Michelin: duas transformações estratégicas | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

Michelin: duas transformações estratégicas

José Luis Abreu by José Luis Abreu
14 Abril, 2023
in AUTO+
A A

Share on FacebookShare on Twitter

A Michelin tem como objetivo utilizar materiais 100% sustentáveis no fabrico dos seus pneus até 2050 e para isso apresenta duas transformações estratégicas.

O mercado automóvel está a experimentar uma profunda transformação: nos últimos 30 anos, os hábitos e as necessidades dos consumidores mudaram muito em todo o mundo.
As caraterísticas dos veículos, cada vez mais cómodos, personalizáveis e seguros, e, consequentemente, também mais pesados; o uso partilhado do automóvel; e o desenvolvimento do leasing são sinais visíveis disso mesmo.
Para mais, as alterações climáticas, e as restrições ambientais cada vez mais estritas, também estão a causar grande impacto em muitos mercados.
Neste contexto, a Michelin afirma-se como um ator essencial para acompanhar as principais tendências dos mercados de pneus:

1- Aumentam as dimensões dos pneus, consequência do aumento de peso que os veículos têm registado. Esta tendência tem um efeito direto sobre o consumo e as emissões de CO2, num tempo de alterações climáticas e de escassez de recursos.
A Michelin responde a este paradoxo através da tecnologia. Por exemplo, a redução da resistência ao rolamento dos seus produtos permitiu poupar 3400 milhões de litros de combustíveis durante a vida útil dos pneus em 2021, evitando, assim, a emissão de 8,7 milhões de toneladas métricas de CO2, por comparação com 2010.
A Michelin prosseguirá os seus esforços entre hoje e 2030, melhorando esta eficiência energética nuns 10% adicional (dados da Michelin).

Artigos relacionados

Novo BMW X5 quase sem segredos: no programa, cinco tecnologias de propulsão

Novo BMW X5 quase sem segredos: no programa, cinco tecnologias de propulsão

16 Junho, 2026
Nova geração do Audi A6 allroad

Nova geração do Audi A6 allroad

16 Junho, 2026

2 – Forte desenvolvimento do mercado de pneus All Season na Europa: os pneus All Season, que, durante muito tempo, não tiveram grande acolhimento por parte dos condutores europeus, têm tido grande sucesso neste continente, com as suas vendas a serem multiplicadas por três.
Estes pneus são, agora, reconhecidos pela sua facilidade de utilização, e pela performance, graças, em grande medida, aos avanços tecnológicos desenvolvidos pela Michelin. Neste mercado, o Grupo prevê um crescimento superior a 11% nos próximos 5 anos. Entre os fatores que contribuem para esta previsão encontram-se os seguintes:

  • as alterações climáticas, e a ocorrência de nevões imprevisíveis, e sem precedentes;
  • mudanças nas normativas europeias;
  • vantagens para o consumidor, ao não necessitar de dois jogos de pneus;
  • desenvolvimento das frotas de veículos e do leasing.

3 – Florescimento do veículo elétrico. Com o desenvolvimento dos veículos elétricos, os pneus voltam a ocupar um lugar de primeiro plano, do que a performance e as limitações deste tipo de veículos impõem aos pneus exigências muito maiores do que as dos veículos com motor de combustão. Para oferecer uma boa performance, um pneu para veículos elétricos deve possuir quatro qualidades essenciais:

  • longevidade, devido ao aumento do binário nas acelerações e desacelerações;
  • baixa resistência ao rolamento, fator chave para a autonomia;
  • elevada capacidade de carga, fundamental para suportar o peso das baterias;
  • redução do ruído, uma vez que 70% do nível sonoro gerado por um veículo elétrico provém da condução, não do motor.

Estes requisitos constituem uma oportunidade única para a Michelin fazer uso ao máximo das suas capacidades tecnológica e de inovação.

Fábricas imersas numa profunda transformação

Desde há vários anos, o grupo Michelin está imerso numa tripla revolução nos seus centros de produção:

  • Revolução humana, com profundas questões sobre o significado, a organização e o compromisso.
  • Revolução tecnológica, com a generalização do uso de dados e das tecnologias digitais.
  • Revolução ambiental, com a pressionante necessidade de conciliar a atividade económica e o desenvolvimento sustentável.

A Michelin possui mais de 85 fábricas* em todo o mundo, produz cerca de 200 milhões de pneus por ano, e emprega quase 81 000 pessoas

Fábricas humanas: a partir do seu modelo de liderança, a Michelin colocou em marcha uma ambiciosa transformação laboral em torno do conceito de atribuir responsabilidades, que já está a dar os seus frutos. Desde há 15 anos, a Michelin desenvolve esta inovadora gestão nas saus fábricas, para melhorar o trabalho das equipas de produção. Hoje, esta profunda mudança contribui para melhorar os resultados económicos das fábricas, e, sobretudo, permite enfrentar o desafio de tornar mais atrativas as profissões industriais. Adicionalmente, o Grupo continua a investir na qualidade do diálogo social, especialmente através do trabalho com as organizações sindicais e com os funcionários; um método que se desenvolverá fortemente nos próximos dez anos.

Fábricas tecnológicas: a transformação industrial da Michelin também passa pela digitalização, e pelo uso da inteligência artificial. Desde há 5 anos, os dados têm sido armazenados para reutilização num ambiente colaborativo. A fábrica 4.0, que combina robots com inteligência artificial, multiplica por dez a escala desta transformação, permitindo antecipar-se a possíveis falhas, aumentar a qualidade e a flexibilidade da produção, e melhorar as condições de trabalho e os níveis de qualificação do pessoal. Estas inovações permitiram à Michelin alcançar uma poupança anual de quase 60 milhões de euros.

Fábricas ecológicas: entre 2005 e 2019, a Michelin reduziu já para metade o impacto ambiental das sus fábricas. Mas a ambição do Grupo vai muito mais longe: chegar a zero emissões líquidas em 2050, com um objetivo intermédio de reduzir as emissões de CO2 em 50% entre 2010 e 2030. Este desafio só poderá ser alcançado acelerando-se os esforços do Grupo em matéria de austeridade energética, e de uma transição para as energias verdes. O impacto do CO2 não é o único critério que a Michelin quer reduzir; o Grupo também se compromete a reduzir, em mais de 30%, o seu consumo de água, do momento atual até 2030.

Dois novos pneus com elevado índice de materiais sustentáveis homologados

A Michelin deu um novo passo em frente com a apresentação, há algumas semanas, de dois pneus homologados para uso em estrada, um para turismos outro para autocarros, que contêm, respetivamente, 45% e 58% de materiais sustentáveis. Esta estreia mundial, que antecipa a tecnologia a utilizar nos futuros pneus de produção em série a partir de 2025, é uma ilustração concreta da capacidade do Grupo para alcançar o seu ambicioso objetivo de 100% de materiais sustentáveis em todos os seus pneus a partir de 2050. Estes avanços, possíveis graças à experiência da Michelin na área dos materiais, ao seu poderio em I+D, e às suas parcerias com startups inovadoras, beneficiarão todos os produtos da Michelin. O Grupo está fortemente comprometido com a integração de materiais sustentáveis no desenvolvimento dos seus pneus, sem comprometer a performance, e sem degradar o impacto ambiental em cada etapa do ciclo de vida: design, fabrico, transporte, utilização e reciclagem.

“A Michelin está em permanente transformação. Estaremos à altura dos desafios da transformação dos mercados do pneu, graças a uma ferramenta industrial cada vez mais inovadora, e mais respeitadora do meio ambiente, em que as pessoas desempenham um papel importante. A cultura inovadora das equipas Michelin permite ao Grupo antecipar-se e inventar soluções diariamente, com o intuito de satisfazer as expetativas dos seus clientes e da sociedade. Estamos confiantes de que iremos alcançar os nossos objetivos estratégicos: no pneu, em redor do pneu, e para além do neumático”, afirmou Florent Menegaux, Presidente do grupo Michelin.

Tags: Michelin
José Luis Abreu

José Luis Abreu

Entre curvas e muito pó, descobri que o olhar treinado pela fotografia e a paixão pelos ralis só podiam levar a um destino: o jornalismo desportivo. E já lá vão mais de 30 anos…

Artigos relacionados

Novo BMW X5 quase sem segredos: no programa, cinco tecnologias de propulsão
AUTO+

Novo BMW X5 quase sem segredos: no programa, cinco tecnologias de propulsão

by Redação
16 Junho, 2026
Nova geração do Audi A6 allroad
AUTO+

Nova geração do Audi A6 allroad

by Redação
16 Junho, 2026
Next Post

Lexus celebra vendas de 3 milhões do modelo ES

Stefano Domenicali: “A F1 nunca irá amordaçar ninguém”

F1: “este domínio é mau, é melhor não meterem cá o dinheiro…”

  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
Novo BMW X5 quase sem segredos: no programa, cinco tecnologias de propulsão

Novo BMW X5 quase sem segredos: no programa, cinco tecnologias de propulsão

16 Junho, 2026

F1: Isack Hadjar desespera por um procedimento de largada mais simples

16 Junho, 2026

Fórmula E: Chefe da Porsche diz que Nico Muller trouxe “vantagem técnica”

16 Junho, 2026
Nova geração do Audi A6 allroad

Nova geração do Audi A6 allroad

16 Junho, 2026
GP Canadá F1: Hamilton bate Vettel na ‘secretaria’

GP Canadá F1: Hamilton bate Vettel na ‘secretaria’

251
GP Itália F1: Ferrari regressa às vitórias em Monza, 2ª vitória de Charles Leclerc

GP Itália F1: Ferrari regressa às vitórias em Monza, 2ª vitória de Charles Leclerc

196
GP Grã-Bretanha F1: Triunfo de Lewis Hamilton, dobradinha Mercedes

GP Grã-Bretanha F1: Triunfo de Lewis Hamilton, dobradinha Mercedes

177
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright