atividades regulares anda pela casa dos 3% da faturação, ou seja, é um dinheiro muito bem-vindo, mas não é fundamental e não é com isso que planeia o que se faz, porque não tem significado em termos de atividades regulares. Gostaria muito de ver esse apoio aumentado, porque conheço o apoio que as outras federações recebem, aliás, está publicado em Diário da República, e acho uma enorme injustiça o pouquíssimo dinheiro que recebemos. Felizmente que o IPDJ, tirando as atividades regulares, tem apoiado projetos que temos proposto.

Sobretudo o WTCR em Vila Real, a Baja de Portalegre, o European Le Mans Series, a Rampa da Falperra e o Ralicross de Montalegre – de salutar o apoio do Estado naquela região à promoção do desporto automóvel – foram apoiados pelo IPDJ. Claro que nos candidatamos com muitas mais provas do que estas, mas é o IPDJ que as escolhe. Este ano enviamos as candidaturas e são cerca de 20 provas para as quais pedimos apoio, porque achamos que são importantes para o país e estratégicas, que trazem retorno e visibilidade ao país e à nossa economia, mas isso depende do IPDJ e de quem está acima, que tem de decidir quais os projetos que são contemplados. A propósito disso, pedi uma nova reunião ao senhor Secretário de Estado que me vai receber no dia 28 de dezembro, onde o Presidente da Federação de Motociclismo de Portugal também se faz acompanhar.

Tenho muita fé que venha a ter a mesma relação com este Secretário de Estado como tive com o anterior. Não vejo nenhuma razão para que isso não aconteça”.

Formação será ponto chave

É vontade da Federação fazer mais e melhor e para isso vai ser tentado um aumento no apoio por parte das entidades governamentais, de forma a garantir melhores condições. Além disso, a aposta na formação vai ser cada vez mais vincada:

“Vou batalhar para haja mais apoio aos eventos internacionais e mais apoio às atividades regulares, porque este conjunto de medidas que enunciei são suportadas pela Federação, não são pelo IPDJ. Temos uma verba do IPDJ, de cerca de 18 ou 19 mil Euros, o chamado apoio às seleções nacionais que é para ajudar os jovens e nós devolvemos 50% do valor da licença aos jovens que se iniciam no karting, essa sim é a comparticipação direta do IPDJ.

Na área do fomento do desporto automóvel, acho que há uma questão muito importante, que é a formação. Cada vez os carros são mais evoluídos, temos de ter mais conhecimentos técnicos para lidar com o que já há e com o que por aí vem, portanto, lançamos um programa de formações, agora que terminam as épocas desportivas e os oficiais de prova têm mais disponibilidade para participarem nas formações que vão acontecer no norte, centro e sul do país. E para meu espanto, estão 600 pessoas inscritas para participarem nas formações, um recorde. Os formadores são bons, são pessoas que os oficiais de prova conhecem bem, como o Eduardo Freitas, o Rui Marques, o José Lopes – presidente do conselho de comissários – o Luís Tourais de Matos. Vamos ter formações para delegados técnicos e vamos ter formações nas ilhas. Portanto, uma das apostas grandes desta direção é a formação. Porque verifico, e por aquilo que discuto nas reuniões da FIA, é o caminho”.

Uma das apostas sérias tem sido o aumento do mediatismo, com o trabalho condizente com essa vontade. Houve um investimento sério na área do marketing e comunicação, mas há vontade de fazer mais. No entanto, o que foi feito permitiu uma melhoria interessante que deixa Ni Amorim satisfeito, mantendo o mesmo ímpeto, mas com vontade de mais:

“Contente estou, mas podemos sempre fazer mais. Quero que se faça mais, mas é preciso ver que de 2021 para 2022 aumentamos em 300% o orçamento para comunicação e marketing. Não se fazem omeletes sem ovos. Portanto, estamos a cobrir do ponto de vista televisivo provas como nunca cobrimos, apostamos no Todo-o-terreno e nos Ralis em dois bons profissionais para a gestão das redes sociais, apenas desses dois campeonatos porque temos responsabilidade nos campeonatos que não têm promotores, os que têm promotores, estes têm essas responsabilidades. Demos um passo importante, tenho falado com muita gente que nos felicita com o trabalho que tem sido feito. Nota-se para já, uma atualização diária do que acontece, mais constante, não há quebras de informação, o que é muito importante.

A questão das licenças foi abordada com mais uma iniciativa que enche de orgulho o presidente da FPAK:

“A ideia é substituir as licenças que oferecemos aos campeões, que são mais ou menos 200 licenças, pelo facto de deixarem de existir inscrições nos campeonatos. Isso, para mim, é uma espécie de um imposto que foi criado, provavelmente numa altura em que a Federação mais precisava e que nos causa sérios problemas internos em termos de pontuações. Complica muito as contas e as críticas sobre os resultados são constantes. Questionam-se se ‘aquela pagou? Se não pagou, não pode estar classificado’. Para já, terminamos com isso, que é muito importante internamente. Por outro lado, com esta medida vamos atingir milhares de pilotos em vez de duas centenas, porque é uma medida transversal desde o karting até aos mais velhos, já que ninguém paga inscrições nos campeonatos. É evidente que estamos a falar de deixar de receber uma receita na ordem dos muitos milhares de euros, mas que é, como disse no início, premiar quem há tantos anos contribui para a Federação. Chegou a altura de o fazer e fico contente que seja no meu mandato que se faça isso pela primeira vez no automobilismo”.

Ralis com novo formato

O formato dos ralis em Portugal vai ser revisto, agora com ralis únicos, como já foi noticiado no passado. Uma alteração importante que se espera que possa beneficiar e melhorar as provas e agradar a todos os envolvidos:

“O Nuno Jorge teve um papel muito ativo nesta área. Foram reuniões muito desgastantes. Há uma associação de clubes que organizam ralis em Portugal, que se chama ACOR [Associação dos Clubes Organizadores de Ralis], que estava praticamente sem atividade e foi reativada, entraram novos membros para essa associação e, portanto, fizemos reuniões com a ACOR, com outras associações, quer com o núcleo de pilotos, o NPC, que com a APPA [Associação Portuguesa De Pilotos Automóvel], que com a APPR [Associação Portuguesa De Pilotos De Rali]. Fizemos reuniões com todos para ouvir as mais diversas opiniões. Foram muitas, possivelmente demasiadas, não seriam precisas tantas para chegar a uma conclusão, no entanto, como disse na minha campanha eleitoral, ia voltar a existir comissões e grupos de trabalho nas modalidades, e é o que está a acontecer. São muito úteis, porque surgem ideias que dão um contributo às modalidades. No caso dos ralis, é evidente que havia muita contestação por causa dos Promo. Neste momento, o que vai ser feito já é público. No Campeonato de Portugal de Ralis serão oito provas, quatro em terra, quatro em asfalto e em cinco provas vai haver o chamado ‘Rali Único’, onde corre toda a gente, e depois três provas FIA. E aí não há o ‘Rali Único’ porque também há massa crítica para que não haja tanta gente, já são Europeus, provas FIA que trazem pilotos, mais os do CPR e podem conviver como deve ser.

Foi tudo muito debatido, até como digo, acho que vão existir condições para que haja um bom campeonato de ralis. No entanto, estamos a elaborar um caderno de encargos, que conto que fique pronto no decorrer deste mês. Como sabem publicamos tudo com muita antecedência porque este é um ano normal e nos últimos dois com a Covid, houve muitas dificuldades e fomos muito criticados por não publicarmos as regulamentações a tempo e horas, mas a justificação foi essa mesma. Uma vez que os regulamentos são do conhecimento geral, toda a gente sabe com o que contar na estrutura de ralis para 2023, agora estamos a montar um cadernos de encargos que terá de ser cumprido por todos os clubes que se queiram candidatar a fazer provas do Campeonato de Portugal de Ralis. É um documento de muita responsabilidade, muito trabalhoso e que tem de ser feito com bom senso, mas não há outra forma. Não pode cada clube fazer um rali à sua maneira, tem de haver uma matriz e temos de nos adaptar a ela. Quem não puder ou não quiser, por qualquer motivo não cumprir esse caderno de encargos, não pode organizar a prova, tem de dar a vez a outro e é sabido que não faltam candidatos a fazer provas em Portugal. E alguns deles ansiosos por cumprir com o caderno de encargos que vai ser apresentado. Ainda não está finalizado. Queremos apresentar a proposta à ACOR primeiro, por uma questão de ética. Sei muito do que vai ser posto à consideração da ACOR, mas por uma questão de ética queria primeiro transmitir-lhes”.

Balanço do FPAK Junior Team

Em relação ao FPAK Júnior Team, uma excelente iniciativa que tem como prémio, este ano, uma época 2023 em Rallye 5 completamente paga pela FPAK, a vontade é de manter o projeto, apesar de Ni Amorim não se comprometer com o prémio para 2024, referente à época 2023:

“O que está definido é repetir em 2023 o que foi feito no FPAK Júnior Team, nos mesmos moldes que foi feito em 2022. O que não está previsto por uma questão de precaução na área financeira, é garantir que em 2024 seja oferecida a época em Rallye 5. A situação é instável e volátil. Como tal é preferível não prometer e se tivermos condições para isso, anunciarmos que irá ser esse novamente o prémio, ao invés de estar a dizer agora sem garantias, pois é um prémio demasiado caro para assumir essa responsabilidade desde já. O que está assumido irá ser cumprido e o vencedor de 2022 terá uma época de Rallye 5 paga. Para o vencedor de 2023 não vamos dizer já qual o prémio, pois a conjuntura internacional não nos permite fazê-lo com segurança. “

Quanto ao alargamento da iniciativa a mais equipas, depende do mercado e dos veículos disponíveis:

“Não pensamos nisso porque também temos de ver quantos carros há disponíveis no mercado. Estes seis carros existem e para alargar tem de haver mais carros. Foi uma condicionante. O feedback que tivemos das equipas foi ótimo, esperava apenas o interesse de três ou quatro equipas e depois tivemos de recusar equipas pois já não havia carros. Foi elogiada por todos os intervenientes por ser uma medida inédita em Portugal e uma iniciativa interessantíssima, da qual podem surgir coisas interessantes, uma das quais a renovação do plantel dos ralis nacionais. Temos de continuar a batalhar no FPAK Junior Team, seja com que carro for. Temos de encontrar uma solução barata e um carro fiável para dar à FPAK a oportunidade de fazer estas comparticipações num número mais alargado porque se fossem só dois pilotos, o tipo de verbas seria diferente e até o tipo de carros mais potentes. Mas parece-me que, para começar, um carro com 130 / 140 cavalos não é desajustado e a competição tem sido equilibrada.”

Uma velocidade a melhorar

Se os ralis e o TT em Portugal está bem e recomenda-se, a velocidade vive de ciclo em ciclo com 2022 a trazer o formato GT4+ TCR + GTC, uma fórmula que resultou na época de estreia e que o presidente da Federação vê agora com otimismo:

“Eu gostava que a velocidade estivesse melhor, mas demos um passo significativo. Este campeonato de Portugal de velocidade com estas categorias revelou-se uma boa aposta. Estava com muito receio no início do ano e nunca o escondi, pois apesar de o campeonato ter começado com 14 carros ou 15, já vi no passado começarem com o mesmo número de carros e terminarem com sete ou oito. Este campeonato manteve a média de carros, mesmo em Vila Real onde as pessoas têm receio de ter acidentes. Terminamos a época com 16 carros, o que foi bom porque isso abre perspetivas de que quem investiu em 2022, queira manter esses investimentos em 2023 e estou convencido, pelos contactos que o promotor me dá conta, que poderemos ter mais três ou quatro carros no próximo ano e, nessa altura sim chegaríamos a um nível que eu considero aceitável, porque temos muita concorrência ao CPV. Temos muitos troféus e com muito sucesso, cada um com o objetivo. Quando falamos da velocidade, temos de falar também da ANPAC e os clássicos são campeonatos fortes, com ótimo nível, muitos inscritos. Estão a trabalhar bem, a fazer boas provas e estive presente no Tributo ao Paulo Alves e verifiquei que foi um dia de corridas bestial. Qual era o sonho? Era fazer corridas de manhã à noite. E para isso era muito fácil, bastava a FPAK bloquear os circuitos, e se fosse preciso sinalizava, pagava e depois debitava aos promotores, escolhendo as datas e reagrupando tudo nesses fins de semana, com corridas de manhã, à noite, com provas non stop, pois é isso que o público gosta e é isso que quem vê em ‘streaming’ quer ver. Infelizmente em Portugal não é possível, pois temos demasiados troféus para podermos juntar tudo nos mesmos fins de semana, nem no verão. Já desisti da ideia, pois não podemos expulsar ninguém, mas é uma pena não os termos a todos juntos nos mesmos fins de semana. As corridas em Vila Real são muito interessantes e tem mais público do que todas as outras provas juntas em vários anos porque tem um programa que começa às oito da manhã e termina às oito da noite. Isso prova que as pessoas gostam desse modelo. Mas claro que em Vila Real temos limitações de tempo e levamos sempre os campeonatos nacionais. Se sobrar tempo para colocar um troféu como este ano, o troféu KIA, colocamos. Mas se vier o DTM como se fala, é difícil haver slots para meter os troféus, pois a obrigação da FPAK é dar prioridade aos campeonatos nacionais.

Circuitos nacionais preocupam

Um dos problemas centrais na velocidade é o dos circuitos. Se Portimão está bem e recomenda-se, Estoril tem perdido provas internacionais e está constantemente com a sombra da compra por parte de outros interessados e Braga encontra-se fechado com uma luta entre as várias entidades interessadas. Ni Amorim explicou os problemas de cada pista e as possíveis soluções:

“No que diz respeito à pista de Braga, nem de propósito, irá ser colocada uma ação na Câmara Municipal e eu próprio serei testemunha contra a câmara, pois eles não estão a salvaguardar o desporto automóvel, numa pista com várias décadas, numa pista que sempre conviveu com os aviões e no meu tempo quando corrida lá também havia essa convivência e se um avião tivesse de aterrar, os carros tinham de parar, nem que fosse bandeira vermelha. Claro que a aviação tem prioridade se há uma emergência, um incêndio, um ferido e sempre houve uma coabitação entre as duas partes. Vamos ver. Pode ser que a câmara queira negociar em vez de levar a questão a tribunal. São coisas que custam muito dinheiro e muito tempo, com muitas diligências pelo meio. Estou agora envolvido no processo e vou até ao fim. Vou conversar com os proprietários da pista, porque pode haver alguma alternativa e há ideias que quero colocar aos proprietários no sentido de viabilizarmos a pista de Braga de outra forma.

O Estoril todos os anos se ouve por esta altura que o autódromo vai ser vendido. Já ouço isso há muitos anos.Mas temos de sensibilizar o governo de que se a pista for para vender tem de haver o compromisso que o circuito em si, tem de funcionar recebendo provas nacionais e internacionais, além dos testes e que toda a componente imobiliária não pode prevalecer em função disto, pois ficávamos apenas só com uma pista permanente em Portugal e uma pista que pode ou não haver, pois depende sempre da vontade do presidente da câmara que é Vila Real. Não podemos viver assim. A Parpública é a dona e faz o que quiser. Mas nos FPAK, temos a obrigação de dizer ́ vejam lá a quem vendem ́ porque isto tem de ter continuidade. O circuito tem uma história brutal em Portugal, mais de 50 anos, a F1 esteve cá várias vezes. O próprio estado investiu um 1.2 milhões de euros há três anos para reasfaltar a pista. A pista tem grau 1 (pode receber F1) e era uma pena se o autódromo fosse vendido apenas na componente imobiliária. A minha questão é, vão-se comprar casas por um valor caríssimo para depois ouvir os carros nos warm up às sete da manhã? Tudo isso tem de ser visto e podiam fazer algo tipo o complexo Ascari e, por exemplo, onde é o Hotel Sintra Estoril ser uma boxes onde as pessoas pudessem deixar lá os carros para serem assistidos. Onde as pessoas pudessem vir e ter o carro pronto para entrar em pista.”

Karting com nova era à vista

Quanto à formação, com especial foco nos karts, há um plano pensado para uniformização do karting a nível internacional, uma medida que deverá ser implementada em 2024. Quanto à formação das estrelas do futuro, Ni Amorim mostra-se confiante nos jovens talentos que agora despontam mas explicou as diferenças de apoios em relação à vizinha Espanha, o que não permite uma ajuda superior por parte da FPAK :

“Eu tenho falado com o João Rito e gostava muito de avançar com o novo projeto da FIA dos OK para 2023. Ele conseguiu-me convencer que poderia ser um passo maior que a perna e que devemos aguardar para ver o que dá noutros países que vão já aderir e depois, sim, em 2024 avançarmos para essa categoria. A vantagem de termos kartings com uma regulamentação internacional é que todos os pilotos se podem comparar uns com os outros, os estrangeiros podem vir cá ou os portugueses podem ir ao estrangeiro com o material que têm, sem necessidade de usar outro tipo de karts. Considero ser esse o caminho para o futuro e foi um conselho que me deu o Felipe Massa que foi até ao ano passado o presidente da CIK da FIA. Nos kartings temos uma panóplia de pilotos que considero que podem ir longe. O talento não se compra, ou se tem ou não. Mas não é fácil colocar pilotos lá fora e a FPAK não tem meios para ajudar a dar esse salto. E aqui está a grande diferença entre a federação portuguesa e a espanhola. Aqui está a diferença entre haver ou não um ministério do desporto. Espanha tem uma verba de aproximadamente um milhão de euros para fomentar o desporto automóvel da maneira que entender. Por exemplo, apareceram nos Motorsport Games com uma delegação enorme, foram a 100% das disciplinas e é uma ajuda brutal que faz toda a diferença. Nós aqui não temos ministério do desporto, portanto, não temos essas verbas e tudo o que fazemos é graças ao nosso esforço e trabalho e a boa sustentabilidade financeira da federação que permite estar a fazer estas ações e, já que falamos nisso, acho o Motorsport Games uma ideia interessantíssima onde participamos e que iremos participar em 2024, pois acontece ano sim, ano não. Fizemos tudo para que o evento pudesse vir para Portugal. Convidei o director-geral do evento, o Frederic Bertrand para vir a Portimão onde juntamente com o Paulo Pinheiro para mostrar as potencialidades do Algarve. Temos uma pista de karting de campeonato do mundo, temos um autódromo que não há palavras para descrever, temos os ralis, com classificativas do rali do Algarve que passa ao lado do autódromo. Mas, o evento será realizado em Espanha e só falta decidir se é em Valência e Barcelona.”

Regresso da F1 improvável

Por fim, o inevitável tema da F1. A Pandemia trouxe a F1 para Portugal e agora que a normalidade regressou, a F1 parece cada vez mais distante. Ni Amorim pensa que o regresso da F1 ao nosso país é muito complicado:

“Eu adorava voltarmos a ser alternativa para a F1. Já fico satisfeito por ter dado o meu contributo para termos duas provas em oito meses. Independentemente do excelente trabalho que fez o Paulo Pinheiro e o AIA, fizemos tudo o que podíamos para ajudarmos. Agora temos de ter consciência que o promotor cada vez pensa mais em dinheiro e há países em lista de espera. Quando a F1 veio cá foi em condições especiais devido à pandemia e não houve o pagamento das taxas que agora são obrigatórias para os promotores. Isso ajudou bastante. Houve um caderno de encargos que foi cumprido, com a FPAK a conseguir os fundos do estado necessários para as obras de fundo, porque a F1 assim o exigia. Isso foi conseguido graças às boas relações com o estado. O circuito ficou mais bem preparado para a F1 e completamente homologado com Grau 1 e graças a essas obras pôde receber o MotoGP que sem essas obras não poderia acontecer.”

Em resumo, depois de um mandato de consolidação financeira, a FPAK dá agora os passos que acredita serem necessários e certeiros para o futuro da modalidade. Sem grandes apoios estatais, a FPAK tem conseguido levar a água ao seu moinho, desenvolvendo iniciativas que podem dar frutos a médio e longo prazo. É por isso compreensível que o balanço de Ni Amorim seja positivo, sabendo que há ainda muito por fazer e que o trabalho não para. Mas 2022 foi uma boa colheita, tendo sido lançadas sementes para o futuro.

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