Vila Real, Mikel Azcona: “A pista é uma loucura”

Por a 9 Julho 2019 12:19

Mikel Azcona voltou a brilhar no WTCR. O jovem piloto espanhol, que tem sido a revelação do ano na taça do mundo, venceu pela primeira vez e logo numa pista tão difícil quanto a de Vila Real.

Antes da vitória, Azcona falou ao AutoSport e deu as primeiras impressões da pista:

“É uma pista diferente do que estava habituado. É uma loucura. Tem zonas muito rápidas, em que vais a 230 e o muro sempre ali perto. É preciso muita confiança para conseguir ser rápido aqui. Há pilotos com muito mais experiência que eu. Mas estou contente porque o meu ritmo tem sido bom e tenho melhorado a cada volta. É preciso ter cuidado com os correctores para não danificar o carro… é mesmo uma loucura!”

Foi a primeira vez que o espanhol teve de enfrentar uma Joker Lap, mas o piloto gostou:

” A joker lap é uma experiência nova para mim. Vamos ter de ver em corrida como corre e aí há um lado estratégico que temos de avaliar, para ganhar ou pelo menos não perder posições. É diferente de tudo o que já fiz até agora. Mas gostei.”

O balanço até agora é muito positivo, como os resultados comprovam. Azcona fez a comparação com o ano passado, em que se sagrou campeão do TCR Europe:

“Para já está tudo a correr muito bem, estou em sexto no campeonato, já fiz pódios e estamos na luta com pilotos como Tarquini, Muller, Bjork, campeões do mundo. É incrível. Não esperávamos estar onde estamos nesta fase, mas tenho notado melhorias da minha parte em relação ao ano passado e tenho aprendido muito nestas corridas.”

“Em relação ao carro é o mesmo do que corri no ano passado no TCR Europe. Há alguma mudanças, mas no geral é o mesmo. Mas o campeonato é muito diferente. Aqui temos mais toques que no Europe, mas são diferentes. No ano passado eram toques mais violentos, aqui os toques são feitos mesmo para te desestabilizar. Temos pilotos com muita experiência e que sabem como devem colocar pressão. É mais psicológico.”

O objectivo é claro… ficar e tentar vencer o título:

“O meu objectivo é manter-me aqui e com os resultados que tenho obtido essa tarefa torna-se mais fácil. Se continuarmos assim acredito que poderemos ficar. E claro, sonho ser campeão do mundo!”

3
Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
jcf
Membro
jcf

Muito bem, Mikel Azcona. Andy Priaulx: “Adoro esta pista. É um circuito a sério”. Pilotos a sério gostam de desafios a sério. A essência do desporto automóvel, o motivo por que começou: testar o virtuosismo dos pilotos e a resistência das máquinas, em circuitos difíceis e verdadeiramente desafiantes, com um certo nível de risco envolvido. É a paixão dos pilotos a sério e de fãs como eu.

jcmr
Membro
jcmr

que faria se se tivessem experimentado e visto o circuito em sua versão original …

mekanik
Membro
mekanik

ai ai ai… só de me lembrar das esquinas dos prédios…… (mas sim, totalmente de acordo com os comentários dos caros e amigos foristas jcf e jcmr

últimas VELOCIDADE
últimas Autosport