F1, GP do Japão: Max Verstappen volta a vencer, Red Bull conquista o título

Por a 24 Setembro 2023 07:36

Depois de um fim de semana menos conseguido em Singapura, Max Verstappen bateu o pé e mostrou de forma clara que o domínio da Red Bull foi apenas brevemente interrompido. Tivemos uma volta de qualificação brilhante, e na corrida, Verstappen não deu hipóteses. Ganhou a liderança na primeira volta e foi sempre o mais rápido em pista, numa demonstração clara da capacidade do piloto e da máquina criada pela Red Bull, que selou o sexto título de construtores em Suzuka.

Para a McLaren foi uma excelente corrida com uma dobradinha no pódio. Lando Norris aproveitou a luta entre Oscar Piastri e Verstappen na largada para ganhar o segundo lugar e desde então, teve sempre o pódio à vista. Piastri teve ainda uma esperança de ganhar o segundo lugar, com uma paragem sob VSC, mas a vantagem foi curta e o jovem australiano teve de se contentar com o terceiro lugar, o primeiro pódio do piloto.

A luta pelo top 5 foi animada, com Charles Leclerc a fazer uma boa corrida e a terminar em quarto. Na Mercedes, a tarde foi mais complicada. George Russell tentou fazer render a estratégia de uma paragem, mas pagou caro pelo preço. A equipa não geriu da melhor forma as últimas voltas e Russell não terá ficado muito contente. Russell terminou em sétimo, e a luta entre Hamilton e Sainz durou até a última volta. Hamilton ficou com o quinto posto, Sainz contentou-se com o sexto.

Fernando Alonso foi oitavo, numa corrida muito aguerrida, terminando à frente de Esteban Ocon e Pierre Gasly, numa troca que aconteceu na última volta.

Volta a volta AQUI

Resumo da corrida

Suzuka foi palco da 16ª jornada do Campeonato do Mundo de F1. Com céu limpo, sem chuva e com calor, os pilotos iniciaram a primeira de 53 voltas de forma algo caótica. Max Verstappen não fez a melhor das largadas e ficou sob pressão de Oscar Piastri, mas foi Lando Norris que mais perto esteve de passar o #1 da Red Bull, que fechou bem a porta ao britânico. Mais atrás, vários incidentes com Sergio Pérez a ver-se envolvido na luta com os Ferrari, com toques e Lewis Hamilton a ir fora de pista por breves instantes. Também Valtteri Bottas, Zhou Guanyu, Alex Albon, Esteban Ocon viram-se envolvidos em lutas e toques. Dessas escaramuças foram vítimas, Pérez, Bottas, Zhou e Albon tivera de entrar nas boxes para trocar de asas dianteiras.

Depois da primeira volta, Max Verstappen começou a cavar o fosso para a concorrência e controlou a corrida como quis. O seu ritmo foi sempre forte e a vitória nunca esteve em questão. Já para o seu colega de equipa, foi uma tarde para esquecer. Não bastassem os toques na largada, Pérez foi penalizado por ultrapassar um carro sob Safety Car, na entrada da via das boxes. Outra penalização viria por um toque desnecessário em Kevin Magnussen. Pérez acabou por desistir, mas regressou à pista apenas para cumprir a penalização e ir com o “cadastro limpo” para a próxima corrida. Jogada inteligente da Red Bull.

Após assumir o segundo lugar, Lando Norris fez uma boa corrida. Ainda houve momentos de indefinição com Oscar Piastri na volta 30, depois das primeiras paragens. Piastri beneficiou do VSC provocado pelo toque de Sergio Pérez e surgiu à frente de Norris e depois de alguma indefinição, Norris passou por Piastri, numa manobra orquestrada pela equipa. A ordem na McLaren nunca mais seria alterada, mas a luta pelo pódio teve um elemento perturbador.

A McLaren estava mais forte e era clara candidata ao pódio, mas George Russell quis arriscar e tentou a estratégia de uma paragem. Com a elevada degradação dos pneus a tarefa seria complicada, mas Russell arriscou e obrigou a McLaren a uma gestão mais cuidada do ritmo. Mas depois segundas paragens nas boxes de Norris e Piastri, a dupla da McLaren ganhou tempo de forma rápida ao piloto da Mercedes que não teve argumentos para segurar os carros de Woking.

Foi mesmo Russell um dos principais animadores da corrida. Logo nas primeiras voltas a luta acesa com Lewis Hamilton, com momentos tensos. Já perto do fim e com a estratégia de uma paragem a revelar-se demasiado difícil para conseguir um pódio e depois de já ter sido ultrapassado por Charles Leclerc (que fez uma corrida discreta, mas muito consistente) pelo quarto lugar, teve de deixar passar Hamilton, que vinha mais rápido, a pedido da equipa. Russell pediu para Hamilton se manter entre ele e Sainz, garantindo que cederia a posição na última volta, mas a equipa não aceitou. Russell abriu a porta a Hamilton, que ficou para dar o DRS a Russell. Mas o desgaste de pneus era já demasiado e Sainz passou por Russell sem grandes dificuldades. Sainz ainda tentou chegar ao quinto lugar, mas Hamilton não o permitiu.

Para Fernando Alonso foi uma corrida dura. A equipa mandou o espanhol parar na volta 12, mas foi demasiado cedo e o espanhol caiu no meio do tráfego, perdendo muito tempo. O #14 fez uma corrida na raça, recuperando lugares já na segunda metade da corrida, mas ficou claramente descontente com a opção da equipa. Lance Stroll teve um regresso à competição para esquecer, com uma desistência com danos no seu carro. A Alpine conseguiu colocar os dois carros no pódio, numa boa operação da equipa. Liam Lawson terminou em 11º, à frente de Yuki Tsunoda, mostrando mais uma vez que tem qualidade para se manter na F1. Zhou (com danos no carro) e a dupla da Haas terminaram a corrida fora dos pontos.

Na lista de desistência tivemos os dois Williams (fim de semana péssimo) com os danos nos carros a motivarem o final prematuro, numa primeira volta que se revelou cara. Sargeant terá comprometido definitivamente as suas hipóteses de ficar na equipa. Depois do erro na qualificação, um arranque atribulado, uma travagem queimada que atirou Bottas para fora da corrida. Ambos acabaram por desistir

Verstappen venceu, a Red Bull conseguiu a sua 107ª vitória e o sexto título de construtores, o segundo consecutivo. A festa do título de Verstappen pode ser feita já no Catar.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

42 comentários

  1. GUILHERME Rodrigues

    24 Setembro, 2023 at 7:58

    Corrida previsível sem grande interesse apesar de termos tido muitas utrapassagens, mesmo assim a ordem de ontem da qualificação praticamente prevaleceu hoje! Max autêntico passeio no parque a provar que a prova anterior de singapura foi apenas um pequeno precalço, Perez hoje o pior da corrida de longe erros atrás de erros quase punha o hamilton de fora nem foi penalizado por isso, parabéns à Red Bull a segurar mais um titulo de construtores o 6º a ficar apenas a 2 de distância da Mercedes na f1! Mclaren a confirmar neste momento ser a 2ª força no mundial atrás da Red Bull, tem sido a equipa que melhor desenvolveu o carro com um ritmo impressionante que nem a mercedes e ferrari conseguiram acompanhar, neste momento já é justo dizer que têm o melhor carro desde que o hamilton saiu da equipa em 2012! Piastri finalmente a conseguir o seu 1º podio da carreira depois da desilusão de silverstone já merecia, mas o norris confirmou hoje que continua a ser mais rapido em corrida e o lider da equipa, o piastri precisa de mais consistência e experiencia mesmo assim provavelmente a melhor temporada de rookie desde o hamilton em 2007 em termos de resultados claro! Ferrari a fazer o que podia, bom fim de semana do Leclerc o carro ainda não está ao nivel da red bull e a mclaren, mas está mais forte que em silverstone e na hungria que foram muito maus para a equipa, estas atualizações a funcionar! Hoje a equipa deitou um 5º lugar do sainz ao lixo depois de não ter parado quando tinha de parar logo a seguir ao Charles ainda tinham uma margem de 1 segundo e meio para o mercedes para o parar sem perder a posição, aqui a ferrari foi burra podia ter ganho mais 2 pontos à mercedes e deu-lhes de borla quase! Mesmo assim o ritmo dos mercedes de duros não foi nada de espetacular, sempre atrás dos ferraris e mclaren, hoje não dava para mais o carro com muito arrasto no 2º e 3º setor! Aston Martin a provar que ficou completamente para trás na corrida ao desenvolvimento, Alonso a fazer uma corrida limpa sem erros, não dava para rigorosamente mais nada, neste momento a Aston Martin está mais perto da Alpine e Alpha Tauri que da Ferrari/Mclaren/Mercedes, isso é claro! Boa corrida dos 2 Alpine nos pontos, excelente ritmo de duros quase iam buscar o Alonso no fim! Alpha Tauri a desiludir esperava ver o Tsunoda nos pontos na sua corrida de casa, mas hoje correu tudo mal! Haas e Alfa Romeo hoje sem ritmo, corrida para esquecer, assim como dos Williams! Venha o Qatar, acho que vai ser muito semelhante aqui, com muitas curvas de média e alta velocidade, acho que a hierarquia vai ser a mesma na frente, claro que há a questão das temperaturas que serão mais altas pode afetar ligeiramente a temperatura dos pneus, acho que a Mclaren vai continuar forte a seguir à Red Bull, talvez a Ferrari sendo os pneus mais macios da gama da pirelli tendo mais retas longas que suzuka, pode ser que esteja mais perto da Mclaren e consiga um podio, a Mercedes não estou a ver sem atualizações significativas a conseguir estar ao nivel da Mclaren e Ferrari no Qatar sinceramente mas nunca se sabe, acho que Austin, Mexico e Brasil são as unicas corridas até ao fim que vejo a Mercedes poderá lutar pela vitória ou pelo menos chegar ao podio! Aston Martin vai sofrer muito no Qatar não sei se vai dar para os pontos!

  2. Nuno Fernandes

    24 Setembro, 2023 at 8:02

    Max e Piastri os melhores com Alonso e Leclerc a seguir.
    Lando sai beneficiado e Russell prejudicado.
    Lawson esteve bem mas talvez animicamente afetado.
    Boa corrida numa pista fantástica.

  3. Danny Ric Fan Club

    24 Setembro, 2023 at 8:04

    E o Liam Lawson, embora fora dos pontos, fez mais uma corrida em que mostrou uma enorme solidez e ficou à frente do colega de equipa. Mas é ele quem fica de fora da F1 para o ano, a menos que haja uma equipa cujos directores tenham olhos na cara e o resgate daquele manicómio em que a Alpha Tauri se está a tornar.

    • Lisboa

      24 Setembro, 2023 at 14:18

      Infelizmente, neste momento só existe mesmo apenas 1 lugar disponível para 2024, na Williams, lugar esse que vai ter um custo astronómico para quem lá se for sentar.

      No Brasil garantem que ao brasileiro Filipe, reserva da Aston, foram pedidos 20 milhões para lá se sentar. Não me parece que a Red-Bull esteja disposta a pagar isso para lá colocar o Lawson, ainda para mais quando a Mercedes tem um jovem piloto na F2 a disputar o campeonato e caso o ganhe, tem obrigatoriamente de sair.

      Por mais injusto venha a ser, o Lawson não terá lugar no plantel que irá iniciar o campeonato de 2024.

  4. Luis Filipe

    24 Setembro, 2023 at 8:12

    Há que dar os parabéns a equipe campeã, e a Red Bull está de parabéns e Verstappen faz uma grande prova. A McLaren merece este duplo pódio dada a evolução ao longo da época. Quanto ao resto não existe muito a dizer a Ferrari não tinha hoje ritmo para mais, Russell a ter que a obedecer a uma ordem da equipa, será que vai ter que se habituar? E parece descabido às declarações de Hamilton no final dizer que não tem vontade de guiar o carro, não creio que seja com este tipo de afirmação que se motiva uma equipa para mais vindo de um campeão do mundo. Pérez um piloto que simpatizo mais uma vez desastrado, não pelo toque em Hamilton ai parece um incidente de corrida ele também estava a ser apertado, mas depois disso deveria ter tido mais calma. Alonso mais uma vez a salvar a Aston parecem-me que o companheiro se não fosse filho do dono da equipa muito dificilmente manteria o lugar.

    • Pity

      24 Setembro, 2023 at 8:34

      Seria bom ver a corrida com olhos de ver. O Russell estava com os pneus muito mais desgastados por ter feito só uma paragem. Se Hamilton não tivesse passado, Sainz teria passado os dois, assim só passou um. A isto chama-se pôr a equipa à frente dos pilotos.
      Porque é que só falou na Mercedes? A McLaren também deu ordem de equipa…

      • Luis Filipe

        24 Setembro, 2023 at 8:37

        Percebo o que está a dizer mas eu sou coerente com o que sempre disse não gosto deste tipo de ordens, seja em que equipa for para mim é o piloto que tem que em pista conquistar a posição. Aceito quem possa gostar e tenha uma opinião diferente mas esta é a minha.

        • Leandro Marques

          24 Setembro, 2023 at 15:21

          Ponto prévio, declaração de interesses: sou, por sistema, contra ordens de equipa. Quando a equipa de Schumacher e as diversas equipas do ham começaram a abusar deste tipo de ordens tornou-se insuportável de ver. Pontualmente é uma coisa, sendo norma é outra muito diferente.
          Posto isto, houve duas ordens de equipa nesta prova mas completamente antagônicas.
          A da mclaren deu para perceber a ideia, visto que seria para proteger a posição da equipa (manter os dois lugares que ocupavam, independente de qual o piloto as ocupava). Até porque após o pit stop as posições iriam novamente se inverter e assim tentavam manter as posições de equipa. Foi numa fase inicial / intermédia da prova o que se entendeu.
          A outra decisão foi incompreensível. Já numa fase tardia da prova em que bastava ser inteligente e com dois carros gerir as posições. Em vez de usarem quem tinha melhores pneus para servir de tampão e assim tentarem manter ambos os carros na mesma posição de equipa, resolveram previlegiar um deles é prejudicar imenso o outro. Talvez na busca de um deles por tentar ser o melhor dos piores na classificação, quanto a mim, arruinaram uma posição de equipa com essa decisão. Ainda por cima, quem busca o segundo lugar de pilotos, nem tentou ajudar o lugar do companheiro e cavou uma distância fora da margem de DRS, obrigando a equipa a alertar para isso mesmo, embora tarde de mais porque Sainz já estava em cima dele, de forma desnecessária se tivesse havido companheirismo entre colegas de equipa.
          Mas já nas primeiras voltas essa falta de companheirismo se tinha visto, com aquele chega para lá (no onboard então é claríssimo o movimento rápido do volante) que até levou o mais novo a perguntar contra quem estavam afinal a lutar.

          • Chicanalysis

            24 Setembro, 2023 at 16:33

            Faltou referir a troca imposta pela Alpine.

          • Leandro Marques

            24 Setembro, 2023 at 16:54

            Verdade. Outra troca que não se entende senão por apenas se querer ajudar um dos pilotos.

          • jo baue

            24 Setembro, 2023 at 21:19

            Ir buscar o Schumacher e vir com essa patranha das ordens de equipa, só um alonsiano a 200%…

          • Leandro Marques

            24 Setembro, 2023 at 22:31

            O Rubinho fartou-se de rir de ti agora.

          • jo baue

            25 Setembro, 2023 at 7:27

            Confirma- se o que já se evidenciou nos anteriores comentários. És um fanático, daqueles que só falseiam os factos, do espanhol.

          • Leandro Marques

            26 Setembro, 2023 at 10:03

            Eu nem era para alimentar mais isto. Conforme já disse há uns dias atrás tu és alguém com conhecimento e mereces o meu respeito por isso. Mas a tua “tara” com Alonso tolda o teu pensamento e chega a dar pena alheia os moinhos que vês tal Dom Quixote.
            Também há bastante tempo te disse que Alonso nao ocupa um lugar nas minhas preferências. Também expliquei o porquê. Não tenho que o fazer e nem me apetece (até porque acho que era cair em saco roto) voltar a explanar as razões. Não ser dos meus preferidos nao me tolda a razão para não reconhecer que é dos melhores que lá andam e que já andaram. Schumacher e Senna são outros, nao sinto qualquer empatia por estes seres mas foram dos melhores de sempre.
            De qualquer forma, quereres, em tom pejorativo, chamar alguém de alonsiano (seja verdade ou nao), estando nós a falar de um piloto da craveira do piloto espanhol, um insulto a o ser seria mais para ti do que para quem eventualmente o possa ter como preferido. Mas tu lá saberás a figura que queres ter.

          • jo baue

            25 Setembro, 2023 at 10:26

            O Rubinho? Aquele que ainda hoje chora ?…

          • Leandro Marques

            26 Setembro, 2023 at 10:07

            Nao sei se ainda chora ou não. Sei que o que fizeram com ele foi de uma baixeza incrível.
            Também sei que vi uma entrevista com ele onde ele teceu inúmeros elogios a Schumacher, retirando qualquer ônus do alemão do que fizeram com ele. E para não haver dúvidas, foi bem antes do acidente de Sky.
            Mas se calhar isto que estou a contar, também serão para ti falsear factos. Apenas um conselho se me permites, críticas quem só liga ao que a imprensa britânica refere é até tens alguma razão nisso. Mas não leias só a italiana porque isso também desvirtua a tua opinião. Devemos ler tudo e tentar cruzar informação e depois decidirmos em consciência sem inquinamentos.

      • Luis Filipe

        24 Setembro, 2023 at 8:39

        E não estou preocupado com os pontos negativos, pois já sabia que os fans da equipa e piloto iam desatar a dá-los😉E tem razão a McLaren também o fez. Aliás qualquer piloto agora que chega a traseira do colega começa logo a dizer que está mais rápido, se está que o prove no braço.

        • Pity

          24 Setembro, 2023 at 8:55

          Também percebo o seu ponto de vista, mas há um campeonato de construtores em jogo, que dá muito dinheiro, daí as equipas pensarem mais nele do que nos pilotos.

          • Leandro Marques

            24 Setembro, 2023 at 15:24

            Conforme explanei o meu ponto de vista em cima, acho que fizeram foi o contrário. Pensaram mais o sucesso de um deles do que na equipa.

          • Pity

            24 Setembro, 2023 at 16:52

            Não. Se quem tinha melhores pneus ficava atrás, o Sainz passava os dois. Suzuka não é Singapura, pelo que a táctica Sainz não resultaria.

          • Leandro Marques

            24 Setembro, 2023 at 16:56

            Nao concordo. Com pneus melhores ainda melhor se conseguiria defender usando o drs do “companheiro”. Até daria para defender usando a sua tactica tantas vezes usada de sair largo e o adversario ou trava ou há mais um dos típicos “incidentes de corrida”.

          • Pity

            24 Setembro, 2023 at 18:24

            Temos opiniões diferentes que não vão mudar, portanto não adianta continuar esta discussão.

          • letsme

            24 Setembro, 2023 at 20:20

            Não vale a pena, este companheiro tem uns óculos anti Hamilton e é incapaz de os tirar.

          • Leandro Marques

            24 Setembro, 2023 at 21:19

            Ate critiquei esse cidadão e não a equipa dele….

            Que Deus vos perdoe e que Ele continue a zelar pelo seu rebanho.

          • Leandro Marques

            26 Setembro, 2023 at 9:58

            Sainz concorda com o meu ponto de vista.

  5. Pity

    24 Setembro, 2023 at 10:46

    E voltámos ao normal com Max a dominar. A McLaren muito bem, a ser a equipa que melhor desenvolveu o carro ao longo do ano. Ferrari bem, Mercedes com uma estratégia um pouco estranha com Russell, Alonso a provar que a Aston Martin estagnou. Alpine nos pontos e com os dois pilotos, algo pouco visto este ano. Lawson a bater Tsunoda na casa deste.
    Eu estou dividida, não sei a quem dar o “prémio limão”, se a Sargeant, se a Perez, já que estiveram os dois desastrados. Aquela de fazer regressar o Perez para cumprir a penalização, só podia sair da cabeça dos homens da Red Bull, mas foi de mestre. Contudo, acho que não deveria ser permitido um piloto regressar à corrida depois de ter abandonado. Se tivesse ficado no carro, mesmo perdendo várias voltas, tudo bem, seria para reparações, mas tendo saído do carro, não deveria ser permitido voltar.

  6. Honda Power

    24 Setembro, 2023 at 11:37

    Mais um título, siga. Venha agora o próximo…

    • Pity

      24 Setembro, 2023 at 13:54

      O próximo será do Norris, disse-me o Zandinga 🙂 🙂

      • Honda Power

        24 Setembro, 2023 at 15:40

        Não me importo, desde que tenha Honda ou HRC no carro, será sempre bom. Poderá ser na Aston Martin no futuro?

        • Leandro Marques

          24 Setembro, 2023 at 16:06

          Nao ficaria surpreso se assim fosse. As bases da Aston estão a ser bem feitas. Vai depender se conseguem uma boa dupla de pilotos a partir de 2026.

          • Chicanalysis

            24 Setembro, 2023 at 16:37

            Só se o Strollito fizer um ADN que dê um resultado inesperado para o Strolão.

          • Leandro Marques

            24 Setembro, 2023 at 16:58

            Eu referi que tinham de ter uma dupla de pilotos boa. 🤣

        • Chicanalysis

          24 Setembro, 2023 at 16:34

          Eheh, imparcialidade acima de tudo 😃😃

          • Honda Power

            24 Setembro, 2023 at 18:23

            Nisso sou imparcial, é me exactamente igual seja qual seja o piloto a ser campeão, desde que seja Honda…

        • Pity

          24 Setembro, 2023 at 16:55

          Não. O Norris tem de ser campeão com a McLaren porque eu quero 🙂 🙂 🙂

          • Honda Power

            24 Setembro, 2023 at 18:21

            Neste momento a Honda fornece 2 equipas… não vejo motivo para que não possam fornecer a McLaren e a Aston Martin…

          • Leandro Marques

            24 Setembro, 2023 at 20:17

            Tenho a ideia que o acordo é de exclusividade. Um pouco semelhante com o que foi assinado com a red bull em 2019.

          • Daniel Sousa

            24 Setembro, 2023 at 21:30

            McLaren Honda volta a soar-me bem.

  7. Canam

    24 Setembro, 2023 at 12:39

    Um dos poucos circuitos naturais que ainda restam, embora tenha lá uma chicane que destoa um bocado. A corrida foi normal com o vencedor do costume, o que mais realça o apagão da prova anterior. A Mclaren parece estar a chegar-se ao topo com regularidade. Optimo para o campeonato.

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado