Os ralis sempre foram muito mais do que uma simples competição contra o cronómetro. São uma dança entre a máquina e a estrada, um espetáculo que pulsa no coração dos adeptos. No Rali do Algarve, uma cena marcante na City Stage de Portimão reforçou essa verdade: os ralis têm o poder de tocar a alma, de emocionar até aqueles que não podem ver… mas que sentem cada vibração, cada rugido do motor, cada momento de pura adrenalina.
Foi o que se passou com um Senhor, já de idade avançada, nos perguntava como era o que se ia passar, e o melhor local para sentir… o que não podia ver. Os ralis têm este poder, até acima de qualquer outro desporto em Portugal, porque mesmo não vendo, é possível sentir em primeira mão, o chão estremecer, para além, claro, do som do motor, do chiar dos pneus e dos aplausos dos milhares de espetadores à volta do troço.
Por isso, é essencial que os pilotos compreendam a diferença entre a luta contra o tempo e a entrega ao espetáculo. A troca das superespeciais – que outrora influenciavam o resultado do rali – pelas City Stages não foi um acaso. Foi uma escolha que colocou os adeptos no centro da ação, transformando essas passagens numa oportunidade de dar show, e onde o verdadeiro cronómetro não é digital, mas sim medido pelo entusiasmo das ‘bancadas’.
Foi por essa razão que em Lagos se viu um fenómeno inusitado: concorrentes assobiados por um público que esperava mais do que tempos mais rápidos. Eles queriam espetáculo. Queriam travagens no limite, curvas desenhadas com arte, acelerações que arrepiam a pele. Queriam sentir-se parte de algo maior, vibrar com cada passagem como se estivessem dentro do carro.
Nos ralis, há momentos para acelerar e momentos para emocionar. Nas City Stages, não é a precisão do cronómetro que conta, mas sim o som das palmas, os gritos de empolgamento, a energia que une pilotos e adeptos numa só paixão. Afinal, os ralis não são apenas sobre quem chega mais rápido. São sobre quem faz os corações baterem mais forte.










Entendo todas as virtudes das City Stage… mas como piloto que FUI, seria sempre um stress, com o “medo” de dar uma traseirada na berma de um passeio (por exemplo) e o rali ficar por ali! Especialmente se não contasse p’ra nada… e se contasse, poderia-se beneficiar com apenas um ou dois segundos.