WTCR, Tiago Monteiro: “Os pneus têm sido uma dor de cabeça”

Por a 18 Junho 2019 12:00

Tiago Monteiro ainda não encontrou a afinação ideal no seu Honda Civic TCR, mas acredita que as características do carro permitam um fim de semana positivo em Vila Real:

“O nosso carro, à partida, adapta-se bem a traçados citadinos. Fiz quarto em Marraquexe. Nas pistas mais tradicionais temos tido mais alguma dificuldade, o carro não se tem adaptado muito bem, por isso espero que possamos ser mais competitivos aqui. Acho sinceramente que neste tipo de pistas o piloto pode fazer a diferença. A confiança e a motivação podem fazer a diferença. Sinto-me capaz de ultrapassar as dificuldades sé pela confiança e da motivação que tenho agora. “

A explicação para os resultados menos positivos está nos pneus, que este ano são novos e têm dado dores de cabeça à equipa do português:

“Não estamos a utilizar estes novos pneus da Yokohama, que são novos este ano. Não descobrimos ainda como tirar o melhor partido dos pneus, sobretudo em qualificação. Não nos falta muito, mas estas pequenas diferenças tornam-se significativas numa prova tão competitiva quanto esta. É a diferença para estar a lutar pelo top 5 ou ficar nos últimos lugares. Temos de estar perfeitos a todos os níveis.

Há ainda algumas duvidas se conseguiremos resolver esses problemas até a prova de Vila Real. Tenho de ser honesto porque ainda não descobrimos a solução. No entanto testamos após Zandvoort, percebemos melhor algumas coisas, mas só no fim de semana é que entenderemos se era o que precisávamos ou não. Este pneu novo da Yokohama tem sido uma dor de cabeça para nós, muito mais macio lateralmente, o carro mexe mais e não aceita as mesmas afinações. Não tem tanto a ver com o desgaste em corrida mas sim extrair o máximo dos pneus na qualificação. ”

O próximo fim de semana será repleto de competição, com a participação no WTCR e nas 24h de Nordshleife. Tiago Monteiro tem participado nas provas do VLN para aumentar o rimo competitivo e conhecer melhor o carro:

“O endurance sempre foi uma paixão minha, embora nunca tenha corrido no campeonato principal. Já fiz seis vezes 24h de Le Mans e fiz muitas provas de endurance, porque gosto muito, apesar de preferir o sprint. Acho que nos dá uma visão diferente do mundo do desporto automóvel. Mas a razão destas participações em provas de resistência é para subir mais o ritmo. Não competi no ano passado e todos os meus adversários tiveram mais tempo no carro, que é completamente diferente do WTCC. Tenho ainda alguma falta de experiência com estas máquinas. Senti que precisava andar mais e uma das opções foi esta. Competir no VLN e no WTCR será um desafio interessante mas é com o intuito de melhorara cada vez mais.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado