Mobilidade Elétrica em Portugal: Elétricos são apenas 3.5% do parque automóvel

O estudo “Mobilidade Elétrica em Portugal 2025”, do Observatório ACP, destaca mudanças no perfil dos condutores de carros elétricos, que agora são predominantemente mulheres entre 35 e 44 anos ou com mais de 75 anos, especialmente em regiões insulares. Há dois anos, os elétricos eram mais comuns entre homens mais velhos, da região Centro. Apesar do crescimento, os veículos 100% elétricos representam apenas 3,5% do parque automóvel, um aumento de 1,3% em relação a 2023.
Resistência à compra e principais barreiras
Embora 57% dos inquiridos reconheçam que é mais barato circular com um carro elétrico, apenas 30% consideram comprá-lo. A maioria dos entrevistados (51%) acredita que um carro elétrico pode custar entre 20.000€ e 40.000€, mas 49% fixam um teto máximo de 30.000€ para assumir a possibilidade de compra. Além do preço elevado, a autonomia limitada e o tempo de carregamento são os fatores que mais desmotivam os consumidores.
Hábitos dos proprietários de veículos elétricos
Entre os que já possuem um carro elétrico (3,5% dos inquiridos), a maioria:
- Realiza entre 1 e 3 carregamentos por semana (69%);
- Percorre mais de 400 km por mês (67%);
- Faz viagens médias ou curtas, até 60 km por deslocação (60%);
- 86% carregam o carro em casa, mas 44% recorrem a postos públicos pelo menos 1 vez por mês.
O estudo aponta um aumento dos custos com carregamento: 29% gastam mais de 7€ por carregamento em casa (subida de 6pp) e 54% gastam mais de 50€ por mês (subida de 12pp).
Infraestruturas de carregamento e dificuldades
Apesar de uma ligeira melhoria na rede de carregamento, 27% dos inquiridos ainda consideram difícil encontrar um posto disponível, especialmente em pequenas cidades (49%) e zonas rurais (46%). O Alentejo é a região mais problemática (28%), enquanto 16% dos participantes afirmam nunca ter tido dificuldades para carregar.
A escolha do posto de carregamento é baseada em fatores como:
- Preço (69%);
- Localização (65%);
- Potência dos carregadores rápidos (59%).
Tendências para o futuro
Houve uma redução de 6pp nos inquiridos que relatam dificuldades para carregar o veículo em casa (35%) e para encontrar postos de carregamento (37%). No entanto, a incerteza sobre a mobilidade elétrica aumentou em comparação com 2023, reflexo da conjuntura económica e política global. 45% admitem a possibilidade de comprar um elétrico no futuro, mas esse número caiu 10pp face a 2023.
Apesar da crescente adoção dos elétricos, o estudo mostra que ainda há barreiras significativas para a massificação destes veículos em Portugal.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Quantos desses 3,5%, os verdadeiros donos são empresas, porque o IVA é deduzido a 100%.
Carros com 60% da Autonomia indicada(não carrega mais de 80% e não pode baixar dos 20%), preço mínimo de 40000 €. Eu tenho o meu estacionamento do outro lado da estrada logo não posso passar um cabo. Isto só se resolve se existir um carregador no meu estacionamento designado e os consumos serem adicionados à minha fatura da electricidade ao mesmo preço dos que carregam em casa. Enquanto não criarem essas condições nunca vou querer um EV.