F1, Helmut Marko: “Não contratar Lewis Hamilton foi um erro”

Por a 11 Setembro 2019 11:52

Lewis Hamilton foi para a Mercedes em 2013, numa fase em que o descontentamento do britânico na McLaren era grande. A hipótese da Red Bull contratar Hamilton existiu, mas não se concretizou.

Naquela altura a Red Bull era a força dominante da F1 e a luta com a McLaren era feroz, embora a equipa britânica pecasse por cometer erros comprometedores (um pouco à semelhança da Mercedes e Ferrari da actualidade). A Ferrari conseguia intrometer-se na luta pelo título apenas graças ao talento de Fernando Alonso. Hamilton fartou-se e decidiu procurar outro lugar e claro que sondou a Red Bull, que na altura não demonstrou grande interesse. Helmut Marko afirmou até que incentivou Niki Lauda a contratar Hamilton para a Mercedes, que na altura estava ainda muito longe do domínio avassalador da actualidade. O resto da história é conhecido. Marko admite que esta situação foi mal gerida e que a Red Bull cometeu um erro:

“Lewis estava realmente infeliz na McLaren e não havia mais espaço para ele ficar. Então pensamos que seria melhor se ele fosse para a Mercedes e apoiamos muito o [Niki] Lauda no recrutamento de Lewis”.

Lauda fez o trabalho, convencendo Hamilton a fazer a troca.

“A McLaren”, acrescentou Marko, “era nosso oponente mais forte na época e, em retrospectiva, teria sido muito melhor se ele ficasse na McLaren e agora percebemos o quão às vezes tomamos decisões tácticas erradas”.

Se na altura Lewis Hamilton tem recebido o sim da Red Bull, o que seria da carreira do britânico nesta fase? Lewis Hamilton é um dos melhores da sua geração e um dos melhores de todos os tempos, mas beneficiou muito da sua chegada à Mercedes. A estrelinha de campeão vê-se também nestes pequenos pormenores.

11
Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
831ABO
Membro
831ABO

O título do artigo não tem qualquer correspondência com o que o Dr. Helmut Marko diz na entrevista. Do teor da entrevista não é possível, em momento algum, inferir que a Red Bull pretendia contratar o Hamilton. O «erro» a que Marko se refere foi ter apoiado a contratação do Hamilton pela Mercedes (em lugar de o deixar ficar na McLaren).
Está a tornar-se cada vez mais difícil ser positivo nos reparos aos títulos do autosport.pt. Muitos deles forçam a pensar na palavra «mentira».

jem
Membro
jem

O AS limitou-se a copiar e traduzir uma notícia de um jornal espanhol. O que é habitual. E também é verdade que os espanhóis além de serem fracos no inglês, gostam de ser sensacionalistas.

mariojscosta
Membro
mariojscosta

“O Lewis [Hamilton] não estava feliz com a McLaren e nós não tínhamos vaga”, comentou Marko, entrevistado pelo ‘Motorsport-Total’. “Então pensei que seria melhor que ele fosse para a Mercedes e apoiei o Lauda a ir atrás dele. A McLaren era nossa rival mais forte naquele momento, mas teria sido melhor se ele tivesse ficado lá. Agora você consegue ver como pode se enganar com uma estratégia de vez em quando”

831ABO
Membro
831ABO

Seja como for! Quando se abrem aspas é para transcrever as palavras ditas ou escritas por alguém, e o Helmut Marko não usou as palavras que aparecem no título. Isto não é citar, é pôr palavras na boca de outrem.

MLS
Membro
MLS

“equipa britânica pecasse por cometer erros comprometedores (um pouco à semelhança da Mercedes e Ferrari da actualidade)”

É para rir, certo? Mercedes???

MurrayWalker
Membro
MurrayWalker

Não foi essa intenção do Fábio Mendes. A intenção era demonstrar que a Mercedes da atualidade, era a Redbull de então e que a McLaren de então, era a atual Ferrari, tamanhos os erros que foram cometidos.

aguia25
Membro
aguia25

É lidar!

an19071747
Membro
an19071747

Se foçe para a redbull agora andava a ver o titulo por um canudo

chicanalysis
Membro
chicanalysis

Se FOÇE !!!???

Eu_não_sou_o_frenando_afondo
Membro
Eu_não_sou_o_frenando_afondo

Eh verdade, agora taria a darçe xapadas proke taria na réde bule ke a partire de 2014 nãum andava nada.

*RPMS*
Membro
*RPMS*

Lol… E o Alonço paçou-te a mãu pur sima cuando erase peqenino?

Comprimentus

últimas F1
últimas Autosport