O que se sabe sobre o novo Kia Stonic

Por a 20 Junho 2017 12:24

[soliloquy id=”317523″]

Álvaro Mendonça

O novo Kia Stonic é um crossover subcompacto e começará a chegar ao mercado no terceiro trimestre do ano. Em Portugal, estarão disponíveis a versão a gasolina 1.0 Turbo (entre os 17 e os 19 mil euros) e a 1.6 Turbodiesel (entre os 23 e 24 mil euros) – preços que incluem a atualização gratuita do sistema de navegação durante 6 anos.

O crossover do segmento B da Kia é o modelo mais personalizável até hoje produzido pela marca, quer no interior, quer no exterior, apresentando um design com um cunho marcadamente europeu e que é o mais arrojado de sempre da Kia.

O Stonic (palavra que resulta da combinação de Speedy com Tonic) é desde logo reconhecível como um elemento da família Kia, graças aos elementos de design característicos que apresenta, nomeadamente a grelha nariz de tigre.

Concebido na Europa, em colaboração com o estúdio de design da marca na Coreia, a sua carroçaria combina linhas horizontais bem definidas com superfícies suavemente esculpidas.

A personalização é importante para muitos clientes deste segmento, razão pela qual a Kia permite escolher um acabamento exterior em dois tons de pintura para o tejadilho estilo Targa do Stonic, inspirado no design do concept Kia Provo, apresentado em 2013. Disponibilizado em até 20 combinações de duas cores, contará com cinco opções de cor específicas para o tejadilho.

Aposta no motor 1.0 turbo

No que se refere a motores a gasolina, a gama Stonic desdobra-se pelo bloco tricilíndrico 1,0 T-GDI, turbo gasolina com injeção direta de 120 cv, pelo  1,2 litros gasolina atmosférico de 85 cv e pelo 1,6 turbodiesel em verão de 110 cv, sempre com tração dianteira.

Está equipado de série com Controlo Eletrónico da Estabilidade (ESC) e Gestão da Estabilidade do Veículo (VSM), com vetorização do binário por travagem, estabilidade em linha recta e controlo de travagem em curva.

O habitáculo do Stonic coloca a tecnologia e a ergonomia no centro das suas preocupações, proporcionando o mesmo potencial de personalização que o exterior graças a uma gama de pacotes de cores vivas, à escolha dos clientes.

Recheado de tecnologia

À semelhança de outros modelos Kia, encontra-se disponível com um amplo leque de tecnologias, que melhoram o conforto e a comodidade e entre as quais se incluem os bancos dianteiros aquecidos, o cruise control automático,  sistema de entrada sem chave e uma seleção de sistemas avançados de assistência ao condutor e de segurança ativa,  como a travagem automática de emergência anti colisão fontal com reconhecimento de peões, a sensor de  ângulo morto com alerta de tráfego traseiro e o aviso de saída da faixa de rodagem. Apoiado por um novo sistema de câmara, o Stonic pode ainda contar com comutador inteligente de luzes de máximos e detetor de cansaço do condutor.

Destaque para o sistema de informação e entretenimento equipado de série com Apple CarPlay e Android Auto, assegurando assim uma utilização fluída das funções do smartphone através do sistema de infotainment com ecrã tátil.

Apesar das dimensões exteriores compactas, o Stonic oferece um espaço ao nível dos ombros líder da sua classe, além de espaços generosos para as pernas e ao nível da cabeça. Igualmente digna de nota é a bagageira de 352 litros, cuja capacidade poder ser ampliada ou reduzida, graças a uma plataforma de carga com dois níveis.

Naturalmente abrangido pelo compromisso de qualidade da Kia, conta de série com a garantia de 7 anos ou 150 000 km exclusiva da marca.

Um modelo de conquista para a marca

O segmento B-SUV é atualmente responsável por 1,1 milhões das vendas anuais de automóveis novos na Europa (correspondentes a cerca de 7% do mercado), prevendo-se que venha a expandir-se para mais de 2 milhões até 2020. “Em termos de volume de vendas, espera-se que o mercado dos B-SUV ultrapasse o dos C-SUV até 2020, altura em que mais de uma em cada 10 viaturas novas vendidas na Europa serão do segmento do Stonic”, explica Michael Cole, Chief Operating Officer da Kia Motors Europe, em comunicado da marca.

Para a Kia, a entrada neste segmento faz do Stonic um modelo de conquista de novos clientes.

“O segmento B-SUV atrai compradores de todos os tipos, com 21% do total a corresponderem a uma subida de escala a partir dos supermini e outros 15% a uma descida a partir dos hatchbacks familiares. Os modelos como o Stonic também são apelativos para quem procura substitutos para os MPV clássicos”, adianta Cole.

“O Kia Stonic irá afirmar-se como um dos novos modelos mais arrebatadores deste segmento em rápida expansão, apoiado pela garantia única da Kia e pela reputação da nossa marca em matéria de fiabilidade, qualidade e design contemporâneo. Tendo em conta a expansão deste segmento, o Stonic parece destinado a tornar-se um dos nossos modelos mais vendidos”, conclui.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter