F1, Helmut Marko: “Não contratar Lewis Hamilton foi um erro”

Por a 11 Setembro 2019 11:52

Lewis Hamilton foi para a Mercedes em 2013, numa fase em que o descontentamento do britânico na McLaren era grande. A hipótese da Red Bull contratar Hamilton existiu, mas não se concretizou.

Naquela altura a Red Bull era a força dominante da F1 e a luta com a McLaren era feroz, embora a equipa britânica pecasse por cometer erros comprometedores (um pouco à semelhança da Mercedes e Ferrari da actualidade). A Ferrari conseguia intrometer-se na luta pelo título apenas graças ao talento de Fernando Alonso. Hamilton fartou-se e decidiu procurar outro lugar e claro que sondou a Red Bull, que na altura não demonstrou grande interesse. Helmut Marko afirmou até que incentivou Niki Lauda a contratar Hamilton para a Mercedes, que na altura estava ainda muito longe do domínio avassalador da actualidade. O resto da história é conhecido. Marko admite que esta situação foi mal gerida e que a Red Bull cometeu um erro:

“Lewis estava realmente infeliz na McLaren e não havia mais espaço para ele ficar. Então pensamos que seria melhor se ele fosse para a Mercedes e apoiamos muito o [Niki] Lauda no recrutamento de Lewis”.

Lauda fez o trabalho, convencendo Hamilton a fazer a troca.

“A McLaren”, acrescentou Marko, “era nosso oponente mais forte na época e, em retrospectiva, teria sido muito melhor se ele ficasse na McLaren e agora percebemos o quão às vezes tomamos decisões tácticas erradas”.

Se na altura Lewis Hamilton tem recebido o sim da Red Bull, o que seria da carreira do britânico nesta fase? Lewis Hamilton é um dos melhores da sua geração e um dos melhores de todos os tempos, mas beneficiou muito da sua chegada à Mercedes. A estrelinha de campeão vê-se também nestes pequenos pormenores.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
11 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado