24 Horas de Le Mans: Abandono de Kobayashi pode ter origem numa confusão

Por a 20 Junho 2017 12:32

A avaria que afetou o Toyota TS050 Hybrid # 7 quando liderava as 24 Horas de Le Mans, pode ter sido causada indiretamente por uma confusão de Kamui Koboyashi, ao pensar que Vincent Capillaire, piloto da Algarve Pro Racing, era um comissário de pista.

Ao que tudo indica a embraiagem do carro terá sobreaquecido durante um período de ‘safety-car’, quando Kobayashi passou para o volante do carro, após um turno de condução de Mike Conway – e ficou parado no final das boxes à frente do semáforo vermelho, aguardando que o ‘comboio’ de carros passasse pela reta da meta. Mas acelerou quando julgou que um comissário lhe deu ordens para sair das boxes, sendo instruído para parar de novo pela rádio – no processo a embraiagem do TS050 HY não aguentou e levou a que o carro fosse obrigado a parar alguns quilómetros à frente, sentenciando o abandono.

Pascal Vasselon, responsável técnico da Gazoo Toyota Racing, explicou aos microfones do Eurosport o que sucedeu: “ Teria sido parado pelo ‘comboio’ atrás do ‘safety-car’, e depois alguém, que parecia ser um comissário e disse para avançar. Mas o semáforo estava vermelho por isso paramo-lo. Partiu e parou de novo duas ou três vezes, o que não estava previsto e isso sobreaqueceu a embraiagem”. Posteriormente percebeu-se que aquela pessoa que Kobayashi pensava ser um comissário era afinal Vincent Capillaire, pois a Algarve Pro Racing tem a sua garagem menos no final da ‘pit-lane’, à beira do local onde o Toyota # 7 teve de parar para respeitar o semáforo vermelho. A explicação vem a seguir…

Capture-d’écran-2017-06-19-à-22.44.20

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
can-am
can-am
6 anos atrás

IR à bruxa para estes tipos já não chega.
Até pode ser verdade, mas, mais uma vez não abona nada a qualidade e resistência do material Toyota.

ernie
ernie
6 anos atrás

Vasselon até pode ter razão n que diz, mas parece-me que há falhas no conceito do carro, ou então a performance tão superior à dos Porsche, tem custos elevados em termos de fiabilidade, e logo num ano em que a Toyota em vez de 2, levou 3, na expectativa de garantir a vitória ou até um pódio completo, acabar com um 8º lugar (depois da desclassificação do #13) parece-me algo ridículo, até faz lembrar a Peugeot de Quesnel. Mas mais ridículo é o presidente da Toyota dizer que Le Mans não está preparada para a tecnologia híbrida!!! Que raio quer… Ler mais »

gambuzino
gambuzino
Reply to  ernie
6 anos atrás

A diferença entre a Honda na F1 e a Toyota no WEC é que esta última é competitiva e até supera a Porsche em termos de velocidade pura. A Toyota pôs a Porsche a suar em termos de desempenho e ritmo de corrida. O problema é fazer 24h… Já a Honda da F1, nem velocidade nem fiabilidade…

ernie
ernie
Reply to  gambuzino
6 anos atrás

A diferença entre a Toyota nas 24h de Le Mans e a Honda na F1, é que nem uma nem outra consegue chegar a o fim da corrida, no entanto a Toyota conseguiu marcar os pontos de um 2º lugar, terminando em 9º, 8º depois do #13 ser desclassificado, isto apesar de o carro que venceu ter tido o mesmo problema mecânico. Provavelmente a Toyota até vence o campeonato de resistência com a sua velocidade, mas eu acho que vencer as 24h de Le Mans, vale mais que o campeonato, sempre foi assim, durante muitos anos as 24h nem contavam… Ler mais »

m42engine
m42engine
6 anos atrás

Primeiro o problema era o sistema híbrido, agora foi a embraiagem…

últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado