Ni Amorim: “A FPAK está empenhada para que o WTCR se mantenha cá”

Por a 18 Junho 2019 11:00

Ni Amorim esteve na apresentação do 50º Circuito Internacional de Vila Real e não escondeu a satisfação por ver um grande evento ter como palco um circuito nacional.

O presidente da FPAK ficou também agradado pelas várias entidades terem chegado a acordo em relação ao horário da prova:

“Estamos muito satisfeitos por podermos ter mais uma edição do Circuito Internacional de Vila Real. É sempre uma luta criarem-se horários, por estarmos a falar de um circuito citadino com as condicionantes que isso implica. Esta solução de fazer um fim de semana de três dias, ao invés de dois fins de semana de dois dias, serve melhor toda a gente e conseguimos encaixar as provas todas com alguma margem de segurança. A Federação está contente por ter chegado a acordo com o Clube Automóvel de Vila Real e a Associação Promotora do Circuito Internacional de Vila Real no sentido de termos os horários que nos parecem os mais ajustados, cumprindo com aquilo a que as televisões internacionais nos obrigam, para entrarem em directo em determinados horários.”

Em ano de renovação de contrato como WTCR, a FPAK está também a fazer o que pode para que a competição se mantenha em Vila Real:

“A Federação está empenhada para que este circuito se continue a realizar e dá o seu maior contributo a todos os níveis, nomeadamente junto do estado português, no sentido de facilitar verbas para ajudarem à organização de um evento que é muito caro, mas que é de grande importância para esta região e continuaremos a fazer os possíveis para que as corridas em Vila Real se mantenham por muitos anos.”

“Este ano acaba o acordo com o WTCR. Haverá negociações no decorrer da próxima prova no sentido do contrato ser renovado, mas isso já algo que passa pela Câmara Municipal de Vila Real. Por aquilo que me apercebo das palavras do Sr. Presidente da Câmara, as corridas são para continuar. Enquanto presidente da Federação não posso ficar mais contente. O WTCC, agora WTCR faz-se há muitos anos, esteve na Boavista, no Algarve, no Estoril e agora está em Vila Real. Compete à federação fazer os possíveis para que a prova se mantenha, pois se sair nunca mais volta, pelo menos é a experiência que tenho do passado. O sucesso desta organização tem sido tremendo e acredito que as partes vão chegar a acordo.”

Um dos problemas que tem surgido nas grandes organizações de eventos como este é a escassez de recursos financeiros. Ni Amorim falou das dificuldades para encontrar o financiamento necessário:

Arranjar financiamento para qualquer prova de desporto motorizado em Portugal é sempre muito difícil. Nos anos a seguir à grande crise foi pior do que eventualmente é agora, mas fácil nunca foi. Temos de apresentar os números e quando o retorno razoável e superior ao investimento está meio caminho andado para que se possam realizar as provas. “

“As pessoas não têm noção mas organizamos em Portugal, por ano, 350 provas, incluindo Madeira e Açores, o que significa que há fins de semana em que decorrem 12 a 14 provas. As autarquias têm dado um contributo importantíssimo e cerca de 50% da provas nacionais são patrocinadas pelas autarquias por onde passam as provas. “

A entrada de outros circuitos no calendário do WTCR não assusta o presidente da FPAK:

“Não me preocupa a entrada de outras provas. Desde que haja condições para pagar a taxa da prova, Portugal tem uma grande vantagem porque as audiências são muito elevadas, por estarmos a falar de um circuito citadino. Em termos mundiais a corrida de Vila Real está em terceiro ou quarto lugar em termo de audiências. Não há interesse nem do promotor nem da FIA que a prova saia de Portugal. “

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado