Andrea Adamo abandona a Hyundai Motorsport

Por a 7 Dezembro 2021 13:23

Andrea Adamo abandonou o cargo de Responsável da Hyundai Motorsport. O italiano irá abandonar o cargo imediatamente, alegando motivos pessoais para a sua saída.

Adamo irá deixar de supervisionar a equipa de WRC, o projeto no ETCR assim como a divisão de competição para clientes (onde se inclui o WTCR), sendo essa responsabilidade passada agora de forma temporária para Scott Noh, presidente da marca.

Adamo começou a dar nas vistas na divisão de competição para clientes, com o projeto do I30 N TCR a resultar num sucesso tremendo, com a marca a ganhar força no Motorsport, em especial nos turismos. O italiano começou a ganhar peso na estrutura da Hyundai e pouco depois começou a supervisionar a equipa de WRC e todos os projetos da marca ligado aos ralis. Esta saída acontece numa fase crucial do desenvolvimento do novo I20 Rally 1 que se irá estrear no início do próximo ano no rali de Monte Carlo e que teve problemas a meio do percurso. Mais ainda, acontece depois de um ano em que a Toyota venceu em toda a linha no WRC, no WTCR a Lynk & Co voltou a ser mais forte e no ETCR a Cupra levou a melhor. 

Na nota lançada pela marca, Adamo refere que “após seis anos na Hyundai Motorsport, decidimos por mútuo acordo, que eu deixasse o cargo de responsável. É tempo para mim de analisar este período intenso e de muito sucesso , repleta de momentos altos e memórias felizes. Estou orgulhoso do que foi feito desde a criação da divisão de competição para clientes de fazer inveja até aos títulos no WTCR e no WRC. Desejo boas coisas para a organização no futuro”.

Scott Noh agradeceu o trabalho de Adamo ao longo dos seis anos na marca mas fez questão de salientar que toda a operação vai continuar como previamente agendado, com o arranque da época agendado para o Rali de Monte Carlo, primeira prova do WRC.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
total wrc
total wrc
2 anos atrás

Talvez sem grande surpresa a saída de Adamo , porque se analisarmos bem o poder dos Coreanos da Hyundai o trabalho dele como responsável máximo no WRC deixa muito a desejar , então este ano foi demais a falta de fiabilidade do I-20 que com os seus problemas atirou para desistências vitorias certas e entregou mais uma vez os títulos a maior rival Toyota , por isso acho que se adivinhava que cabeças iriam rolar , calhou ao Italiano .

serrote
serrote
Reply to  total wrc
2 anos atrás

Independentemente de se gostar ou não da ´”figura” de Adamo foi ele responsável pelo departamento WTCC, com dois campeonatos do mundo ganhos e também por dois campeonatos do mundo de construtores no WRC (sem Ogier nas suas fileiras ) o que em si já é um feito. Perder rallyes como em 2021 com problemas ridiculos de fiabilidade já não sei de quem é a culpa, não me parece que seja dele, mas nestas coisas de insucesso sai sempre o “big boss” à semelhança do que já tinha acontecido com Michel Nandan. Se tivesse ganho os contrutores pela 3ª vez era… Ler mais »

serrote
serrote
Reply to  total wrc
2 anos atrás

Independentemente de se gostar ou não da ´”figura” de Adamo foi ele responsável pelo departamento WTCC, com dois campeonatos do mundo ganhos e também por dois campeonatos do mundo de construtores no WRC (sem Ogier nas suas fileiras ) o que em si já é um feito. Perder rallyes como em 2021 com problemas ridiculos de fiabilidade já não sei de quem é a culpa, não me parece que seja dele, mas nestas coisas de insucesso sai sempre o “big boss” à semelhança do que já tinha acontecido com Michel Nandan. Se tivesse ganho os contrutores pela 3ª vez era… Ler mais »

FormulaTwo+1
2 anos atrás

Julgo não estar enganado se disser que são boas notícias para a equipa WRC da Hyundai. Adamo não foi o líder que se esperaria para uma equipa com as ambições e o plantel da marca Coreana. Pode ser implicância minha com as declarações do italiano, quando se afirmava mais esperto que os outros team leaders (ver aquando da contratação de Tanak), mas Adamo não esteve à altura da equipa de WRC que lhe puseram nas mãos.

JP INAU
JP INAU
2 anos atrás

Era de esperar. A Hyundai precisa desesperadamente de títulos para rechear tantos anos de investimento. O refresh não tem que ser só a nível do director, já que Neuville nunca foi consistente em resultados, e Tanak, para um campeão do mundo, não entregou grande coisa á equipa, mas com tantos pilotos sob contrato, o que parece transparecer é alguma má gestão dos recursos que têm sido mantidos em parte time e que estão claramente subaproveitados, principalmente Breen, que merece estar a tempo inteiro dada a sua consistência em qualquer piso nas poucas provas que tem feito, e que tem revelado… Ler mais »

Pecamisto
Pecamisto
Reply to  JP INAU
2 anos atrás

Nunca fui apreciador do Adamo pois prefere apostar nas contas em detrimento do desporto. Mas entenda se que a Hyundai lutava e esperemos que continue a lutar pelo titulo de construtores. Note se também que com a falta de oferta de carros, existem diferentes pilotos com maiores argumentos em função das caracteristicas de cada prova. Maximiza se assim o potencial do carro nas mãos de quem o vai conduzir. Por sinal, tb não sou grande apreciador do Neuville, mas quer me parecer que este ano, fez uma das suas melhores épocas, onde foram mais os azares do que os seus… Ler mais »

JPC
JPC
2 anos atrás

Grande perda para a Hyundai. Antes de Adamo zero títulos, com Adamo 4! No WRC, que é o que acompanho afincadamente, a Hyundai passou de mera participante, com umas vitórias esporádicas, para campeã mundial. Não concordo com tudo o que este senhor fez no wrc, mas que sempre os teve no sítio para tomar decisões e obter resultados não tenho dúvidas. Se a fiabilidade esteve em falta este ano por outro lado a velocidade do I20 esteve melhor que nunca. Penso que muito em breve vamos descobrir o novo projecto em que vai entrar, ao contrário do que muitos pensam… Ler mais »

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado