BMW Série 1: um automóvel totalmente diferente, mais prático e a pensar nas vendas | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

BMW Série 1: um automóvel totalmente diferente, mais prático e a pensar nas vendas

José Manuel Costa by José Manuel Costa
27 Maio, 2019
in AUTO+
A A

Share on FacebookShare on Twitter

Aqui está o novo BMW Série 1, um carro totalmente novo que abandona a tração traseira em favor da mais prática tração às rodas da frente, mantendo a herança desportiva com o M135i, um topo de gama com 306 CV. Será revelado mundialmente nos dias 25 a 27 de junho num evento BMW Next a realizar-se no BMW Welt em Munique.

O Série 1 tem como base a plataforma FAAR que a casa bávara já usa no X1, X2 e no Mini Countryman. Esta mudança radical em termos de tração, não irá trair as origens e o ADN da BMW. Para a casa alemã, o Série 1 é desportivo, fixe, seguro e com classe, oferecendo um estilo disruptivo e uma conectividade avançada, exibindo um carácter próprio.

O BMW Série 1 só estará disponível na versão de cinco portas e tem uma volumetria semelhante ao anterior modelo, sendo cinco mm mais curto (4319 mm). Porém, é mais largo 34 mm (1799 mm) e mais alto 13 mm (1434 mm). Curiosamente, a distância entre eixos é mais curta 20 mm (2670 mm) mas beneficia do “tudo á frente” para oferecer mais espaço no habitáculo. A bagageira passa a ter 380 litros que se expandem até aos 1200 litros, ou seja, mais 20 litros que o atual modelo. A bagageira está mais larga 67 mm, existindo uma opção de abertura elétrica da tampa da mala.

Artigos relacionados

Pirelli P Zero Trofeo RS Equipa Porsche Taycan Turbo GT no recorde do Nürburgring com Manthey Kit

Pirelli P Zero Trofeo RS Equipa Porsche Taycan Turbo GT no recorde do Nürburgring com Manthey Kit

11 Junho, 2026
Polestar 3 Signature Edition chega a Portugal

Polestar 3 Signature Edition chega a Portugal

11 Junho, 2026

Como dissemos, o espaço interior é um dos grandes ganhos do Série 1. A habitabilidade melhorou sobremaneira, com mais 33 mm de espaço para as pernas dos ocupantes do banco traseiro, mais 19 mm de espaço para a cabeça, 13 mm mais para os ombros, enquanto que na frente há mais 422 mm de espaço para os ombros. 

No que toca ao estilo, o Série 1 bebe claramente inspiração no X2, surgindo a frente com uma reinterpretação da grelha de duplo rim, agora mais larga. A versão mais desportiva, altera a grelha que passa a ter um padrão que lembra os carros de competição. Os faróis têm outro desenho, o mesmo se passando com os para choques. 

O Série 1 adota o “BMW Shark Nose”, ou seja, uma forma em cunha com uma estreita superfície vidrada que vai estreitando ainda mais rumo ao pilar C, onde está o tradicional “Hofmeister kink”. O resto do desenho do carro é uma misturas de linhas tensas e arredondadas, oferecendo uma aparência musculada ao carro.

Na traseira, o arranjo é totalmente diferente com o já famoso desenho em L dos farolons que podem ser LED. Os escapes com 90 mm de diâmetro (100 mm para o M135i xDrive) e o desenho do para choques traseiro, adicionam dramatismo ao modelo. As jantes vão das 16 às 19 polegadas, mas o Série 1 fica muito melhor com as jantes maiores.

Pela primeira vez estará disponível um tejadilho panorâmico elétrico, o que vem dinamizar o interior. O painel de instrumentos também é novo, com o ecrã para o sistema de info entretenimento a surgir flutuante no topo da consola central. O resto dos comandos e de muitas das coisas que estão dentro do Série 1 vêm do Série 3, o que adiciona valor ao modelo.

Passa a haver carregador sem fios para o smartphone, um novo sistema operativo BMW Operating System 7.0, que funciona nos dois ecrãs de 10,25 polegadas que servem de painel de instrumentos e de info entretenimento. O Série 1 terá disponível o “head up display” com 9,2 polegadas, bem como o “BMW Live Cockpit Professional”.

A BMW oferece no Série 1 quatro linhas de equipamento; o base Advantage, Luxury, Sport Line e M Sport. As versões desportivas recebem um spoiler traseiro por cima da tampa da mala.

Os cinco anos de desenvolvimento do novo Série 1 permitiram carregar para as definições do Série 1 muitas tecnologias de outros modelos. Por exemplo, a utilização de tração integral xDrive, o sistema ARB (monitorização constante da derrapagem das rodas) oriundo do i3S e que faz a sua estreia em modelos convencionais e que funciona em conjunto com o DSC. Há, também, o BMW Performance Control, que oferece mais agilidade ao carro. A travagem foi revista e a suspensão pode receber uma versão M Sport com redução de 10 mm da altura ao solo, ou então a versão adaptativa VDC. Este opcional permite ter duas respostas dos amortecedores (Comfort e Sport). Todos os BMW Série 1 têm eixo traseiro multibraços.

A gama, no lançamento, terá três motores diesel e dois a gasolina, sendo que dois deles terão de série o sistema xDrive de tração integral. São eles o 120d xDrive (4,7 l/100 km de consumo, 124 gr/km de CO2) e o M135i xDrive, sendo que este tem um novo diferencial autoblocante Torsen.

Para além do 120d xDrive, estará disponível o 116d (116 CV, 4,2 l/100 km e 110 gr/km de CO2 e o 118d (150 CV, 4,4 l/100 km, 115 gr/km CO2). No lado dos motores a gasolina, para lá do M135 xDrive (306 CV, 7,1 l/km, 162 gr/km CO2) existe o 118i (140 CV, 5,7 l/100 km e emissões de 129 gr/km.

O 116d, o 118d e o 118i, estão equipados com uma nova caixa manual de 6 velocidades, sendo que o 116d e o 118i podem ser encomendados com caixa automática de dupla embraiagem de sete velocidades. A caixa automática de 8 velocidades está reservada como opção no 118d e de série no M135i xDrive.

Os sistemas de ajuda á condução são muitos, com destaque para a estreia no segmento do assistente de marcha atrás, que armazena os movimentos de direção de qualquer zona onde o carro tenha estado até uma velocidade máxima de 36 km/h. Desta forma, o carro pode conduzir, sozinho, em marcha atrás distância até 50 metros a um máximo de 9 km/h, seguindo, exatamente, a trajetória que fez ao avançar.

O smartphone será importante na coabitação com o Série 1. O modelo está disponível com dois novos recursos que não são habituais neste modelo e neste segmento: BMW Digital Key e BMW Inteligent Personal Assist. O primeiro permite que os utilizadores bloqueiem e desbloqueiem o veículo através do smartphone, utilizando a tecnologia NFC (Near Field Communication). Este código pode ser partilhado por cinco pessoas e só essas podem abrir as portas. Há um assistente pessoal no sistema de info entretenimento, sistema de navegação conectado que permite escolher a rota de acordo com o que o condutor deseja. O Série 1 tem controlo por gestos, voz e toque.

Tags: BMWBMW Série 1Série 1
José Manuel Costa

José Manuel Costa

Artigos relacionados

Pirelli P Zero Trofeo RS Equipa Porsche Taycan Turbo GT no recorde do Nürburgring com Manthey Kit
AUTO+

Pirelli P Zero Trofeo RS Equipa Porsche Taycan Turbo GT no recorde do Nürburgring com Manthey Kit

by José Luis Abreu
11 Junho, 2026
Polestar 3 Signature Edition chega a Portugal
AUTO+

Polestar 3 Signature Edition chega a Portugal

by José Luis Abreu
11 Junho, 2026
Next Post
TCR EUROPE/Domínio Hyundai e Peugeot

TCR EUROPE/Domínio Hyundai e Peugeot

Fiat Chrysler Automobiles vai fazer parte da Aliança Renault Nissan Mitsubishi

  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
24h de Le Mans/Hyperpole: Cadillac na pole por 0.005s, Félix da Costa 4º, Albuquerque, 6º

24h de Le Mans/Hyperpole: Cadillac na pole por 0.005s, Félix da Costa 4º, Albuquerque, 6º

11 Junho, 2026
GP Singapura: George Russell ainda não está a 100%

Fernando Alonso admite que este pode ser o seu último GP de F1 em Barcelona

11 Junho, 2026
Fórmula 2: Gabriele Minì lidera Treinos Livres no Mónaco

Circuito de Barcelona-Catalunya acolhe quinta ronda da Fórmula 2

11 Junho, 2026
Pirelli estende ligação à F1 até 2028

Pirelli estende ligação à F1 até 2028

11 Junho, 2026
GP Canadá F1: Hamilton bate Vettel na ‘secretaria’

GP Canadá F1: Hamilton bate Vettel na ‘secretaria’

251
GP Itália F1: Ferrari regressa às vitórias em Monza, 2ª vitória de Charles Leclerc

GP Itália F1: Ferrari regressa às vitórias em Monza, 2ª vitória de Charles Leclerc

196
GP Grã-Bretanha F1: Triunfo de Lewis Hamilton, dobradinha Mercedes

GP Grã-Bretanha F1: Triunfo de Lewis Hamilton, dobradinha Mercedes

177
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright