CAMPEÕES 2018, WTCR: GABRIELE TARQUINI, HYUNDAI IMBATÍVEL

Por a 23 Dezembro 2018 10:27

Na época de estreia do WTCR, Gabriele Tarquini foi o vencedor da Taça do Mundo de Turismos. Depois de ter saído da Honda e do projeto da Lada ter terminado no WTCC, parecia que o veterano piloto teria de pendurar o capacete, mas a Hyundai fez uma aposta forte no TCR e desenvolveu o I30 N TCR com a ajuda de Tarquini e o resultado foi avassalador. Tarquini venceu por cinco vezes, assinou a volta mais rápida também por cinco vezes, liderou 73 voltas e conquistou 306 pontos. Nada mau para um piloto com 56 anos.

Mas esta performance de Tarquini merece ainda mais destaque por ter sido peça chave no desenvolvimento do carro. A Hyundai apresentou um carro fortíssimo, que sem o BoP seria um vencedor crónico. Ainda assim, a Hyundai viu as suas máquinas cruzarem a linha de meta na primeira posição por 13 vezes, um feito notável num campeonato onde as sete marcas representadas tiveram um carro no topo do pódio. Os pilotos com Hyundai estiveram presentes no pódio por 21 vezes, incluindo Dani Nagy, o melhor Wildcard do ano. São números que refletem a qualidade da máquina coreana.

Qual terá sido o fator mais importante? A máquina ou o piloto? Sem dúvida que ambos tiveram um papel preponderante. Tarquini tem a experiência de muitos anos de alta competição e passou esse conhecimento para uma máquina que se tornou o alvo a abater. Depois de ter sido quase encostado, Tarquini voltou para mostrar que ainda tem uns truques na manga. Quanto à Hyundai, merece destaque pela dupla aposta certeira. Com Tarquini, Michelisz, Muller e Björk, era meio caminho andado para o sucesso. Para 2019 a marca promete mais e melhor e para substituir Muller e Björk (agora na Cyan Racing com o novo Lynk&Co), foi buscar Nick Catsburg e Augusto Farfus. A Hyundai está no topo e quer por lá ficar. Favoritos deste quarteto de luxo? Difícil apontar um, mas este ano tivemos a prova que o talento não tem idade e que Tarquini pode voltar a ser o rei dos TCR. Mas para o conseguir terá de enfrentar uma concorrência fortíssima num campeonato que irá receber grandes nomes, alguns de forma surpreendente. O WTCR é o campeonato da moda e parece estar cada vez mais forte.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado