As principais conclusões dos testes de Fórmula 1

Por a 1 Março 2025 16:24

Após três dias de testes intensivos no Bahrein, cobrindo umas impressionantes 3.896 voltas (21.085 km), surgiram padrões claros entre as dez equipas de Fórmula 1 antes da temporada de 2025.

Ainda que as conclusões tenham sempre de ser tiradas com algumas reservas, porque só mesmo as equipas sabem em que condições os seus testes foram feitos, há muitos dados que não enganam, especialmente quando se fala de séries longas de voltas e o que os respectivos registos devolvem.

A McLaren estabeleceu-se como a equipa a bater, completando um ‘hat-trick’ de dias de testes sem problemas. A análise dos dados disponíveis mostra que o MCL39 tem uma aparente vantagem de 0,21s no ritmo de qualificação e uma vantagem de 0,15s nas simulações de corrida, o que sugere que construíram a base perfeita para defender o Campeonato de Equipas. Pelo menos!

A Ferrari tem desfrutado da sua pré-época mais promissora dos últimos anos, com Charles Leclerc a apresentar simulações de corrida apelativas e o recém-chegado Lewis Hamilton a adaptar-se de forma notavelmente rápida à sua primeira unidade de potência Ferrari.

Apesar de uma anomalia de telemetria ter encurtado o último dia de Hamilton, a Scuderia parece estar posicionada para lutar pelas vitórias desde a abertura da época.

A Red Bull e a Mercedes seguem de perto na terceira e quarta posições, respetivamente. Embora o Diretor Técnico Pierre Wache tenha admitido que o teste não foi “tão suave como esperado”, Max Verstappen demonstrou a sua capacidade de extrair desempenho de um carro que tem sido ‘desafiante’.

Na Mercedes, George Russell liderou a tabela de tempos no último dia, enquanto o companheiro de equipa estreante Kimi Antonelli mostrou uma progressão bem impressionante.

A maior surpresa vem da Williams, que se tornou o assunto do paddock. Os dados colocam-na em quinto lugar tanto na qualificação como no ritmo de corrida – uma melhoria notável para uma equipa que terminou muito abaixo no campeonato do ano passado. Alex Albon expressou confiança, observando que eles “sabem onde está o tempo de volta” e que não deve ser “difícil de alcançar”.

Com a Alpine, a Racing Bulls e a Haas a mostrarem um ritmo competitivo, a época de 2025 está a preparar-se para ser potencialmente a mais renhida da história da Fórmula 1. Maior pormenor, em futuros artigos, mais específicos de cada um dos destaques principais.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
autovia622025_gmail_com
autovia622025_gmail_com
1 mês atrás

Conclusões testes do Bahrein, apesar de não sabermos os pesos e modos de motor e podemos ter surpresas nos primeiros GP da temporada sobretudo em Melbourne: Mclaren melhor carro, sobretudo em ritmo de corrida, em qualificação talvez atrás da Mercedes e Ferrari; Mercedes foi a equipa das top 4 que mais evoluiu em relação a 2024, e tem carro para lutar por titulos, apesar de parecer ainda atrás da Mclaren, mas à frente da Red Bull e Ferrari, parece ter o carro mais equilibrado e fácil de guiar a par dos Mclaren, que é um ótimo sinal, numa pista onde… Ler mais »

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado