Max Verstappen bateu Lewis Hamilton na qualificação do GP dos EUA e conquistou a pole position para a corrida de amanhã, com o registo de 1:32.910s. Sergio Perez, que tinha sido mais rápido na primeira volta rápida na Q3, conseguiu o terceiro melhor tempo.
Os Red Bull, que começaram o fim de semana mais lentos que os Mercedes, conseguiram uma vantagem importante para a corrida, mas não conseguiram “fechar” a primeira linha da grelha com os seus dois carros. Hamilton estará “sozinho” contra dos dois Bull’s na largada, depois da penalização a Valtteri Bottas por troca de componentes da unidade motriz.
Na derradeira parte da qualificação, Lewis Hamilton saiu na frente do pelotão e foi o primeiro homem a registar tempo. No oposto estavam os dois Red Bull, que saíram depois de todos os outros. Valtteri Bottas foi mais rápido que o seu companheiro de equipa, mas Verstappen estava mais rápido no primeiro e no último setores, no entanto foi Sergio Perez que ficou com a pole position provisória (1:33.180s) após a primeira tentativa dos 10 pilotos que passaram à Q3.
Carlos Sainz era o melhor dos restantes, no quinto posto, seguido de Charles Leclerc, Daniel Ricciardo e Lando Norris. Os dois AlphaTauri fechavam a tabela de tempos, com vantagem para Gasly sobre Yuki Tsunoda.
Para a segunda volta rápida, era Bottas que saía na frente do pelotão, mas foi Hamilton que passava para o topo da tabela de tempos (1:33.119s). Verstappen estava com melhor registo no primeiro setor e bateu mesmo o tempo de Hamilton, enquanto o seu colega de equipa não conseguiu melhor que o terceiro tempo.
Bottas registou o quarto tempo, mas tem de cumprir penalização e partirá de nono da grelha. Charles Leclerc conseguiu ser mais rápido que os dois McLaren e o seu companheiro de equipa, terminando no quinto lugar (sexto para Carlos Sainz). Daniel Ricciardo bateu Lando Norris pelo sétimo posto, enquanto Pierre Gasly manteve-se na frente de Tsunoda.
Q1: Stroll eliminado e Leclerc o mais rápido
Max Verstappen e Sergio Perez foram os primeiros pilotos a conseguirem entrar no segundo .34, assim como Charles Leclerc. Na sua primeira tentativa, Valtteri Bottas não conseguiu fazer uma volta mais rápida que os dois Red Bull, como pouco depois Lewis Hamilton. Quem conseguiu fazer melhor que os dois Red Bull e os dois Mercedes foi Daniel Ricciardo (1:34.407s). Lando Norris, que vinha pouco atrás do seu companheiro de equipa, não foi tão rápido com o australiano, mas conseguiu o terceiro melhor tempo, a 0.144s.
Com cerca de 7 minutos para o fim da Q1, Verstappen e Perez voltaram para o topo da tabela de tempos, já depois de Carlos Sainz ser mais rápido que os dois Mercedes e ocupar o quinto posto atrás dos dois Bull’s e McLaren’s.
Na última tentativa, Hamilton esteve um pouco mais rápido, apenas para ficar à frente do companheiro de equipa, com o 7º melhor tempo, enquanto Leclerc terminava a sessão no topo da tabela de tempos.
Eram eliminados, Lance Stroll, Nicholas Latifi, Kimi Raikkonen, Mick Schumacher e Nikita Mazepin. Antonio Giovinazzi, que fez um pião na sua última tentativa, conseguiu passar à Q2.
Q2: Enquanto os dois Alpine eram eliminados, Verstappen foi mais rápido que Hamilton
Valtteri Bottas foi o primeiro piloto a marcar tempo, seguido por Hamilton e Verstappen. Vantagem na primeira tentativa para o piloto da Red Bull sobre Hamilton. Perez tinha feito uma boa volta, mas o seu tempo foi apagado por exceder os limites de pista, assim como Daniel Ricciardo. Lando Norris conseguiu o terceiro melhor tempo na sua primeira volta, seguido de Charles Leclerc.
Na segunda tentativa de Perez conseguiu o sétimo melhor tempo. Daniel Ricciardo, que também não podia falhar se quisesse passar à Q3, depois da sua primeira volta apagada, apenas conseguiu o nono tempo.
Esteban Ocon, Sebastian Vettel, Antonio Giovinazzi, Fernando Alonso e George Russell (que viu a sua última volta apagada, um tempo que continuaria a não ser suficiente para passar à Q3) foram eliminados na Q2.










