GP EUA, F1: Nona pole position do ano para Max Verstappen

Por a 23 Outubro 2021 23:07

Max Verstappen bateu Lewis Hamilton na qualificação do GP dos EUA e conquistou a pole position para a corrida de amanhã, com o registo de 1:32.910s. Sergio Perez, que tinha sido mais rápido na primeira volta rápida na Q3, conseguiu o terceiro melhor tempo.

Os Red Bull, que começaram o fim de semana mais lentos que os Mercedes, conseguiram uma vantagem importante para a corrida, mas não conseguiram “fechar” a primeira linha da grelha com os seus dois carros. Hamilton estará “sozinho” contra dos dois Bull’s na largada, depois da penalização a Valtteri Bottas por troca de componentes da unidade motriz.

Na derradeira parte da qualificação, Lewis Hamilton saiu na frente do pelotão e foi o primeiro homem a registar tempo. No oposto estavam os dois Red Bull, que saíram depois de todos os outros. Valtteri Bottas foi mais rápido que o seu companheiro de equipa, mas Verstappen estava mais rápido no primeiro e no último setores, no entanto foi Sergio Perez que ficou com a pole position provisória (1:33.180s) após a primeira tentativa dos 10 pilotos que passaram à Q3. 

Carlos Sainz era o melhor dos restantes, no quinto posto, seguido de Charles Leclerc, Daniel Ricciardo e Lando Norris. Os dois AlphaTauri fechavam a tabela de tempos, com vantagem para Gasly sobre Yuki Tsunoda. 

Para a segunda volta rápida, era Bottas que saía na frente do pelotão, mas foi Hamilton que passava para o topo da tabela de tempos (1:33.119s). Verstappen estava com melhor registo no primeiro setor e bateu mesmo o tempo de Hamilton, enquanto o seu colega de equipa não conseguiu melhor que o terceiro tempo. 

Bottas registou o quarto tempo, mas tem de cumprir penalização e partirá de nono da grelha. Charles Leclerc conseguiu ser mais rápido que os dois McLaren e o seu companheiro de equipa, terminando no quinto lugar (sexto para Carlos Sainz). Daniel Ricciardo bateu Lando Norris pelo sétimo posto, enquanto Pierre Gasly manteve-se na frente de Tsunoda. 

Q1: Stroll eliminado e Leclerc o mais rápido 

Max Verstappen e Sergio Perez foram os primeiros pilotos a conseguirem entrar no segundo .34, assim como Charles Leclerc. Na sua primeira tentativa, Valtteri Bottas não conseguiu fazer uma volta mais rápida que os dois Red Bull, como pouco depois Lewis Hamilton. Quem conseguiu fazer melhor que os dois Red Bull e os dois Mercedes foi Daniel Ricciardo (1:34.407s). Lando Norris, que vinha pouco atrás do seu companheiro de equipa, não foi tão rápido com o australiano, mas conseguiu o terceiro melhor tempo, a 0.144s. 

Com cerca de 7 minutos para o fim da Q1, Verstappen e Perez voltaram para o topo da tabela de tempos, já depois de Carlos Sainz ser mais rápido que os dois Mercedes e ocupar o quinto posto atrás dos dois Bull’s e McLaren’s. 

Na última tentativa, Hamilton esteve um pouco mais rápido, apenas para ficar à frente do companheiro de equipa, com o 7º melhor tempo, enquanto Leclerc terminava a sessão no topo da tabela de tempos. 

Eram eliminados, Lance Stroll, Nicholas Latifi, Kimi Raikkonen, Mick Schumacher e Nikita Mazepin. Antonio Giovinazzi, que fez um pião na sua última tentativa, conseguiu passar à Q2. 

Q2: Enquanto os dois Alpine eram eliminados, Verstappen foi mais rápido que Hamilton

Valtteri Bottas foi o primeiro piloto a marcar tempo, seguido por Hamilton e Verstappen. Vantagem na primeira tentativa para o piloto da Red Bull sobre Hamilton. Perez tinha feito uma boa volta, mas o seu tempo foi apagado por exceder os limites de pista, assim como Daniel Ricciardo. Lando Norris conseguiu o terceiro melhor tempo na sua primeira volta, seguido de Charles Leclerc. 

Na segunda tentativa de Perez conseguiu o sétimo melhor tempo. Daniel Ricciardo, que também não podia falhar se quisesse passar à Q3, depois da sua primeira volta apagada, apenas conseguiu o nono tempo. 

Esteban Ocon, Sebastian Vettel, Antonio Giovinazzi, Fernando Alonso e George Russell (que viu a sua última volta apagada, um tempo que continuaria a não ser suficiente para passar à Q3) foram eliminados na Q2.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
12 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Carlitos 01
2 anos atrás

Verstappen parece cada vez mais confortável no poleiro. Se São Pedro gostasse de f1, punha umas gotas de chuva a cair amanhã para apimentar a luta de galos. Dispenso contudo as demonstrações com o dedo do meio.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Carlitos 01
2 anos atrás

Os pilotos levantam o dedo do meio para sentir a direcção do vento. É uma técnica ancestral usada ao longo das décadas.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
2 anos atrás

Grande lap from Max. An bonita performance dos Touros Vermelhos. Luís getting to divide them, em posição de attack, with Checo behind no ritmo.

garantia4
garantia4
2 anos atrás

Max a bater o HAM em pilotagem, o Checo a correr no seu GP caseiro é outra coisa, e depois temos a Ferrari. E como ninguém o lembra ( anestesiados pelas sondagens encomendadas pelo grupo motorport talvez) há que perguntar : existe mesmo alguma cláusula na participação da equipa italiana que proíba enquadrarem os seus carros nas qualificações? Já era altura da GeS, a gestão desportiva da marca, a favor dos seus tifosi, denunciar essa vergonhosa palhaçada. P.s. A propósito dos bonés laranjas nas bancadas no EUA: Não é só o nome Haas que está ligado às corridas e campeonatos… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by jo baue
Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Grande qualificação. e ainda há quem tenha a lata de dizer que o RB não é um monolugar superior. Foi de estar a 1 segundo dos Mercedes a batê-los por 0.2. Sim sim, o sandbagging esteve on point na RB este fim-de-semana. E prova disso é como até Pérez, que tem dificuldades com o carro que é feito para Max, conseguir ficar em terceiro a meros 0.015s de Hamilton. E isto numa pista que todos dizem que a Mercedes se dá bem. É, o RB não é nada o melhor carro este ano, pois não. lol Grande volta de Hamilton… Ler mais »

alvesba22020_gmail_com
alvesba22020_gmail_com
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Essa ladainha do carro inferior já cansa. Isso não devia de ser um problema. Porque ao volante da flecha vai Hamilton. E não é ele uma lenda? O maior de todos os tempos? As lendas na fórmula 1,fazem-se com pilotos que compensam as inferioridades dos seus carros com a sua genialidade, ganhando tempo onde ele não existe. Ou será que afinal a lenda não é assim tão lendária? Eu pessoalmente não acredito… Daqui a pouco ainda vamos acabar por achar que ele compete na equipa que desde a era híbrida tem um carro imbatível. Isso é totalmente descabido. Seria muito… Ler mais »

*RPMS*™
Reply to  alvesba22020_gmail_com
2 anos atrás

hahahaha… Muitíssimo bem escrito!

Cumprimentos

js1970
js1970
Reply to  alvesba22020_gmail_com
2 anos atrás

E diga-me então quais foram as lendas que com um carro inferior venceram o campeonato? Exemplifique… A vossa ladainha de estar sempre do contra é que já cansa!

917/30
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Realidade: Alonso deu cone de ar ao Ocon. Realidade paralela: Ocon bateu largamente Alonso…loooool

Pity
Pity
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

O seu comentário parece ter sido escrito pelo Gui, ele é que costuma dar valor aos tempos dos treinos livres, em especial do primeiro. Grande façanha da Red Bull, recuperar cerca de um segundo… já pensou que Red Bull e Mercedes estiveram a trabalhar em polos opostos no primeiro treino? Nos outros, as diferenças já foram normais. E já é altura de acabar com a cantiga do monolugar superior ou inferior, já ninguém aguenta. Quanto ao facto de Ocon bater Alonso, este estava condenado ao final da grelha, pelo que esteve a trabalhar para Ocon, como Sainz trabalhou para Leclerc… Ler mais »

917/30
2 anos atrás

RB ganhou a batalha mas não a guerra. Resta saber até que ponto a degradação dos pneus vai influenciar o ritmo de corrida. Aí a vantagem poderá não ser da RB.

Pity
Pity
2 anos atrás

Já é altura de se acabar com os chavões de que esta pista favorece a equipa A e aquela favorece a equipa B, apenas porque uma equipa tem muitas vitórias numa determinada pista. Este ano já tivemos várias quedas desses mitos, o que me agrada, torna tudo mais imprevisível. Pena a penalização de Bottas, porque teríamos duas lutas a quatro muito interessantes: Red Bull x Mercedes e Ferrari x McLaren, ainda assim, as expectativas são altas, até porque a Ferrari, ou a McLaren podem intrometer-se na luta, dependendo de como os pilotos tratarem os pneus. De salientar a dificuldade de… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado